Como temperar língua de boi? 4 ideias de temperos para usar

O tempero certo na carne é capaz de “mascarar” suas características naturais. E isso é ainda mais importante quando aprendemos como temperar língua de boi.

Nesse contexto em particular, o tempero na língua pode ser o diferencial para uma pessoa provar ou não a carne. Porém, antes de qualquer coisa, perca seu receio de experimentar coisas novas, pois aí, até sal e pimenta serão suficientes.

As ideias de temperos de hoje foram formuladas para mostrar a você a beleza e o sabor natural da língua bovina. Portanto, aproveite sem moderação e vamos nessa!

Como temperar língua de boi: 4 ideias inacreditáveis de temperos que transformam a carne

como temperar língua de boi

Antes de sequer falar em temperar língua, é imprescindível saber como limpar língua de boi. A experiência negativa geralmente começa devido à falta de cuidados especiais que a carne exige. E a pele é uma das coisas que você tem que tirar.

Gosto de pensar que carnes como a língua, são ótimas alternativas mais em conta para comermos sempre bem. Não à toa, existem receitas de língua de boi que ficam incríveis e todos deveriam experimentar. Fique agora com a nossa lista!

1. Tempero ideal para churrasquear língua de boi

Geralmente as pessoas fazem língua cozida ou ensopada, pois têm receio de assar na churrasqueira e ficar dura. Fazer na brasa é uma das poucas receitas que realçam verdadeiramente o sabor e a textura da língua bovina.

Então, além de você aprender um tempero incrível para grelha, você vai ver como é simples deixá-la suculenta e apetitosa. E como usaremos tempero para churrasco, nada de exagerar, pois o básico é sempre vantajoso para esse corte exótico.

Ingredientes do tempero

  • 1 kg de língua de boi (aferventada e limpa);
  • 4 dentes de alho picados;
  • Sal triturado e pimenta-do-reino a gosto;
  • Bastante azeite para umedecer a carne;
  • Suco de 2 limões Taiti;
  • Ramos de alecrim ou tomilho debulhado a gosto.

Leve estes ingredientes em uma tigela, deixando os líquidos por último. Misture até ficar homogêneo e esfregue na carne. É importante passar em todos os lados para pegar um sabor presente desse mix de temperos naturais. Reserve por 10 minutos.

Por fim, é só levar à grelha em braseiro médio, virando a cada 5 minutos até dourar por completo. É importante não assar demais, porque a língua é um músculo macio, mas que enrijece com certa facilidade.

Olha que fantástico, agora você já sabe como preparar língua de boi para churrasco. Fique com o vídeo para não errar:

2. Tempero para língua de boi frita

Da mesma forma que fritamos as carnes vermelhas na frigideira, como acém, patinho, alcatra ou contrafilé, dá para fritar língua. E digo mais, tomando os cuidados necessários, fica realmente macia e suculenta, mas com uma pegada crocante.

Porém, o segredo mesmo está em como temperar carne para fritar na frigideira. Isso porque a língua em si não tem aquele sabor característico, ou seja, você precisa reforçar seu gosto natural, usando ingredientes como:

  • 1kg de língua cortada em pedaços médios (lavada, escaldada e limpa)
  • 2 cebolas pequenas processadas
  • 4 dentes de alho processados
  • Colorau, páprica picante, chimichurri e açafrão a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Suco de 2 limões Taiti

Sem nenhum segredo, coloque os pedaços de língua numa tigela e acrescente os temperos secos. Em seguida, espalhe bastante azeite e suco de limão, mexa para espalhar e frite na manteiga até dourar.

Novamente, quando fritamos alguma carne, automaticamente selamos sua camada externa. No caso da língua, esse processo deve ser rápido, para não perder umidade interna, tudo bem?

DICA EXTRA: para garantir que a carne não fique ressecada, refogue um pouco de cebola e alho na frigideira. Depois você entra com a carne e, se for necessário, acrescenta um pouco de líquido. Pode ser caldo de carne, manteiga ou um fio de água.

3. Como temperar língua de boi para cozinhar na pressão e finalizar no molho

Se você gosta de preparar carne de panela que desmancha, vai se sentir em casa com essa sugestão. Vale ressaltar, que a dica vai além do tempero, pois você verá um processo muito bacana.

