Aprender como tirar o sal da carne seca está entre os conhecimentos mais úteis na cozinha, pois a verdade é que isso sempre aparece de última hora.
Então, é importante saber como agir em situações de urgência, quando o almoço depende dessa carne, mas também conhecer técnicas para fazer o processo lentamente, de modo a acertar no ponto ideal do sal presente na carne.
Diante disso, selecionei 3 excelentes técnicas que dão o resultado necessário, além de mostrar uma dica que vai surpreender você e seu paladar. Confira!
Como tirar o sal da carne seca: 3 técnicas + dica extra
Verdade seja dita, carne seca é vida e nos permite soltar a criatividade na cozinha, com receitas que vão além do tradicional escondidinho de carne seca ou de aperitivos deliciosos, como o bolinho de carne seca com queijo.
Primeiramente, veja certinho como tirar o sal do seu charque, como também é conhecido!
1. Para quem está com pressa essa técnica é “mão na roda”
Essa dica é para quem está se desesperando na cozinha, já que o almoço está aí, os convidados estão chegando e a carne está lá, toda salgada ainda. Nesse sentido, vou usar uma breve receita para ilustrar bem a forma como deve ser feito, combinado?
Ingredientes
- 1kg de carne seca
- 4 colheres (chá) de sal
- Água suficiente para cobrir a carne
“Ah, mas você só pode estar enlouquecendo, adicionar mais sal em uma carne que já está puro sal, isso não vai dar certo nunca!”. Sim, pode parecer loucura, mas garanto que dá super certo e em pouco tempo sua carne está prontinha.
Antes de mais nada, pique a carne seca em cubos. Em seguida, dê uma boa passada de água corrente diretamente sobre os cubos, eliminando assim parcialmente o sal da superfície.
Então, leve a carne para uma panela, cubra com água e adicione o sal. Em fogo médio, você deixará a água ferver até o ponto de formar espuma, sabe quando você está cozinhando frango e levanta espuma? Então, é esse ponto.
Depois disso você vai eliminar o excesso de espuma e voltar a ferver por 5 minutos. Por fim, escorra a água, deixe a água corrente passar por toda a carne e experimente.
Nesse ponto certamente o sal terá diminuído completamente, ou seja, pode levar na pressão para ter uma carne desfiada!
2. A boa e velha panela de pressão é de grande ajuda
Outro método bastante utilizado é na panela de pressão. Isso porque acaba sendo ainda mais simples, pois enquanto a carne cozinha, automaticamente elimina o sal, mas o “pulo do gato” está em ferver a carne antes, considere 1kg de carne seca aqui, acompanhe:
- Passe todas as tiras de carne em água corrente para tirar o excesso de sal externo.
- Corte as tiras em cubos grandes.
- Em uma panela, coloque a carne picada e cubra com água em temperatura ambiente.
- Ligue em fogo alto e, assim que levantar fervura, deixe cozinhar por 5 minutos.
- Em seguida, escorra a água do cozimento e lave novamente em água corrente.
- Transfira a carne para uma panela de pressão, coloque 1,5lt de água, tampe a panela, ligue em fogo alto e aguarde pegar pressão.
- Agora, conte 15 minutos na pressão, desligue, espere a pressão sair naturalmente.
- Por fim, lave uma última vez e deixe escorrer bem a água antes de utilizar.
Para não sobrar nenhuma dúvida, vou deixar o vídeo do passo a passo abaixo:
3. Método mais diferente que você verá hoje
Esse método é bem diferente e serve como uma alternativa para variar na hora de dessalgar sua carne. Dessa maneira, você precisará de:
- 500g de carne seca
- 200ml de leite
- Água suficiente para cobrir a carne
Primeiro passo, pique a carne em cubos e lave em água corrente. Transfira para uma panela, coloque água até cobrir e 1 copo americano de leite (200ml). Ligue em fogo médio para alto e, assim que levantar fervura, conte de 15 a 20 minutos.
Desligue, escorra o líquido, lave novamente muito bem em água corrente e estará dessalgada. Não acredita que dá certo? Pois veja o vídeo a seguir:
DICA EXTRA: tirando o excesso de sal com água gelada e gelo
Deixei esse método por último, pois é uma das mais demoradas formas de dessalgar carne seca. Além disso, é também o mais tradicional, pois consiste em colocar a carne picada e lavada em uma forma grande com água gelada.
A cada 3 horas você fará a troca da água por uma nova leva gelada, seria interessante manter dentro da geladeira. Para dessalgar por completo aqui, é necessário realizar no mínimo 3 trocas.
Não há necessidade, mas se quiser, pode colocar algumas pedras de gelo a cada troca, mantendo a temperatura da água ainda mais baixa.
Embora essa técnica de dessalga leve mais tempo, pode apostar que a carne é melhor preservada, tanto em textura quanto sabor, pois a água mantém a carne bem hidratada!
E então, qual maneira de dessalgar fica mais fácil para o seu dia a dia? Todas as dicas mostradas aqui funcionam, lembrando de considerar apenas os detalhes e tempo de dessalgue, afinal, o intuito é garantir aquela refeição bem-feita, não é mesmo?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!