Como temperar leitão para assar no forno?

Você também acha que aprender como temperar leitão para assar no forno só é vantajoso para receitas de final de ano? Pelo contrário, saber o jeito certo de dar sabor ao porco é um conhecimento que você leva para a vida e que traz sabor ao cardápio.

Por mais que a mistura ideal de ingredientes acompanhe as preferências de cada um, só há um jeito de temperar leitão. Nesse caso, a marinada é a melhor técnica para realçar as características naturais da carne e estimular sua maciez.

No conteúdo de hoje você terá acesso às melhores marinadas, sugestões de temperos e dicas essenciais para fazer bonito no leitão assado. Confira e aproveite!

Saiba como temperar leitão para assar no forno com máximo sabor e suculência

como temperar leitão para assar no forno

A carne do leitão é naturalmente macia, pois falamos de um animal novo. Porém, garantir sua suculência é o grande desafio na hora de temperar, mas você tem uma série de elementos chave para chegar ao melhor resultado.

Resumidamente, alguns componentes básicos são primordiais, como sal, alho, cebola, alho-poró, salsão, ervas frescas e cheiro-verde.

No quesito marinada para carne de porco, é interessante seguir uma linha mais ácida e cítrica. Aqui eu destaco suco de limão, laranja, vinho branco, vinagre de maçã, azeite e até uma boa cerveja clara.

Sem falar nas especiarias e condimentos que dão cor e garantem uma palatabilidade excepcional. Então, a partir desses ingredientes você pode liberar a criatividade para combiná-los e chegar ao melhor resultado para seu paladar. Até lá, anote a receita de hoje:

Ingredientes

  • Aproximadamente 4kg de leitão
  • 200ml de vinho branco de qualidade
  • Suco de 4 limões (siciliano ou Taiti)
  • Suco de 2 a 3 laranjas
  • 2 cebolas grandes cortadas grosseiras
  • 8 dentes de alho inteiros sem casca
  • 1 talho de alho-poró (apenas a porção verde)
  • 2 colheres (sopa) de pimenta síria
  • 1 colher (sopa) de páprica doce
  • ½ colher (chá) de páprica picante
  • 2 a 3 colheres (sopa) de sal
  • 3lts de água em média
  • Alecrim, tomilho e louro fresco a gosto

Modo de preparo detalhado

Para preparar a marinada você tem duas opções: colocar a carne em um saco próprio para alimentos, amarrar e reservar na geladeira. Esse método é ideal para marinadas longas, nas quais o leitão fica por 24 horas.

A segunda maneira, é dispor o leitão em uma assadeira funda de modo que o líquido envolva a carne, veja:

  1. Primeiramente, separe os ingredientes líquidos e dissolva o sal na água.
  2. Depois, faça um mix com os condimentos e especiarias.
  3. Nesse meio tempo, corte os vegetais em tamanho médio para liberar seus aromas e sabores.
  4. Quanto ao leitão, se você já tiver feito a higienização, basta secar a pele e a carne com papel-toalha.
  5. Em seguida, disponha a carne no recipiente e espalhe primeiro o tempero seco por toda a extensão do leitão.
  6. Depois, entre com o vinho branco, água, suco de laranja e limão e temperos, também sobre a carne.
  7. Finalize com os legumes e vegetais, arrumando para entrar em contato com a mistura líquida.
  8. Por último, tampe a embalagem e leve à geladeira.

Neste processo acontece uma reação muito bacana. Veja bem, os meios cítricos e ácidos quebram a fibra da carne, o que provoca a “abertura” das fibras. Consequentemente, o sabor dos temperos e dos líquidos penetra diretamente na carne.

Como resultado, a carne amacia, absorve sabor, se hidrata e fica extremamente aromática. Vale ressaltar, você pode utilizar o próprio caldo da marinada na hora de assar no forno. Assim, o preparo se mantém úmido e evita o ressecamento da carne.

Outra coisa, o tempero acima funciona que é uma beleza para leitoa assada no forno, fica a dica!

DICA EXTRA: por quanto tempo preciso marinar o leitão antes de assar?

Há uma discussão fervorosa quanto ao tempo necessário para marinar carne de porco, ou qualquer outra carne por assim dizer. Isso porque muitos dizem que é necessário marinar por 24 horas, isso quando não indicam 48 horas.

E como eu sou uma pessoa que tem paixão pelo tempero da carne de porco, eu leio muito sobre o assunto. Tanto é que recentemente eu li um livro chamado “Um Cientista na Cozinha”, de Hervé This, que explica o processo químico da marinada.

Em sua melhor descrição, o autor, que é um físico-químico especialista em gastronomia molecular, indica que uma boa marinada precisa de apenas 90 minutos. Isso mesmo, somente 1 hora e meia é suficiente para a carne puxar os sabores.

Inclusive, nesse tempo, o conjunto da marinada (temperos, condimentos, gorduras e líquidos) penetra cerca de 1,5cm na carne. Segundo o autor, isso é suficiente para você degustar um leitão extremamente temperado e saboroso.

Portanto, faça, teste e veja o resultado, daí você ajusta conforme for melhor para suas receitas, concorda?

Alternativa simples de tempero para leitão assado no forno

dica para temperar leitão para assar no forno

Após ter aprendido como temperar leitão para assar no forno, você acredita que a receita anterior leva muitos ingredientes? De fato, aquela é a verdadeira marinada completa, mas pode não agradar a todos.

Nesse sentido, eu escolhi uma combinação consideravelmente mais simples com menos ingredientes, mas que proporciona um resultado igualmente incrível:

Ingredientes

  • ½ leitão
  • 350ml de vinho branco de alta qualidade
  • Sal a gosto (coloque menos e aproveite o caldo para fazer um molho)
  • 8 ramos frescos de alecrim
  • 6 dentes de alho amassados com casca e tudo

O tempero não guarda segredo algum, coloque o leitão em uma assadeira, despeje o vinho, espalhe o alecrim, o sal e os dentes de alho. Tampe e leve à geladeira pelo tempo que você julgar necessário.

Pode parecer simples, mas isso é suficiente para valorizar as características naturais da carne. Um segredinho é usar o caldo do tempero para pincelar e hidratar o leitão enquanto doura e finaliza no forno.

Aprendeu como temperar leitão para assar no forno?

Eu não diria que o conteúdo de hoje foi uma aula, pois para aprender como temperar leitão para assar no forno de forma profissional, leva anos de experiência. Porém, é inegável que com estas dicas você conseguirá assar um leitão incrível.

Explore as combinações de acompanhamento para carne de porco e incremente ainda mais o cardápio. Eu fico por aqui, mas na torcida para você arrasar na próxima reunião de família. Se gostou, compartilhe e até a próxima!