Então você está querendo aprender os segredos de como temperar moela? Provavelmente você entende o quão saboroso e suculento esse miúdo fica, certo?
A moela de frango é uma das carnes mais injustiçadas na culinária, onde as pessoas julgam ser ingrediente de descarte. Mas a verdade é que sabendo limpar e temperar, é uma carne que aperfeiçoa praticamente toda receita.
Quer aprender a temperar moela para extrair todo seu potencial nos preparos? Continue a leitura e veja apenas dicas extraordinárias, mantenha a mente aberta!
Como temperar moela: 4 combinações exclusivas para diferentes receitas
Sem querer transparecer ser uma pessoa indelicada, preciso perguntar: você já sabe como limpar moela de frango? Você pode ser expert na alquimia dos temperos, mas se não limpar o miúdo direito, tudo vai por água abaixo.
Dito isso, saiba que a forma correta de temperar está associada intrinsecamente ao tipo da receita. Por exemplo, os temperos usados na moela na panela de pressão, são diferentes daqueles colocados no miúdo frito, compreende?
Nesse cenário, eu decidi abordar os principais tipos de receitas. Assim você terá mais liberdade para se aventurar na preparação da melhor moela, mas sem arrependimentos.
1. Conheça a melhor combinação de temperos para moela no churrasco
Tudo bem que moela assada na churrasqueira não é o preparo mais comum do churrasco brasileiro. Afinal de contas, temos a alcatra ou contrafilé, fraldinha, maminha e por aí vai. Só que este miúdo tem tudo para surpreender seu paladar.
Na realidade, estamos falando de um espetinho bem montado, com legumes e um tempero mais que especial, anote:
Ingredientes
- 400g de moela limpa
- Mix de sal, pimenta-do-reino e manjericão fresco triturado junto
- Pimenta branca moída na hora a gosto
- 1 colher (chá) de molho inglês
- Páprica doce a gosto
- Ervas finas para dar um frescor bacana
- Azeite a gosto para formar um molho no tempero
O jeito certo de temperar é colocar a moela limpa numa vasilha e acrescentar os ingredientes, deixando o azeite por último. A ideia é garantir umidade na mistura, de modo a impregnar na carne. Misture bem e monte os espetinhos com legumes.
Utilize pimentão amarelo, vermelho, cebola e abobrinha, tudo cortado em tiras para intercalar. Se quiser, dá para incrementar o tempero com um bom chimichurri para carne, apenas experimente!
DICA EXTRA: não tem churrasqueira? Sem problemas, você também pode assar os espetinhos no forno, ficam macios e suculentos!
2. Tempero puxado no alho é perfeito para cozido de moela
Ensopado é aquela comida que aquece o coração e massageia a alma, nos fazendo recordar de bons tempos, né? Combinar a moela nesse tipo de receita é muito bom, pois enriquece o sabor e a textura da receita.
O segredo do tempero aqui não está na moela em si, mas nos ingredientes que você adiciona ao molho. No fim das contas, tudo será preparado a partir de um molho incrível:
- 1kg de moela de frango limpa
- Banha de porco para refogar e dar sabor
- 5 dentes de alho amassados
- 2 cebolas picadas
- 1 colher (sopa) de colorau
- Pimenta calabresa a gosto
- 1lt de caldo de galinha caseiro
- 1 cenoura picadinha
- Pimentão picado a gosto
- 2 tomates picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 3 batatas médias cortadas
- Cheiro-verde a gosto
Eu sei que são muitos ingredientes, mas depois que o ensopado estiver pronto, volte para me dizer o que achou. O pulo do gato, no entanto, é deixar a moela de molho pelo menos 1 hora antes.
Para isso, misture suco de ½ limão siciliano, bastante azeite, tomilho e alecrim picado e chimichurri. Se quiser um sabor mais intenso, coloque alho amassado também, misture e reserve. Não se preocupe com o preparo, olha a receita que eu encontrei:
3. Arrase na preparação da moela frita com esse mix criativo e saboroso
O quanto você gosta de bife acebolado? Curte também fígado acebolado ou tem ressalvas? E se eu disser que moela de frango acebolada é um dos preparos mais fantásticos, você acredita?
Sério, me lembro certinho uma vez que estávamos em um boteco numa cidade vizinha, eu e amigos. Lá tinha porção de moela acebolada, a princípio surgiu aquela pontinha de interesse, mas fiquei com o pé atrás.
Lá pelas tantas da noite, alguém pediu a bendita porção, e como a cerveja já estava no controle [risos], experimentei. Bom, se eu estou trazendo essa sugestão para você, certamente deu muito certo, né? Que receita incrível, dá uma olhada:
- Comece refogando a moela limpa em azeite, com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e páprica picante.
- Quando começar a amaciar, entre com 2 a 3 colheres de ketchup picante e misture.
- Depois de 2 minutos, acrescente 2 cebolas cortadas em pétalas e 4 dentes de alho picadinhos.
- O truque é saltear rapidamente até a cebola caramelar e abrir.
- Na sequência, junte ¼ xícara (chá) de molho inglês e salteie até evaporar.
- Para finalizar esse preparo brilhante e apetitoso, acrescente salsinha picadinha, misture e sirva.
Olha só que tempero bacana e que ideia genial de petisco de boteco para servir quando receber amigos, não é?
4. Moela de frango refogada é o que há de sabor na cozinha, capriche!
Para finalizar nossa jornada pelas técnicas de como temperar moela, trago até você uma receita que parece carne de panela. Não é por falar não, mas esse preparo é digno das melhores refeições nos finais de semana.
E outra, moela e panela de pressão é um casamento que não tem como dar errado. Veja os ingredientes, separe tudo certinho e, se quiser, pode incrementar como preferir, tudo bem?
Ingredientes
- 1 cebola picada
- 3 batatas médias em cubos
- ½ pimentão verde picado
- 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 4 dentes de alho amassados
- Salsinha picada a gosto
- Sal, páprica picante, colorau, pimenta calabresa, pimenta branca e pimenta-do-reino a gosto
- 2 folhas de louro
Essa carga de temperos é suficiente para temperar bem 1 quilo de moela limpa. O método de preparo é como todo cozido, você refoga os ingredientes, frita rapidamente a carne e finaliza na pressão. Veja um vídeo detalhado do processo:
DICA EXCLUSIVA: o melhor para o final, conheça o mix de tempero chamado “Ras el hanout”
Tenho que dizer que eu não conhecia esse tempero até poucos dias atrás. Esse tempero vem diretamente da culinária do Oriente Médio e do Norte da África, e aviso logo, é potente.
A tradução literal para “ras el hanout” é algo poético e lindo, assim como o sabor das especiarias. Isso porque significa “o máximo da minha cozinha”, como se fosse uma forma de expressar a identidade da sua culinária. Então, é bacana demais essa curiosidade.
Sua composição inclui pimenta-do-reino, cardamomo, gengibre, canela, cravo, noz-moscada, cominho, pimenta-da-Jamaica e coentro. A tradução disso é: “pancada no paladar”, e com a moela isso é ainda mais evidente.
Acontece que o miúdo absorve perfeitamente os sabores, então, o paladar é realçado, vale muito a pena experimentar!
Uma forma diferente de como temperar moela para muitas receitas únicas
Você concorda comigo que saber como temperar moela não envolve nenhuma dificuldade? E o melhor, agora você simplesmente tem uma forma única de temperar a carne em cada tipo de receita.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, mas se não for pedir demais, compartilhe o conteúdo. Assim você me ajuda a alcançar mais pessoas que talvez tenham a mesma dúvida, tá bom? Até a próxima!