Em todo churrasco há uma questão que nunca tem consenso, que é como temperar picanha para churrasco, pois as pessoas têm opiniões diferentes e preferências individuais.
Há quem afirme que picanha boa é aquela temperada somente com sal. Em contrapartida, temos pessoas que estão abertas a experimentar novos ingredientes e temperos, como as ervas frescas e manteiga de qualidade, por exemplo.
Portanto, para acabar de vez com essa “discussão” separei dicas incríveis, mostrando que na hora de temperar picanha, tudo é válido e dá resultado!
Como temperar picanha para churrasco: 4 formas diferentes + dica extra
A primeira coisa a considerar, é que a carne da picanha tem um sabor suave.
Por conta disso, é uma carne que absorve facilmente os temperos escolhidos, ou seja, se exagerar fica com sabor forte, mas pegar leve no tempero pode resultar em uma carne insossa e sem muita graça.
É por isso que quando falamos: “somente sal grosso é suficiente” não é tão assertivo, do mesmo modo que falar “é só colocar muitas ervas e sal que a carne fica incrível” também não faz jus à qualidade da picanha. Aprenda o equilíbrio perfeito!
1. Temperando a peça inteira para assar
Começando pelo tradicional preparo da peça inteira, aqui você já tem duas alternativas:
- Temperar a peça antes de assar.
- Temperar a carne depois de assada para finalizar.
Esse rápido método de preparo consiste em levar a picanha diretamente à grelha, com a gordura para baixo.
Depois de selar a capa da gordura, você vira a picanha para selar a carne. Por fim, retire da churrasqueira, corte em bifes de 2 dedos para não ressecar, leva novamente para finalizar o cozimento ao ponto e tempera somente na hora de comer.
Logo, se você temperar antes, pode utilizar uma camada de sal médio ou sal grosso triturado. Contudo, ao retirar e cortar os bifes, o ideal é apenas ajustar o sal, uma vez que a picanha já absorveu parte do tempero inicial.
DICA EXTRA: se você quiser elevar a receita, pode optar por uma pastinha de alho, manteiga temperada ou molho próprio para churrasco!
2. Sugestão de tempero com ervas e manteiga
A segunda sugestão é para “chegar com o pé na porta” no churrasco. Já imaginou preparar uma pasta de manteiga, com tomilho, azeite e um toque de manjericão fresco? Então, vai precisar de:
- 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente;
- Tomilho desidratado a gosto;
- Sal médio ou fino, azeite, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto;
A picanha deve estar cortada em bifes com 2 dedos de espessura. Coloque a manteiga em uma tigela e amasse com um garfo. Adicione o azeite e continue amassando. Em seguida, junte sal, que já é praticamente o sal da receita inteira.
Depois é só acrescentar o tomilho, misturar para incorporar e lambuzar os bifes de picanha com essa manteiga temperada. Leve os bifes à grelha, coloque manjericão e cheiro-verde. Por último, ao virar a carne coloque novamente temperos frescos.
A manteiga traz gordura boa à carne, deixando-a no ponto ideal, além das ervas que conferem um aroma e sabor fantásticos. Veja a receita completa:
3. Experimente o tradicional tempero do Uruguai e Argentina
O chimichurri está entre os temperos naturais para carne mais utilizados no churrasco. Isso porque ele é completo, pois leva:
- Salsinha
- Cebola
- Tomilho
- Alho
- Pimenta vermelha moída
- Pimentão
- Orégano
- Louro
- Pimenta-do-reino
- Salsão
- Vinagrete
- Azeite
- Mostarda em pó
Como pode ver, é um tempero que pede um toque de sal na carne, apenas para complementar. Inclusive, nessa sugestão de tempero ainda teremos suco de limão Taiti.
Sendo assim, espalhe o suco de limão nos bifes, tempere com sal fino dos dois lados e salpique o chimichurri desidratado dos dois lados.
Depois de assar, coloque 1 colher (sopa) de chimichurri, regue com azeite e misture para servir sobre a carne cortada, fica incrível!
4. Picanha para churrasco temperada na cerveja
Deixei essa sugestão por último, pois acredito ser a mais fácil e rápida. Tudo que você precisa fazer é colocar os bifes em uma tigela e temperar com sal, adicionar 1 lata de cerveja, mexer e marinar por 30 minutos.
Finalize na brasa até ficar no ponto, tenho certeza de que vai se tornar uma das receitas favoritas. Uma dica de ouro: utilize pimenta-do-reino, pois traz um toque picante que complementa o sabor da carne!
DICA EXTRA: prepare a picanha no alho
Para fechar com chave de ouro, trago essa ideia de tempero para peça inteira de picanha:
- Sal grosso a gosto
- Sal fino a gosto
- 8 dentes de alho grandes processados
- Azeite e pimenta-do-reino a gosto
Primeiramente, amasse os grãos do sal grosso. Espalhe uma camada generosa de sal sobre a capa da gordura e carne. Em seguida, sele dos dois lados, como fizemos acima.
Retire da grelha e corte bifes com 2 dedos de espessura. Para a pasta de alho, coloque alho processado em uma tigela, adicione sal, azeite e pimenta. Mexa para agregar e espalhe sobre os bifes recém selados.
Por fim, volte à grelha até ficar no ponto desejado. A carne vai absorver o sabor do alho, o toque do azeite e a pimenta, resultando em máxima suculência e sabor.
Como saber se eu comprei a picanha “verdadeira”?
Você já se perguntou: como saber se eu comprei picanha de verdade? Bom, existem características indicando:
- A carne geralmente é coberta por uma capa considerável de gordura.
- O peso médio é de 1kg.
- Costuma ser pequena e triangular.
- A carne verdadeira não apresenta músculos.
- O corte vem acompanhado de bastante “sangue”.
- Se a carne estiver pesada, certamente tem coxão duro junto.
Como última dica, ao comprar picanha meça um palmo de ponta a ponta, o que exceder disso, é coxão duro.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas de como temperar picanha para churrasco, mas não deixe de compartilhar e até a próxima!