Aprender as técnicas de como temperar peru é um conhecimento pouco utilizado para diferenciar o sabor dessa ave tradicionalmente natalina.
Isso porque atualmente existe grande praticidade nos produtos, onde o peru costuma vir temperado e pronto para fazer. Não vou dizer que o resultado é ruim, mas que há grande espaço para melhorar ainda mais os temperos, isso posso afirmar.
Porém, falamos de uma ave realmente grande que chega a pesar 5kg facilmente. Então, o tempero precisa ser muito bem planejado e melhor ainda executado. Vamos conferir tudo sobre isso?
Como temperar peru: 4 melhores temperos para diferenciar a carne branca
Conforme o peru virou referência como uma das principais carnes de Natal, vimos seu preço acompanhar a popularização. Não que o quilo seja caro, pois parte de R$23,00. No entanto, uma ave de 4kg passa a custar R$104,00, compreende?
Não à toa, o pescoço de peru tem ganhado bastante espaço nesse mercado, onde encontramos praticamente o ano todo. Mas já que o principal de toda ceia ainda é a ave inteira, precisamos falar especificamente sobre como temperar.
1. Tempero tradicional para um peru saboroso e inesquecível
Quem se aventura a assar peru inteiro, certamente sabe que a ave é a estrela da refeição, não é mesmo? Por conseguinte, o tempero determina o sabor final e você não pode errar, tudo para oferecer uma comida de qualidade.
Então, para te dar aquela mãozinha camarada que vai facilitar seu preparo, dá uma conferida nessa primeira receita que fenomenal:
Ingredientes do tempero
- 3 colheres (sopa) de manteiga derretida;
- 1 colher (sopa) de azeite;
- 4 dentes de alho picados;
- 1 colher (sopa) de açafrão;
- Folhas de tomilho a gosto;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Suco de 2 limões;
- 50g de manteiga em cubinhos.
Numa tigela, coloque manteiga derretida, azeite, alho, açafrão e tomilho, mas aqui você pode usar a erva da sua preferência. Você gosta de alecrim na carne? Então, substitua pelo tomilho e está tudo certo. Ah, adicione também sal e os temperos.
Em seguida, misture todos os temperos com um fuê até ficar homogêneo. Na sequência, enxugue completamente a ave com papel-toalha e espalhe suco de limão. Depois você vai derramar o tempero e massagear todos os lados.
O segredo desse tempero, é colocar pequenos cubos de manteiga entre a pele e o peito do peru. Dessa forma, você garante umidade suficiente para não ressecar a nobre carne do peito. Olha que espetacular essa ideia, né?
DICA EXCLUSIVA: dentro da cavidade do peru, coloque o limão espremido, ½ cebola picada e 2 ramos de alecrim. Feche, amarre as pernas e depois é só assar. Vale dizer que esse tempero é ideal para um peru de cerca de 3kg.
2. Sugestão de tempero completíssimo para ninguém pôr defeito
Iniciando os trabalhos com a segunda opção de tempero, tenho que confessar que essa mistura é meu ponto fraco. Vejo muito por aí as pessoas economizarem tempero, mas nunca entendi o motivo.
Se você pode colocar 6 dentes de alho amassados, por que colocaria apenas 2? Ou então, usar uma pitada dos temperos naturais para carne, quando o ideal é esbanjar sabor e cor, concorda?
Portanto, veja quantos ingredientes diferentes, mas que unidos, entregam um dos melhores temperos para peru.
Ingredientes
- 200g de manteiga em ponto de pomada
- 2 colheres (sopa) de alecrim picadinho
- 1 colher (sopa) de sal (rasa)
- 1 colher (sopa) de orégano (rasa)
- ¼ xícara (chá) de azeite
- Cheiro-verde picado a gosto
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
- 1 colher (sopa) de raspas de laranja
- ¼ xícara (chá) de alho ralado
- ½ xícara (chá) de suco de laranja
Assim como na sugestão anterior, não há segredo, é só ir adicionando os temperos sobre a manteiga em pomada. O objetivo é formar uma pasta cremosa de manteiga recheada de especiarias. Então, mão na massa e misture tudo.
