Você pode até nunca ter experimentado, mas certamente já ouviu muito sobre a costela angus e seu sabor inigualável. Mas você sabe realmente do que se trata?
Essa carne tem fama mundial, e no Brasil tem ganhado muito espaço, tanto grelhada na churrasqueira quanto assada no forno. Então, já passou da hora de você conhecer tudo sobre essa costela bovina que vai ganhar seu coração.
Desse modo, as dicas que reuni hoje são campeãs para colocar você no mapa das melhores carnes. Afinal, angus é pura qualidade e sabor, vamos lá!
Costela angus: o que é? Tudo que você precisa saber sobre essa carne magnífica!
A gente acaba se acostumando a chamar os cortes pelo nome comercial, e isso atrapalha nos aprofundar em seu significado. Nesse sentido, a costela angus nada mais é do que a costela bovina, mas do gado angus.
Na realidade, angus é uma raça de gado escocesa que foi importada para o Brasil e, felizmente, vingou por aqui. E assim como em todo gado nelore e demais raças, a costela é um grande diferencial do boi angus.
Inclusive, dentre os cortes de carne angus, a costela é a queridinha dos churrasqueiros que procuram qualidade, sabor e maciez. Porém, “não existe almoço de graça” e tamanha qualidade vem com um custo atrelado que pesa na maioria dos bolsos.
Digo isso porque a carne do boi angus é conhecidamente mais cara, e isso tem uma justificativa plausível. Logo, o angus é um gado com uma genética diferenciada incrível, que foi trabalhada para entregar características como:
- Carne extremamente macia.
- O sabor da carne angus é o seu diferencial e o que justifica seu valor.
- O nível de marmoreio é elevado e atrai muita gente que procura aquela carne para churrasco com gordura.
- Além do mais, a gordura entremeada garante ainda mais sabor no churrasco.
- Nos proporciona inúmeros cortes considerados gourmets, como o prime rib, que é pura “deliciosidade” na grelha.
Já na costela, você pode esperar características semelhantes, uma vez que o equilíbrio entre gordura e carne é milimétrico. “Tudo bem, mas quais cortes podemos encontrar?”.
Quais cortes dá para tirar da costela angus?
Uma dica bacana que dou às pessoas, é considerar os cortes de angus como sendo iguais ao de qualquer boi. Claro, salvaguarda cortes como o chorizo, que dificilmente você encontra em gado nelore, justamente pela exclusividade do boi angus.
Caso você tenha experiência nos cortes bovinos, provavelmente já sabe tudo o que vou falar. Entretanto, costumo dizer que o açougueiro de profissão está sempre buscando novos cortes, novas maneiras de aproveitar toda a carne.
Por conseguinte, ao encontrar cortes diferentes daqueles listados a seguir, não se espante. Afinal de contas, as tendências inundam o mercado diariamente.
Veja 5 cortes bem tradicionais da costela de angus + 4 cortes pouco conhecidos
- Costela janelão: você encontra esse corte apenas em alguns lugares, pois se trata de uma peça grande. Para ter noção, chega a pesar 7kg e entrega excelentes churrascos de costela de boi.
- Costela janela: fazendo parte da ponta de agulha, a janela é a porção central da costela. Seu sabor rico em diferentes nuances e gordura na medida, proporciona belos assados.
- Famosa costela minga: chegamos à costela minga, que está localizada na ponta inferior da costela bovina. Possui grande proximidade com o mignon, o que confere mais sabor e suculência.
- Clássica costela ripa: o corte ripa sai da traseira e é muito apreciado no Sul do país. Também chamada de costela 4 ossos, apresenta ossos mais largos, carne suculenta e gordura do jeito que amamos.
- Corte da costela em tiras: já ouviu falar em assado de tiras? Esse corte nada mais é do que a costela dianteira cortada na transversal. Por isso, o marmoreio é preservado, além de ser um preparo rápido.
Contudo, aqui comigo você nunca fica na mesmice, pois procurar coisas diferentes é a “minha praia”. Como resultado de algumas pesquisas, pude chegar à conclusão de que a costela completa vai muito além dos cortes acima.
Por exemplo, você conhece a entranha bovina? Esse corte sai diretamente de cima da costela, mais especificamente da parte interna. É uma rebarba de carne com fibras longas que rende um assado excepcional.
