Coração de frango na panela de pressão: Como cozinhar? Quanto tempo?

Se você não sabe como fazer coração de frango na panela de pressão, mas não vê a hora aprender, chegou ao lugar certo.

Isso porque meu maior objetivo é mostrar preparos diferentes, com ingredientes mais baratos, mas não menos saborosos que carnes vermelhas. Veja bem, o coraçãozinho é disparado uma das melhores coisas para se fazer na pressão.

Então, se você tem dúvidas de que fique delicioso, hoje mostrarei um passo a passo superinteressante. Aliás, separei dicas bacanas e segredos que só encontra aqui!

Coração de frango na panela de pressão: 4 passos de como cozinhar e tempo ideal

coração de frango na panela de pressão

Custando na casa dos vinte e poucos reais, coração de frango é um ingrediente que todos devem ter em casa. E não digo isso apenas pelo valor ou sabor, mas também pela versatilidade e praticidade de preparo, como essa receita!

Ingredientes

  • 1kg de coração de frango;
  • 3 dentes de alho amassados;
  • 1 colher (sopa) de azeite;
  • Sal, pimenta-do-reino, orégano e páprica a gosto;
  • 1 colher (sopa) de mostarda;
  • 1 colher (sopa) de molho inglês;
  • 2 cebolas pequenas cortadas em rodela;
  • ½ pimentão vermelho cortado em rodelas.

1. Como limpar o coração de frango para fazer na pressão?

Antes mesmo de começar a dar aquela cor dourada divina ao coração, é preciso limpar rapidamente. Além de ser uma maneira de eliminar possíveis cheiros fortes, isso deixa o miúdo neutro e ajuda a puxar temperos.

Para isso, você pode cortar apenas as “rebarbas” próximas às veias que sobram no miúdo. Quanto à gordura, só retire se estiver com excesso, pois a gordura ajuda no sabor e densidade do molho.

Feito isso, coloque os corações numa tigela, adicione suco de 3 limões, uma pitada de sal e vinagre. Deixe essa mistura agir por 5 minutos, depois é só lavar bem para continuar o preparo.

2. Quais os melhores temperos para coração de frango na pressão?

O tempero para a receita vai do seu gosto, apesar de ter dado uma boa sugestão na lista de ingredientes. Tudo vai depender do quanto você gosta de sentir o sabor natural do coração.

Por exemplo, adicionar o açafrão na carne é uma maneira de trazer uma camada de sabor adicional. Só que pode sobressair ao restante, especialmente ao coração.

“Ah, mas eu gosto de muito tempero, quais temperos naturais para carne você recomenda?”. Bom, essa é minha praia, pois em toda receita faço questão de incluir diferentes condimentos e especiarias, veja algumas indicações:

  • Cominho dá um gosto maravilhoso.
  • Aposte nas ervas frescas, como tomilho e manjericão.
  • Não deixe ingredientes como salsão e alho-poró de fora, pois são indispensáveis para cozidos.
  • Invista nas combinações de pimentas, como a caiena, síria e pimenta branca, visto que realçam o sabor do coração.
  • Cebola, alho e tomate são temperos ideais para formar uma base rica de sabores.

Temperando coração de frango para fazer na pressão

O próximo passo é justamente adicionar os temperos à carne. Com isso, coloque os corações em uma tigelinha, adicionando alho, orégano, sal, pimenta-do-reino, mostarda, molho inglês e azeite.

Depois disso, misture para grudar tempero em todos os coraçõezinhos, tampe e reserve na geladeira por 1 hora. Não se trata de uma marinada, dessas marinadas para frango que costumamos fazer.

Na realidade, isso serve apenas para penetrar os aromas e características dos temperos!

3. Cozinhando coraçãozinho de frango na panela de pressão

Até aqui você já limpou os corações, separou ingredientes, adicionou algum outro tempero adicional e temperou os corações, correto? Pois bem, chegamos então, à parte mais importante, que é o cozimento na pressão.

Existe certa discussão nessa etapa, pois nem todo mundo concorda em selar o coração e cozinhar depois. É bastante comum colocar o coração diretamente na pressão e somente depois disso fritar os ingredientes.

Confesso que já fiz ambas, mas a que deixou aquele sabor agradável que nos faz repetir, foi a tradicional. Portanto, fique com o passo a passo:

  1. Na panela de pressão, adicione azeite ou óleo e esquente.
  2. Agora, entre com a cebola picada, refogue até murchar e dourar.
  3. Em seguida, junte o coração de frango e também o líquido que se forma do tempero.
  4. Nessa etapa, você pode deixar em torno de 2 a 3 minutos para selar ligeiramente o coração.
  5. Feito isso, acrescente cerca de 2 dedos de água ou até quase cobrir tudo.
  6. Aumente o fogo e deixe até ferver.
  7. Assim que ferver, tampe a panela e espere pegar pressão.
  8. Por último, quando a pressão começar, cozinhe por aproximadamente 15 minutos.
  9. Retire a pressão, elimine o excesso de gordura e acrescente cebola e pimentão em rodelas.
  10. O tempo aqui é só até dourar os ingredientes e murchar.

Não adianta, as coisas feitas na pressão enchem a boca da gente de água, não é verdade? Essa receita é o mesmo caso da moela na panela de pressão, fica maravilhosa e combina com tudo.

4. Quanto tempo cozinhar coração de galinha na panela de pressão?

Como você viu, o tempo médio na pressão é apenas 15 minutos, mas será que esse tempo é uma regra? Não necessariamente, pois devemos considerar os ingredientes adicionais, quantidade de água colocada, panela, fogo e por aí vai.

Um bom exemplo que ressalta isso, é a adição do pimentão e cebola depois de cozinhar na pressão. Você sabe que vai levar mais alguns minutos para fritar estes ingredientes, correto?

Então, se você deixa mais de 15 minutos, pode acontecer de ressecar o coração quando juntar a cebola. Afinal, o tempo extra, põe a perfeição do cozimento em risco. Dessa maneira, é interessante diminuir 3 a 4 minutos da pressão para refogar tudo depois, ficando assim:

  • Tempo na pressão: deixe cerca de 10 minutos na pressão em fogo baixo. Assim, os corações vão ficar bem cozidos, mas não tão ao ponto, oferecendo uma “folga” para refogar depois junto com o restante.
  • Refoga dos demais ingredientes: essa refoga leva cerca de 5 minutos mais ou menos. Porém, se você cozinhar o coração por 15 minutos, a sugestão é diminuir a refoga.

Conseguiu compreender como é tudo questão de equilíbrio e não há segredo algum? Costumo dizer que quando você conhece o tempo de cozimento de carne na pressão, você consegue fazer tudo que imaginar!

Mais uma receita diferente e prática de coração de frango na panela de pressão diretamente para sua mesa!

Coraçãozinho é aquele petisco rápido e barato que faz parte de todo churrasco de qualidade. No entanto, conforme o preço das carnes dispara, as pessoas são “empurradas” a buscarem alternativas mais em conta.

E nessa realidade, o coração de frango surge como uma possibilidade real de economizar. E como ninguém pode ficar a todo momento querendo assar coração de frango na churrasqueira, o jeito é adequar tudo.

Com isso, a panela de pressão é o método de preparo mais atrativo para agregar esse miúdo maravilhoso às refeições.

Olha, em algumas receitas chega a ficar mais saboroso do que o próprio coração de frango no forno, pode apostar.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe-as em suas redes sociais, pois além de movimentar seu perfil, você pode acabar ajudando mais pessoas que não têm ideia de como coração de frango na panela de pressão é fantástico. Até a próxima!