Como temperar toucinho de barriga para churrasco?

Se você quer aprender como temperar toucinho de barriga para churrasco, saiba que é possível usar praticamente qualquer combinação de especiarias e temperos, o que manda mesmo é o tempo que você deixa a carne para absorver os sabores.

Acredito que de todos os cortes de porco, o toucinho é o mais trabalhoso para se temperar, pois ele demora para pegar o sabor. Não à toa, o pessoal costuma fazer marinadas de 24 horas, isto é, para garantir máximo sabor.

Pensando nisso, selecionei 3 sugestões de temperos que valorizam o toucinho de barriga e proporcionam assados únicos. Acompanhe as melhores técnicas!

Veja como temperar toucinho de barriga para churrasco em 3 combinações sensacionais

como temperar toucinho de barriga para churrasco

Quando você prepara outros cortes do porco, como lombo ou copa lombo, dá para temperar na hora e assar. Já com o toucinho de barriga não funciona assim, pois o corte tem uma estrutura de pele, gordura e carne.

Na prática, quer dizer que ele leva mais tempo para puxar os temperos. Então, tenha em mente que o toucinho precisa de pelo menos de 4 horas para ganhar uma intensidade bacana, certo?

1. Tempero simples para toucinho de barriga que é uma explosão de sabor

Costumo dizer que a panceta, outro nome para o toucinho de barriga, é “pau para toda obra”. Falo isso porque o corte acompanha praticamente todo churrasco, é democrático e todo mundo gosta. Em minha primeira sugestão de tempero, gostaria de compartilhar com você o seguinte mix:

  • Páprica defumada (casa bem com carne de porco)
  • Lemon pepper (muito usado em peixes, mas realça o limão no porco)
  • Sal de parrilla a gosto
  • Toque de pimenta-do-reino
  • Azeite para besuntar

Para temperar, seque bem a peça, principalmente o couro, e besunte bastante azeite. Nesse momento, misture os temperos, menos o sal que vai por último. Em seguida, espalhe a mistura de páprica, pimenta e lemon pepper.

É importante esfregar o tempero por tudo, além é claro, de fazer pequenos furos no couro. Com o tempero, conte 30 minutos, coloque mais azeite e espalhe o sal de parrilla, mas com moderação, o lemon pepper já tem sal.

Pronto, se você queria uma versão rápida, aqui está a salvação para um preparo de última hora. Aliás, você ainda pode acrescentar chimichurri, cominho em pó fica delicioso e tomilho fresco, fica de arrebentar a boca do balão!

2. Tempero de ervas com toque de limão para toucinho de barriga no churrasco

Não há tempero melhor para porco do que uma pegada mais cítrica, seja com limão ou laranja. Tudo isso vai muito bem com ervas frescas e um bom azeite para criar o equilíbrio perfeito. Com isso em mente, a segunda recomendação de tempero para barriga de porco no churrasco, consiste numa marinada:

  • Suco de 4 laranjas
  • Suco de 2 limões cravo
  • 1 colher (sopa) de alecrim fresco picado
  • 1 colher (sopa) de tomilho fresco picado
  • Páprica picante e defumada a gosto
  • Folhas de manjericão fresco a gosto
  • 4 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • Raspas de 1 limão siciliano
  • 60ml de vinagre de maçã

Sem segredo, faça furos no couro do toucinho, juntando os temperos frescos e condimentos. Agora, massageie brevemente a carne e coloque os ingredientes líquidos, deixe o sal por último.

Para finalizar, misture novamente, tampe e reserve por 8 a 12 horas na geladeira. O segredinho aqui é tirar da geladeira pelo menos 1 hora antes de assar e espalhar azeite. Agora, leve à parte alta da churrasqueira e asse em braseiro médio.

BÔNUS: experimente servir a carne com um sensacional molho de hortelã e limão. Afinal, o molho é refrescante, complementa bem os sabores e entrega uma combinação que faz todos repetirem a dose!

3. Tempero asiático para toucinho no churrasco é diferente e saboroso

tempero oriental para toucinho

A culinária oriental e asiática gira em torno da carne de porco, você sabia disso? Não à toa, o churrasco coreano é uma especialidade que chegou com tudo no Brasil e faz parte de muitas churrasqueadas hoje em dia.

Nesse contexto, queria trazer até você uma opção verdadeiramente diferente e de sabor fantástico. A marinada, por sua vez, leva ingredientes específicos, mas que fazem valer a pena a procura:

  • ½ xícara (chá) de molho de soja (shoyu)
  • ¼ xícara (chá) de saquê mirin
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Em uma tigela, misture os ingredientes até obter um molho denso e aromático. Depois, acomode a carne em um saco para alimentos ou em um recipiente, despeje o molho e misture bem. Por último, reserve por 4 horas e está pronto para assar, simplesmente divino!

DICA EXTRA: como temperar toucinho de barriga com vinagre para pururucar no churrasco

Alguma vez você já se perguntou qual o segredo para deixar a pele do toucinho de barriga crocante e irresistível? Alguns falam que você precisa colocar cachaça, outros que você deve desidratar o couro, enfim, existem técnicas para cada gosto.

Todavia, eu queria compartilhar uma maneira que não envolve grandes quantidades de sal, tampouco métodos mirabolantes. Pelo contrário, você só precisará fazer furos no couro, temperar com páprica defumada, sal e pimenta-do-reino.

Entretanto, a mágica acontece com a adição de vinagre de álcool. Sendo assim, tempere a peça, coloque-a em um recipiente médio e adicione 1 xícara (chá) de vinagre. Espalhe o vinagre e reserve na geladeira por 24 horas.

Acontece que o vinagre vai desidratar o couro, assim como o sal faria, o que permite você pururucar a casca até ficar quebradiça, que tal? Confira o vídeo e aprenda na prática:

Conclusão sobre como temperar toucinho de barriga para churrasco

Olha, confesso que depois de mostrar a você como temperar toucinho de barriga para churrasco, até eu fiquei morrendo de vontade de degustar novamente. Vou aproveitar alguns temperos naturais que sobraram aqui e vou logo acender a churrasqueira.

E você, o que achou das sugestões de tempero? Lembre-se, utilize a sua criatividade e use os ingredientes que tiver disponível.

Afinal, com carne de qualidade você só precisa de sal, pimenta-do-reino e, no caso do porco, um bom limão. Compartilhe o conteúdo com os amigos e até a próxima!