Por último, massageie a ave com a pasta, lembrando de passar por dentro e debaixo da pele. “Ah, porque já me disseram que é necessário fazer igual a marinada para frango ao temperar peru, é verdade?”.
Não necessariamente, pois como já dito aqui, o peru costuma vir “pré-temperado”. Com isso, você põe o tempero e já pode assar!
DICA EXTRA: o peru tende a ressecar por ficar horas assando em temperatura alta. Para evitar isso, misture cebola picada, maçã verde em cubos, açúcar mascavo (sem exagero) e bacon em cubos a gosto. Esse pode ser o recheio que vai manter a suculência da carne no forno!
3. Prepare uma marinada para peru irresistível e fácil
Essa é para quem achou que eu não traria uma boa opção de peru marinado. Depois do tempero completo acima, a marinada é uma das minhas técnicas prediletas, pois não há sabor que se compare.
E aqui você tem a liberdade de escolher os melhores temperos para frango, combinado? Antes de mais nada, deixe marinando ao menos 24 horas. Do contrário, a carne não pega tempero.
Inclusive, descole a pele do peito para absorver bem os condimentos por todos os lados, confira:
- 50ml de azeite
- 100ml de vinagre de maçã ou de álcool
- 1 garrafa de vinho tinto seco ou branco seco (750ml)
- 1 colher (sopa) de sal
- Pimenta-do-reino a gosto
- 6 dentes de alho em pasta
- 3 cebolas picadas
- Alecrim, açafrão, páprica doce, ervas finas, orégano, tomilho, manjerona e alho desidratado a gosto
Já sabe né? Coloque o peru em um recipiente grande, adicione os ingredientes secos e finalize com os líquidos. Em seguida, massageie muito bem a carne, espalhando o tempero. Se notar que ficou seco, pode esfregar manteiga amolecida.
Transfira tudo para um saco de alimentos grandes, amarre bem e leve à geladeira por 24 horas. Essa marinada é perfeita para temperar um peru de até 3,5kg!
4. Marinada mais simples também funciona para temperar peru
Se você curte uma boa marinada simples, vai adorar essa sugestão. Isso porque ela leva poucos ingredientes, mas que realçam o sabor delicado do peru:
Ingredientes
- 200g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 maço de dill
- 2 cebolas picadas
- Suco de 1 laranja grande
- 1 lata de cerveja (350ml)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo da marinada
- No liquidificador, coloque cebola, suco de laranja, cerveja, sal, pimenta e bata até homogeneizar.
- Em seguida, coloque o peru num saco grande e despeje a mistura da marinada.
- Amarre bem e leve à geladeira por 18 ou 24 horas.
- Depois que der o tempo, retire o peru e vamos terminar de temperar.
- Sendo assim, corte o dill bem pequeno e junte à manteiga, misturando para transferir os sabores à manteiga.
- Agora, descole a pele do peito e espalhe manteiga nesse espaço.
- Por fim, leve para assar, já a sobra da marinada, utilize para regar o peru a cada 20 minutos.
SUGESTÃO EXTRA: asse cerca de 500g de cebola pérola e batatinhas com alecrim. Nossa, é um verdadeiro acompanhamento para peru assado como nenhum outro!
Agora que você sabe como temperar peru, não economize no preparo!
Ufa, quanta opção diferente de tempero para peru, fala a verdade? Lembrando que você ainda pode incluir, substituir ou excluir qualquer ingrediente que não agrada seu paladar, tudo bem?
Afinal de contas, a cozinha tem que ser super democrática para funcionar perfeitamente, ou seja, você tem que ser capaz de usar aquilo que está ao seu alcance e, ainda assim, obter sabores magníficos.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Não deixe o conteúdo parar por aqui, compartilhe-o nas redes sociais, pois, assim como você, outras pessoas não sabem exatamente como temperar corretamente peru. Até a próxima!