O manjericão é uma erva bastante aromática e presente nas receitas, por isso, aprender como usar manjericão fresco no frango é obrigatório caso você queira explorar novos sabores em seus preparos, pois valoriza desde o filé grelhado até o frango assado.
Muito utilizado na culinária italiana e no preparo de molhos e pizzas, o manjericão ganha cada dia mais espaço no cardápio do brasileiro. Porém, sua versão fresca requer alguns cuidados que você aprende a partir de agora, acompanhe!
Como usar manjericão fresco no frango da forma correta?
No olfato, um aroma intenso que facilmente domina o preparo, enquanto no paladar, um sabor levemente adocicado agradável. Não é simples harmonizar manjericão com outros temperos, ainda mais quando você desconhece sua aplicação.
Veja bem, quando se utiliza os temperos naturais desidratados, se torna mais fácil de combinar durante a cocção da carne. Muito porque parte das propriedades se perde durante o processamento, ou seja, ele se funde bem ao frango no molho.
Em contrapartida, você não pode adicionar o manjericão fresco logo no início do cozimento, por exemplo, sabe por quê? Basicamente porque amarga e impregna a receita, mas não de uma forma agradável.
É por isso que os chefs profissionais afirmam que só há duas maneiras de utilizar manjericão fresco no frango:
- Finalização da receita: quando você prepara um frango cozido ao molho, é possível colocar o manjericão ao término da cocção. Com isso, quando desligar o fogo, adicione as folhas rasgadas e misture.
- Componente da marinada: durante a marinada, você pode usar o manjericão fresco como preferir, mas em quantidades equilibradas. Desse modo, ele libera aroma, perfuma e dá sabor ao longo do processo.
Logicamente, existem alguns macetes e truques para incorporar esta erva tão incrível às receitas com frango. Sendo assim, veja como combinar os componentes da melhor maneira possível, você nunca mais ficará sem manjericão em casa!
Como usar manjericão como base do tempero do frango
Acredito que todos cheguem até aqui justamente para aprender como usar manjericão fresco no frango como tempero base. Porém, diferentemente de outras ervas frescas, o manjericão oxida ao longo da cocção do frango.
Então, vamos dizer que você decida fazer um delicioso frango cozido ao molho de tomate. Naturalmente, o manjericão cai como uma luva, pois se destaca ainda mais com tomate. Entretanto, se você o coloca enquanto a carne cozinha, olha o que acontece:
- A oxidação reflete na perda de aroma e sabor.
- Toda a delicadeza desaparece e ficam apenas folhas escuras.
- Novamente, a oxidação acaba com os óleos naturais.
- No retrogosto, fica apenas um tom amargo que é facilmente notado.
Portanto, para usá-lo como tempero base, você pode adicioná-lo na finalização, após servir ou optar por processar os temperos. Só para ilustrar que é possível, veja como ficaria uma receita assim:
Ingredientes para temperar frango com manjericão fresco
- 1kg de filé de frango de espessura média
- 1 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
- 3 dentes de alho
- ¼ xícara (chá) de azeite
- Suco de 1 limão Taiti
- 1 colher (chá) de sal ou a gosto
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino ou a gosto
- 1 colher (chá) de mel (suaviza e equilibra sabor e acidez)
No processador, coloque manjericão, alho, metade do azeite e bata até formar uma pasta homogênea. Em seguida, acrescente à mistura o suco de limão, sal, pimenta e mel, misture novamente. Por fim, coloque a pasta no frango e reserve por 30 minutos.
PONTOS IMPORTANTES: utilize imediatamente o tempero e não deixe de acrescentar o azeite. Isso porque o azeite cria uma barreira que impede a oxidação do manjericão!
Manjericão na marinada do frango dá um sabor refinado
A marinada para frango é um processo “mágico”, onde você combina ingredientes para enriquecer a carne com sabor e suculência. Normalmente, utiliza-se o manjericão seco para agregar mais sabor do que aroma.
Contudo, quando você substitui pela versão fresca, o tempero ganha camadas intensas de sabor e aroma, agora sim, de uma maneira agradável. A meu ver, o único cuidado é retirar as folhas antes de preparar juntamente com o caldo da marinada.
Se você nunca temperou frango desse jeito, passou da hora de descobrir a sua nova técnica preferida, anote uma sugestão incrível:
- 1kg de frango (dê preferência à coxa e sobrecoxa)
- 1 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
- 3 dentes de alho com ou sem casca amassados
- ¼ xícara (chá) de azeite
- Suco de 1 limão siciliano
- Sal, pimenta-do-reino, açafrão e colorau a gosto
- Suco de 2 laranjas (opcional)
- 1 colher (chá) de mostarda de Dijon
- 150ml de água ou caldo de legumes
Primeiramente, coloque a carne em um recipiente e adicione os ingredientes líquidos. Em seguida, coloque as especiarias e o manjericão. Por último, entre com o azeite e, se achar necessário, corrija a quantidade de líquidos, atenção ao sal.
Neste processo, o meio ácido e a gordura ajudam a expandir as fibras da carne, automaticamente, os temperos penetram na proteína. Como resultado, você terá um frango saboroso, ultra suculento e aromático.
Saber como usar manjericão fresco no frango muda totalmente o cardápio
Acima eu mostrei o básico sobre como usar manjericão fresco no frango, mas é um básico bem-feito, sabe? Digo isso porque algumas cozinheiras insistem em utilizar o manjericão fresco durante o assamento ou cocção em meio líquido.
Nesse contexto, a técnica é fatiar o manjericão muito, mas muito fino, e juntar aos demais temperos secos. Não vou dizer que fica ruim, mas é preciso experiência para acertar na quantidade e tempo. Sendo assim, se atenha às dicas e bom apetite.
Espero muito que as informações de hoje ajudem você a trazer mais um ingrediente maravilhoso para seu cardápio. Gostou do conteúdo? Então, compartilhe e até a próxima!