Depois que você decidiu sair da zona de conforto na culinária, você percebeu que há muitos ingredientes que você só ouviu falar, e chegou à conclusão que não sabe como usar azeite de dendê no peixe, será que é tão complicado assim?
O dendê é o óleo mais popular na culinária baiana, mas também está presente em diferentes regiões do Nordeste. Seu sabor é inconfundível e seu aroma abre o apetite de qualquer pessoa, mas saber como deve ser usado o azeite de dendê é fundamental.
Então, se você não quer sobrecarregar o sabor do peixe e procura uma forma de balancear a potência do dendê, acompanhe a leitura até o final!
Como usar azeite de dendê no peixe: técnica perfeita para receitas únicas
O primeiro passo é considerar que o azeite de dendê tem características únicas, como: intensidade, sabor terroso, toque defumado, encorpado, ligeiramente amargo e aromático.
Dessa forma, seu sabor exótico é utilizado há muito tempo na culinária, principalmente como tempero de peixe cozido. Apesar disso, não é um ingrediente que todos conseguem usar com destreza.
Afinal de contas, o dendê é complexo e requer experiência da cozinheira para evitar situações como:
- Excesso de azeite na receita.
- Amargor desagradável ao queimar o dendê.
- Errar na combinação com o peixe ideal.
- Fritura que deixa o peixe encharcado.
- Falta de equilíbrio com outros temperos naturais.
Afinal, qual a técnica certa para usar azeite de dendê no peixe?
Embora existam incontáveis aplicações do dendê nas receitas de peixe, só há uma forma correta de utilizá-lo, que se resume ao seguinte processo:
- Aquecimento do azeite: adicione uma quantidade média de dendê em uma panela (conforme pede a receita), e aqueça em temperatura que varia de 160°C ao máximo de 180°C, não passe disso.
- Refoga de ingredientes aromáticos: adicione os vegetais e legumes aromáticos, como alho, cebola, tomate, pimentão, alho-poró e pimenta de cheiro. É preciso refogar até que tudo fique macio.
- Adição do peixe: na sequência, independentemente da receita, coloque o peixe já com tempero e sele rapidamente.
- Cozimento úmido: é crucial acrescentar algum líquido, que pode variar desde o leite de coco natural ou caldo, dê preferência ao caldo de legumes, cozinhe em fogo baixo.
- Finalização correta: após finalizar o cozimento do peixe, entre com mais um fio de dendê, isso realça sua presença, intensifica o sabor e garante o toque de mestre da receita.
Se você prestar bem atenção, verá que os passos acima descrevem perfeitamente uma boa moqueca de peixe. Nesse contexto, os pontos mais importantes são quanto à temperatura do dendê e a cocção úmida.
Veja bem, se você aquece demais o azeite, ele certamente vai amargar, e aí não tem mais volta, pois impregna na carne. Quanto à cocção úmida, é fundamental que o peixe cozinhe em um meio líquido em temperatura baixa.
Dessa forma, a carne consegue absorver a quantidade exata de temperos para trazer sabor e aroma que fazem você salivar antes de sentar-se à mesa.
Qual é o peixe com sabor mais suave para combinar com o dendê?
Eu resolvi abrir este tópico não para restringir a diversidade de peixes que você pode utilizar, mas sim para apontar quais peixes têm as características ideais e que mais combinam com a potência do dendê.
Sendo assim, evite peixes de sabor intenso ou suave demais. Por exemplo, você pode se arrepender de combinar salmão e dendê, pois apesar da suavidade, o salmão tem sabor único e gordura que descaracterizam o prato.
Isso vale também para a pescada branca, que tem uma carne extremamente delicada e deixa o dendê sobressair. Veja algumas sugestões de peixes que vão muito bem com o azeite de dendê.
Dourado
Peixe de carne saborosa e textura firme, é perfeito para puxar a riqueza do sabor do dendê. Contudo, procure não exagerar no tempo de cocção do dourado, pois ele pode endurecer e ressecar.
Pescada-amarela
Quem gosta de moqueca certamente usa a pescada-amarela, tanto pelo sabor quanto pela quantidade menor de espinhas. Aliás, é um peixe tradicionalmente servido com molhos à base de dendê em diferentes regiões.
Robalo
A suavidade do robalo é fantástica e se valoriza ainda mais com a quantidade certa de dendê. É um peixe mais caro, é verdade, mas o resultado compensa cada centavo.
Badejo
A combinação de delicadeza e textura mais firme torna o badejo a escolha certa para cozimentos longos, ou seja, perfeito com dendê.
Tilápia
Ainda que a tilápia seja macia e tenha sabor neutro, é o peixe de carne branca mais promissor para envolver o dendê. Entretanto, não exagere na quantidade do azeite e faça questão de adicionar um fio ao término do cozimento, faz toda diferença!
7 ideias de receitas saborosas com azeite de dendê e peixe
Sua única preocupação não deveria ser apenas saber como usar azeite de dendê no peixe. Isso é fácil e você já entendeu.
Todavia, encontrar boas receitas é realmente desafiador, especialmente para quem não costuma usá-lo com frequência. A seguir, deixo uma lista com os melhores preparos para você reproduzir com facilidade.
- Moqueca de peixe com azeite de dendê é um clássico supremo.
- Aprecie um ensopado de pescada amarela com dendê.
- Experimente tilápia frita com molho à base de dendê.
- Diferencie o cardápio com um delicioso pirão de pintado com dendê.
- Bobó de tilápia com dendê é mais simples do que parece e fica incrível.
- Dourado assado na folha de bananeira com molho de dendê e ervas.
- Caldeirada de tambaqui e dendê tira qualquer um da mesmice.
Conclusão sobre como usar azeite de dendê no peixe
Muita gente quer aprender como usar azeite de dendê no peixe porque é um ingrediente que está na moda. Porém, entrar de cabeça nessa pegada potente na cozinha, enriquece os preparos e transforma pratos simples em alta gastronomia.
Então, espero que de agora em diante você consiga elevar a sofisticação das receitas e surpreender a todos. Espero também que tenha gostado das dicas, compartilhe e até a próxima!