Contrafilé na panela de pressão: Receita simples para fazer

O contrafilé na panela de pressão é ideal para quem quer garantir máxima suculência e sabor incomparável, vamos aprender?

Honestamente, o contrafilé não é o corte mais tradicional na pressão, visto que podemos usar músculo, acém, entre outras. Porém, naqueles dias que buscamos algo único, o contrafilé é perfeito para nos proporcionar talvez a melhor receita na pressão.

Considerando que esse preparo diferente possui alguns segredinhos, montei o conteúdo mais completo para você. Vamos conferir?

Receita simples de contrafilé na panela de pressão que todos podem fazer


contrafilé na panela de pressão

Assumindo que o preço do contrafilé atualmente passa facilmente dos R$50,00, dificilmente ele será a primeira escolha das pessoas, né? Mesmo porque quando falamos na melhor carne para fazer carne de panela, outros cortes também brilham.

É até estranho falar dessa maneira, mas a estrutura em si do contrafilé, não constitui a carne ideal para pressão. Vamos pegar o músculo bovino, também conhecido como carne ossobuco.

Por ter bastante colágeno, um pouco de gordurinha e fibras mais firmes, é perfeito para um cozido de pressão. Por outro lado, cozinhar demais o contrafilé favorece você ter apenas um molho com carne.

Afinal de contas, a carne vai desmanchar por completo e se fundir ao molho. Com isso, siga os passos a seguir e evite que isso aconteça. Como resultado, você preparará uma carne suculenta e macia de derreter na boca!

Ingredientes

  • 1 peça de contrafilé de aproximadamente 1,5 kg (cortada em 3 partes médias);
  • 3 dentes de alho amassados;
  • 300g de calabresa em rodelas (opcional);
  • 2 cebolas grandes em fatias médias;
  • 1 talo de alho-poró cortado em rodelas;
  • Ervas finas, açafrão, alecrim, orégano, toque de páprica picante a gosto;
  • 3 ramos de tomilho;
  • 4 dentes de alho com casca;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Pimenta de cheiro picada a gosto;
  • 1 tomate italiano picado.

Modo de preparo simples

contrafilé na pressão

  1. A receita não leva nem água, pois o líquido é formado pela cebola e pela carne.
  2. Sendo assim, aqueça a panela com um fio de azeite, colocando cebola e calabresa.
  3. Enquanto refoga, tempere a carne com sal e temperos naturais da sua preferência.
  4. Feito isso, arrume a carne sobre a cama de cebola
  5. Agora, adicione o restante dos ingredientes, como alho, alho-poró, tomate italiano e a pimenta de cheiro.
  6. Nessa etapa, tampe a panela e deixe em fogo médio para alto.
  7. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e conte entre 40 e 45 minutos.
  8. Por fim, deixe a pressão sair, abra e verifique o resultado, vai estar espetacular.

Se por acaso perceber que o líquido está ralo, retire a carne e acrescente amido de milho dissolvido em água. É importante saber como engrossar o caldo da carne, pois às vezes acaba ralo mesmo.

E já que estamos falando de fazer contrafilé assado na pressão, que tal incrementar a mesa da refeição? Nesse caso, existem muitas opções de acompanhamento para contrafilé que combinam perfeitamente.

Pode ser feijão cremoso e arroz de alho, batatas fritas com páprica e alecrim e até uma boa salada completa. Porém, minha sugestão é batata bolinha cozida, temperada e assada, servida com brócolis cozido e salteado na manteiga com alho.

Em vista disso, quero que feche os olhos e imagine aquela garfada de contrafilé macio, batata cremosa e brócolis aromático. É ou não é demais essa combinação? Gostou de verdade? Então, fique com o vídeo do preparo a seguir:

DICA EXCLUSIVA: experimente também o contrafilé na panela de pressão elétrica com apenas 3 ingredientes

“Ah, porque eu quero uma receita bem rápida mesmo, com poucos ingredientes, não quero ir ao supermercado hoje”. Bom, aqui comigo você sempre tem ao menos uma opção a mais, né?

Não à toa, escolhi uma receita extra maravilhosa que vai impressionar seu paladar. Além do mais, você ainda pode usar panela de pressão elétrica, caso prefira.

Lembrando que o tempo costuma ser maior do que no fogão. Sem mais delongas, você precisará de:

  • 1 peça de contrafilé inteira (1,2kg a 1,4kg)
  • 350ml de cerveja preta (evite a malzbier porque é doce)
  • 1 sachê de creme de cebola (marca da sua preferência)

Apenas isso e o seu contrafilé de pressão ficará irresistível. Dessa maneira, coloque a cerveja e o creme de cebola na panela, e misture tudo até ficar homogêneo.

Por fim, tempere a carne com especiarias e condimento. Agora, coloque na panela, tampe e cozinhe na programação do feijão, aumentando o tempo para 60 minutos.

De verdade, que receita rápida e que carne saborosa que fica. Se você gosta de praticidade, vai amar essa carne suculenta.

“E no meu caso que não tenho panela elétrica, como fazer?”. Certo, o tempo na pressão é de aproximadamente 40 minutos. Porém, minha dica útil é acrescentar mais 1 sachê de creme de cebola e mais 350ml de cerveja.

Isso porque o líquido evapora muito mais rápido na pressão tradicional, por isso, atenção total, certo?

Essa é uma receita bem fácil e com poucos ingredientes, como você viu. Contudo, você pode dar um “talento” no tempero do contrafilé, até mesmo uma boa marinada funciona que é uma beleza!

Qual o melhor corte da carne contrafilé para fazer na pressão?


Essa é uma decisão pessoal, mas saiba que o tempo vai de acordo com o corte. Por exemplo, preparar uma peça de carne contrafilé de 2kg é uma coisa. Mas utilizar bife ao invés de peça inteira, automaticamente reduz o tempo na pressão.

Eu particularmente prefiro grandes pedaços, pois assim a suculência é maior e mais atrativa. Inclusive, um conselho que eu dou é aprender como selar a carne antes de colocar na pressão, principalmente carnes pesadas.

“Eu já havia comprado o contrafilé em bifes, qual o tempo aproximado?”. Vamos assumir que você faça 4 bifes médios, certo? O tempo aqui é de 20 minutos na pressão, lembrando de selar a carne antes, combinado?

Vale ressaltar, que estamos falando de carne assada na panela de pressão, correto? Então, não deixe de incrementar com batata, cebola, cenoura, entre outros ingredientes, pois cada um agrega mais sabor à receita.

DICA EXTRA: um preparo que adoramos fazer em casa, é contrafilé recheado na pressão. Para isso, usamos queijo, cenoura em palitos, calabresa, bacon e muito tempero bacana, experimente!

Contrafilé na panela de pressão é aquele tipo de receita indispensável e prática!


E agora, você gostou ou amou o contrafilé na panela de pressão? Essa é uma típica receita reconfortante que aquece o coração e faz o paladar dançar de emoção. Aí está uma excelente opção de carne para almoço de domingo que todos vão amar.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas ajudem você a aprimorar suas habilidades culinárias. Compartilhe com mais pessoas como seu caderno de receitas acaba de ficar ainda mais incrível e até a próxima!