Além deste, temos também o bife do vazio, chamado de pacu em alguns lugares. Sabendo pedir, levamos para casa o matambre, que é uma camada de carne que recobre a parte externa da costela.
Por último, mas não menos importante, encontramos o fraldão, que posteriormente nos proporciona a fraldinha. Fique com um vídeo de uma desossa completa de costela:
Qual é a costela mais macia da carne angus?
De forma direta, é a ponta de agulha ou minga, como é chamada. “Ah, mas ouvi falar que a costela ripa é melhor para fazer no fogo de chão, e agora?”. Pois bem, gosto é muito particular e você precisa decidir sobre isso.
Tem gente que prefere mesmo a ripa, outros adoram o assado em tiras. No entanto, de forma geral e a partir das qualidades apresentadas, a ponta de agulha é a mais recomendada.
Não à toa, é o corte mais procurado para fazer costela no bafo na churrasqueira. É por isso que eu acho importante a gente se aventurar através de diferentes preparos.
Em outras palavras, isso nos dá a oportunidade de conhecer melhor o corte. Todavia, quando falamos na costela de angus então, isso é ainda mais promissor, pois os resultados podem ser surpreendentes.
DÚVIDA FREQUENTE: qual costela tem mais carne?
Alguns gostam da costela pela gordura, enquanto outros não veem a hora de tascar aquela mordida na carne da costela. Diante disso, nada melhor do que saber qual corte apresenta mais carne, não é verdade?
Por conseguinte, a costela ponta de agulha volta novamente à cena, já que combina:
- Osso finos e cartilagem abundante.
- Apresenta uma faixa de carne bem alta que é envolvida por gordura entremeada.
- Geralmente é cortada em pedaços mais grossos.
- Fibras mais curtas, influenciando diretamente na maciez da carne.
Por outro lado, se ainda assim preferir a costela ripa, sem problemas, pois é saborosa da mesma forma. A única diferença está no tempo, visto que a ripa leva mais tempo para ficar suculenta e tenra!
Como fazer costela angus de forma perfeita e suculenta?
Quer uma forma mais prática de fazer costela angus? Então, tempere com sal grosso e azeite, sele no braseiro forte e chegue no ponto na parte alta da churrasqueira. Se a costela for desossada então, é tudo mais rápido e fácil.
Outro preparo menos convencional, especialmente para o churrasqueiro de profissão, é fazer costela de boi na airfryer. Só não conta para o seu amigo gaúcho que você cometeu esse “pecado”, certamente ele ficará decepcionado.
Nesse contexto, eu poderia falar: “pega sua costela de angus aí e assa na churrasqueira até o ponto desejado”. Porém, não acho que isso vá ajudar você a desenvolver suas habilidades e conhecimentos, não é?
DICA EXCLUSIVA: costela angus assada ao alho com fatias generosas de bacon
Foi pensando em expandir seu repertório que eu selecionei uma receita de costela de boi no forno. Olha, acho que me superei nessa, porque o resultado é de outro mundo, vamos conferir?
Ingredientes
- 1 costela com 2,5kg
- Alho em pasta suficiente para espalhar sobre a costela
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 cebolas inteiras descascadas
- 10 fatias de bacon
A intenção é espalhar o sal e os temperos sobre a costela e reservar de um dia para o outro. Em seguida, coloque as fatias de bacon sobre a carne já numa assadeira. Um truque bacana é colocar 1 cebola em cada canto da assadeira.
Dessa maneira, você garante umidade e sabor na carne. Por fim, leve a costela ao forno preaquecido a 200° por cerca de 2 horas e meia. Passado esse tempo, abra e verifique o ponto da carne, se for necessário, deixe aberto até dourar melhor.
Tem receio de queimar ou acredita que pode ficar malpassada? Não se atenha aos detalhes, pois a seguir você encontra um vídeo completo:
Escolha os melhores cortes da costela angus e tenha um churrasco de primeira!
Acredito ter apresentado a você tudo sobre a costela angus. Hoje você viu que se trata da tradicional costela, mas do boi angus, né? Sendo assim, utilize as informações e as converta no melhor assado possível, seja na churrasqueira ou no forno.
Tenho certeza de que você vai adorar saborear cada mordida de uma carne suculenta e de alta qualidade.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se for possível, peço que compartilhe com mais pessoas. É absurdo o número de pessoas que realmente não sabem nada sobre o angus, mas que deveriam, concorda? Até a próxima!