Conforme as festividades gastronômicas da semana santa se aproximam, mais e mais pessoas se perguntam como tirar o sal do bacalhau. Afinal, todos querem oferecer a melhor bacalhoada, não é verdade?
Essa informação não é válida apenas nessa época sazonal. Mesmo porque é na compra fora de época que você consegue bacalhau com preço mais atrativo. Desse modo, juntei algumas dicas bem práticas para eliminar todo o sal e poder aproveitar!
Como tirar o sal do bacalhau: 3 técnicas para eficiência e segurança
O processo de dessalga do bacalhau não é complicado como muitos pensam. Na verdade, o que pega de verdade é garantir que você tenha eliminado basicamente todo o sal. Por conta disso, algumas técnicas que vejo por aí não funcionam bem.
Muito porque os métodos se baseiam em lavar o peixe uma única vez, esperando que “por um milagre” o sal saia. Mas então, qual a melhor forma de dessalgar bacalhau? Existe uma maneira correta? Vou poder escolher bons temperos para peixe?
Se existe uma técnica correta, não sei, mas o que eu realmente sei é que as 4 dicas a seguir dão resultado, a ponto de você poder colocar toda a essência da sua culinária nas deliciosas receitas com bacalhau. Confira!
1. Método tradicional para dessalgar completamente
Esse método é aquele velho conhecido de quem prepara bacalhau, demorado, porém eficiente e um dos que mais eliminam o sal. O tempo total de dessalga varia de acordo com o formato e tamanho da peça de bacalhau.
Cada bacalhau salgado vai precisar de um tempo de dessalga específico, e isso numa única peça. Dessa forma, desconsidere dicas falando que o tempo é igual para todos os casos. Além disso, temos a posta alta, que demora ainda mais.
Vale ressaltar, que a técnica é cortar os pedaços de bacalhau, juntar os tamanhos iguais e dessalgar dentro da geladeira. A troca da água depende também do tempo total, mas geralmente é feita de 6 em 6 horas.
O tempo necessário pode exigir simples 24 horas até mesmo 72 horas, a depender da altura da carne. Veja um comparativo:
- Postas bem altas (3 a 4 dedos de altura): 72 horas dentro da geladeira, e a troca da água de 8 em 8 horas.
- Postas grossas: recomendado é 48 horas com troca da água de 6 em 6 horas.
- Partes finas: exigem ao menos 24 horas e a troca da água deve acontecer de 6 em 6 horas.
- Partes bem finas: se estiverem bem finas, o recomendado é de 12 a 18 horas, trocando a água de 3 em 3 horas.
DICA EXTRA: para garantir máximo frescor do peixe, deixe dentro da geladeira na parte mais alta, pode ser interessante adicionar pedras de gelo na troca da água, isso preserva ainda mais o bacalhau!
2. Como dessalgar bacalhau desfiado no mesmo dia
O bacalhau desfiado ou mesmo em lascas menores normalmente é mais barato e atrai a atenção dos consumidores. Além de ficar igualmente saboroso nas receitas, é um grande candidato a agilizar o processo de dessalgue.
Assim sendo, quando desfiado e em pedaços menores, são necessárias de 7 a 10 horas em água. Nesse caso, pode ser interessante trocar a água a cada duas horas e meia. Lembrando de adicionar pedras de gelo para ajudar na conservação.
DICA EXTRA: se você notar que depois desse tempo o sal ainda persiste, a alternativa é ferver o bacalhau por alguns minutos. Esse processo de escaldar o peixe pode ajudar a reduzir a presença do sal!
3. Como dessalgar bacalhau em apenas 30 minutos
A cada 10 pessoas que eu sugiro esse método de dessalga, 9 dizem que perdi o juízo. E não é para menos, pois como é possível dessalgar bacalhau em apenas 30 minutos, não é mesmo?
Contudo, é verdade e você irá se surpreender demais com essa dica, veja como executar essa técnica de “mestre”:
- O primeiro passo é lavar o bacalhau em água corrente por alguns minutos, eliminando aquela “poeira” branca e parte do sal.
- Em seguida, corte o bacalhau em pedaços menores para facilitar.
- Agora, adicione água numa panela e ligue em fogo alto até levantar fervura.
- E vamos à ação controversa: adicione 2 colheres (sopa) de sal na água para cada quilo do bacalhau.
- Ferva essa mistura por aproximadamente 20 a 25 minutos.
Vamos lá, você deve estar me chamando de louco, achando que eu vou estragar seu precioso bacalhau.
Porém, antes de me acusar, deixe-me explicar. Existe uma reação química em que o sal presente no alimento sempre será “absorvido” por uma solução ainda mais saturada de sódio.
Em outras palavras, a água possui muito mais sal do que o bacalhau, ou seja, está supersaturada. Logo, basicamente todo o sal do peixe é transferido para a água, simples assim. E o resultado? É 100% garantido que o peixe não tem mais sal?
Bom, não há como mentir, ainda terá um pequeno resquício de sal, mas o peixe estará infinitamente com menos sal do que há 20 minutos atrás.
Portanto, é uma técnica para ser utilizada naquele momento de desespero, quando você realmente esqueceu de dessalgar com antecedência, como na primeira dica! Veja o vídeo da técnica:
DICA EXTRA: saiba o que retirar e o que deixar no bacalhau
Muita gente tem a mania de retirar a pele e as espinhas do bacalhau, mas evite fazer isso. Em primeiro lugar, ao eliminar a pele você corre o risco de o bacalhau desmanchar por completo.
Em segundo lugar, as espinhas em conjunto com a pele são dois componentes no bacalhau que valorizam o sabor. Com isso, quando você tira, na realidade está diminuindo em média 50% do potencial de sabor que o peixe poderia entregar!
E como tirar o sal do bacalhau já pronto?
Você cozinhou o bacalhau e sentiu que ainda tem um pouco de sal. Então, você olha para o relógio e percebe que tem algumas horas antes do preparo. Desse modo, existe um macete que pode ajudar.
Pegue o peixe recém-cozido e deixe em água corrente fraca por cerca de 10 minutos. Em seguida, transfira o peixe para uma tigela grande e cubra com água gelada, adicionando pedras de gelo.
Deixe lá até o momento de incorporar na receita, lembrando de escorrer e lavar novamente.
Pode utilizar o bacalhau dessalgado e congelado de mercado?
Essa é uma grande comodidade que não existia há alguns anos, que é comprar o bacalhau dessalgado e congelado. E então, será que pode usar? O resultado será positivo como peixe fresco e dessalgado?
Bom, gosto é gosto, mas é possível usar sim, e para isso tem um ponto de atenção. Esse tipo de produto costuma vir basicamente sem sal algum. Então, não compre achando que não será necessário acertar o ponto do sal.
Isso acontece com frequência quando a pessoa elimina todo o sal do bacalhau salgado e tem que recorrer novamente ao sal. Sendo assim, compre, experimente e inove com o peixe sem sal.
Conseguiu pegar a essência de como tirar sal do bacalhau? Se você estava se perguntando qual peixe para semana santa escolher, encontrará no bacalhau tudo que precisa para servir o melhor assado nessa data tão especial, aproveite!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar nas redes sociais e até a próxima!