Ingredientes do tempero

  • 1 língua de aproximadamente 800g (lavada, escaldada, cozida na pressão e sem pele)
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 cebolas fatiadas
  • Sal, pimenta-do-reino, cominho, ervas finas e curry a gosto
  • 2 folhas de louro
  • 2 colheres (sopa) de molho de tomate
  • 1 tomate picado
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • Azeite ou manteiga suficiente para dourar e refogar os ingredientes

Modo de preparo

  1. Tempere com alho, cebola, especiarias e condimentos, besuntando com azeite para fixar os temperos.
  2. Refogue a língua na panela com cebola, alho e azeite até dourar.
  3. Transfira para uma panela de pressão com os líquidos e cozinhe por 25 minutos.
  4. Depois, tire a pressão, fatie a língua, prepare um molho caprichado e adicione a língua.
  5. O molho leva cebola e alho refogado, tomate picado e molho de tomate.
  6. Assim que o molho levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe entre 4 a 5 minutos ou até o molho encorpar.
  7. Finalize com um toque de cheiro-verde e deguste essa iguaria muito bem temperada.

Portanto, o segredo é temperar a língua antes de selar na panela. Não esqueça de adicionar azeite para dar um toque a mais. Caso tenha se perdido em alguma etapa, confira o vídeo do preparo sempre que quiser:

4. Experimente língua de boi empanada com essa dica de tempero

Provavelmente, a língua de boi não é considerada a melhor carne para bife à milanesa por muita gente, né? Na realidade, a carne nem passa perto de ser considerada, mas e se eu disser que fica deliciosa, você acredita?

Além do que, é uma alternativa muito em conta que substitui facilmente a alcatra ou contrafilé, que são cortes tradicionais. Isso sem contar que os temperos são econômicos da mesma maneira, ou seja, apenas vantagens.

Para temperar você pode adicionar os temperos diretamente no ovo do empanado, especialmente o alho triturado. Contudo, há uma pequena chance de não segurar tanto o sabor na carne.

Por isso, recomendo adicionar os temperos diretamente na língua, veja algumas opções:

  • 3 dentes de alho processados
  • Pimenta-do-reino e pimenta branca
  • Páprica doce
  • Açafrão na carne
  • 1 cebola bem processada
  • Pimenta-da-Jamaica moída
  • Sal
  • Azeite

As quantidades ficam a seu critério, mas não deixe de colocar, pois realmente realçam o sabor da língua. Agora, se você já sabe como empanar frango, aqui é o mesmo processo. O pulo do gato é pressionar bem a farinha.

DICA EXCLUSIVA: não esqueça de adicionar ao menos sal e pimenta-do-reino à farinha, já que reforça o sabor. Outro ponto fundamental, não frite demais, assim que dourar está pronto!

6 dicas rápidas de como limpar e temperar língua de boi perfeitamente

O maior segredo ao preparar língua bovina não é saber temperar, mas sim entender a limpeza. Você pode colocar todo seu empenho nos temperos, mas se não limpar corretamente, sua experiência fica muito prejudicada.

Pensando nisso, elaborei alguns passos rápidos para como limpar adequadamente:

  1. Lave a língua em água corrente, escovando bem todas as partes.
  2. Escalde em água fervente por 10 minutos.
  3. Volte a lavar para eliminar resquícios liberados na fervura.
  4. Cozinhe na pressão com água por 20 minutos (pode colocar temperos como cebola, folha de louro, pimenta e alho).
  5. Por último, retire a pele, membranas e colágenos.
  6. Se preferir, raspe a parte superior da língua para remover sua aspereza.

Um velho truque que ajuda a soltar a pele que envolve a língua, é dar algumas pancadas. Sendo assim, utilize um martelo de cozinha e “desça a porrada” na língua. Brincadeiras à parte, sem exagerar na força, mas isso pode ajudar!

Saber como temperar língua de boi é simples e pede por criatividade

De verdade, com as dicas de hoje, você vai dominar o tempero da língua bovina, fica fácil demais. No final das contas, esse preparo se tornará o mais novo queridinho nas refeições, pode apostar!

E você, gostou de aprender a lidar melhor com a língua bovina? Era tudo que você esperava, sim ou claro? Agora é com você tirar máximo proveito deste prato que deveria ser considerado uma iguaria.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas consigam fazer você enxergar que até mesmo as carnes mais exóticas são preciosas para comidas ricas em sabor e variedade. Não deixe de compartilhar e até a próxima!