Você acordou com a disposição de experimentar pratos diferentes, mas quando se deu conta, não sabia fazer copa lombo assado. Vamos mudar essa realidade?
O corre do dia a dia sempre nos afasta de aprender novas receitas. É assim com carne vermelha, com frango e, sobretudo, com porco. A copa lombo é um excelente exemplo, pois é pouco consumida e até hoje muita gente desconhece seu valor e sabor.
E não é que eu estava prestes a fazer uma carne assada, quando decidi criar esse conteúdo? Ele foi feito para ajudar você com uma receita simples, acompanhe!
Como fazer a melhor receita de copa lombo assado? Aprenda de maneira fácil!
Quem tem pouca experiência com a copa lombo suíno, geralmente acredita que assar no forno não fica bom. É porque existe essa confusão entre copa lombo e lombo de porco, onde o lombo realmente resseca com facilidade.
Só que copa lombo é um corte super marmorizado, com gordura entremeada nas fibras e muita suculência. Por conta disso, a preparação no forno é ideal para realçar suas qualidades.
Não à toa, escolhi uma sugestão simples, mas que ajudará você a levar uma carne assada de respeito à mesa.
Ingredientes
- 1,5 kg de copa lombo;
- 4 dentes de alho amassados;
- ½ colher (chá) de gengibre em pó;
- Orégano, chimichurri, páprica picante e mostarda em pó a gosto;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 4 dentes de alho triturados;
- 2 colheres (chá) de mel;
- Suco de 2 limões Taiti;
- 100ml de vinho branco seco (opcional, pode ser água);
- Azeite a gosto.
Modo de preparo
- Antes de mais nada, faça furos profundos na carne.
- Em seguida, espalhe os temperos secos, massageando a peça.
- Depois, acrescente alho amassado, suco de limão, azeite, mel e vinho branco.
- Na sequência, massageie a carne para que os temperos penetrem bem nos furos.
- Para finalizar o tempero, espalhe o alho triturado e volte a mexer a carne.
- Aqui você escolhe se vai marinar carne de porco ou fazer de imediato.
- Caso escolha assar, pré-aqueça o forno a 180° e leve a assadeira fechada com alumínio.
- O tempo médio é de 70 minutos fechado e mais 20 minutos aberto para dourar.
- Por último, retire do forno e aguarde alguns minutos antes de cortar.
Esse é o processo mais simples, dá muito certo e fica delicioso, mas saiba que tem outros segredinhos!
DICA EXTRA: para um sabor mais leve, troque o limão por suco de laranja
Nem todos adoram o sabor forte do limão, né? E um bom exemplo disso, é a receita de molho de laranja para pernil, que faz sucesso. Embora não seja o mesmo corte, a lógica é a mesma e os sabores são complementados igualmente.
Dessa maneira, experimente colocar suco de 2 a 4 laranjas, mais o vinho branco. Esse tempero certamente merece uma marinada de pelo menos 3 horinhas, concorda? Se você não tiver vinho e não quiser usar água, que tal um caldo caseiro?
Para isso você pode ferver talos de alho-poró, pétalas de cebola, bastante tempero natural, salsão, entre outros. Assim que notar que o caldo está com uma cor incrível, desligue e aguarde esfriar por completo.
Em seguida, você pode usar parte do caldo para ajudar a maximizar o tempero da carne. Aliás, é possível forrar a base da assadeira para criar mais umidade no cozimento e na finalização.
Como aprimorar a receita simples de copa lombo assado? 2 segredos que transformam sua receita em comida de restaurante!
Assim como a maioria dos cortes de porco, a copa lombo pode facilmente ressecar no forno. Quem nunca esqueceu o pernil assando e teve que usar parte da carne na farofa porque ressecou demais, né?
Em vista disso, o primeiro segredo para fazer esse corte com maestria, é respeitar o tempo da receita escolhida. A receita sugere 90 minutos? Então, siga as instruções e vá acompanhando o cozimento.
Outra questão fundamental, a marinada não é mera frescura, pois seu papel é imprescindível na umidade da carne. Afinal, ela é capaz de “abrir” as fibras, permitindo que mais umidade seja absorvida. Como resultado, carne macia a todo custo.
Contudo, o maior segredo deste preparo, está na técnica de como temperar copa lombo. “Nossa, mas me disseram que o corte tem sabor natural”. De fato, ainda assim é algo bem suave e que pode passar despercebido.
Tenho comigo que o bom tempero para carne suína, não importando o corte, se baseia em três pilares essenciais:
- Alho: na copa lombo, o ideal é usar um mix de alho amassado, para espalhar na superfície. Além disso, você pode adicionar lâminas de alho dentro dos furos, isso dá um sabor todo especial.
- Azeite/vinho: a gordura do azeite, com o ácido do vinho e o sal, forma aquilo que chamamos de “gostosura”. Por isso, eu sempre recomendo nesse tipo de receita.
- Especiarias: as pessoas costumam usar apenas sal e temperos prontos, mas evite isso. Aposte em especiarias como pimenta-do-reino, alecrim, cebola em pó, mostarda em pó, alho granulado, manjericão e sálvia.
Quanto mais tempero fresco e natural colocar, pode apostar, sua copa lombo ficará ainda mais espetacular!
Qual a diferença do lombo e da copa lombo? Saber disso influencia diretamente na receita!
Apesar de estarem praticamente na região dorsal da estrutura do porco, ambas ocupam posições diferentes. Enquanto o lombo de porco fica bem encostado na coluna vertebral, a copa lombo vem da parte acima do pescoço.
Essa região é conhecida como sobrepaleta e é rica em gordura, sabor e colágeno. Por conseguinte, a grande diferença entre os cortes é justamente o sabor, no lombo suíno mais suave. Já na copa, bem mais pronunciado e presente nos pratos.
Devido a este “pequeno” detalhe, algumas pessoas erram ao preparar copa porque acham que o tempo é o mesmo. Porém, é fundamental considerar todas as características antes de iniciar a cocção, combinado?
SUGESTÃO EXCLUSIVA: experimente usar a copa lombo de porco naquela receita de carne de panela que desmancha. Não entrarei em detalhes porque eu quero que seja uma grande surpresa, apenas faça e experimente!
Quando você descobre que copa lombo assado é pura versatilidade, sua cozinha nunca mais é a mesma!
Praticamente todo mundo fica de boca aberta quando aprende a fazer copa lombo assado. O misto de surpresa com o sabor e o fato de não conhecer o corte, dão aquele sentimento de satisfação.
Então, esse é o momento para diversificar. Deixe o pernil assado um pouco de lado e aposte numa carne igualmente saborosa e ótima refeição.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Seria muito pedir para que você compartilhe o conteúdo? É que eu acredito que mais gente pode gostar dessa carne, é barata, fácil de encontrar e ultra versátil. Até a próxima!