Está pensando em dar uma turbinada no sabor da carne e quer saber como temperar frango para assar no forno?
O frango assado é aquela receitinha simples, mas que acompanha todo e qualquer momento, sem contar a facilidade e sabor. Porém, tudo se resume aos temperos adicionados à carne, de modo que combinem com sua suavidade.
Para ajudar você, eu separei 4 ideias de temperos maravilhosos e simples para se surpreender. Confira e experimente cada sugestão na hora de temperar frango para assar no forno.
Como temperar frango para assar no forno: 4 temperos simples para frango
Em geral, não tem como errar com frango, mesmo que o tempero inicial não fixe bem. Falo isso porque você pode sempre corrigir ou incrementar os sabores com um molho de acompanhamento para frango assado.
Nesse caso, você cria um preparo simples justamente para espalhar sobre a coxa do frango, por exemplo. Ou quem sabe um molho agridoce de laranja cremoso, feito basicamente com o caldo que sobra do assado, já imaginou?
Contudo, nem sempre dá tempo de fazer guarnições para complementar, pois a refeição está posta e os convidados chegando. Para esses dias, nada melhor do que acertar em cheio nos condimentos, especiarias e ingredientes antes de assar o frango.
1. Combinação de temperos que se fixa ao frango facilmente
Muitas vezes, por mais que tentamos deixar o frango com aquele sabor característico dos temperos, a carne fica insossa. Só que é fundamental compreender a razão disso.
Não há muito mistério, ou você colocou pouco tempero, o tempo foi insuficiente ou o mix escolhido “não vingou”. Diante disso, essa sugestão é justamente uma união de temperos intensos, mas com toques que suavizam e pegam na carne.
Ingredientes do tempero para frango assado
- Flor de sal ou sal refinado
- Páprica picante
- Manjericão e manjerona desidratados
- Alho em pó
- Pimenta-do-reino
- Suco de limão siciliano
- Azeite a gosto
Aqui temos dois componentes indispensáveis para qualquer tempero simples de frango, que são o sal e a pimenta-do-reino. Por outro lado, o restante da lista traz nuances bem marcantes sem exageros à delicadeza da ave.
Portanto, cuidado apenas com a quantidade da páprica picante e alho em pó, pois têm sabores intensos.
SUGESTÃO DE CORTE DE FRANGO ASSADO: para acompanhar esse tempero, aposte na coxa e sobrecoxa desossada. Em seguida, coloque a carne num recipiente, adicione temperos secos, incorpore limão e azeite e deixe 30 minutos antes de assar!
2. Não gosta de sabores fortes? Tenha um mix de ervas frescas na manga!
Frango é aquela carne branca sem muita identidade. Por exemplo, quando você assa carne vermelha, não importa os temperos colocados, a carne mantém seu sabor distinto. Já o frango não, depois de assado ele terá o gosto dos temperos adicionados.
Se na sugestão anterior caprichamos com especiarias que deixam sua marca na carne, aqui vamos na contramão. Dessa forma, você precisará:
- Suco de limão siciliano
- Alecrim debulhado a gosto
- Folhas de manjerona picadas
- Ramo de tomilho debulhado a gosto
- Folhas de sálvia picadas a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 cabeça pequena de alho
- Louro em folha
- Azeite ou manteiga a gosto
Atualmente, você encontra boas opções de temperos naturais para carne nos supermercados, como tomilho, alecrim e sálvia. E tenho que dizer, é uma alternativa sensacional para fugir dos temperos tradicionais que usamos diariamente.
Antes de mais nada, adicione o suco de limão, azeite ou manteiga e depois acrescente os temperos. É interessante massagear a carne por alguns minutos e levar para assar na sequência.
Uma dica valiosa: corte a parte superior do alho e adicione a cabeça inteira na travessa com a carne assada. Inclusive, coloque as folhas de louro junto do alho. Como resultado, você terá um frango ultra aromático e saboroso sem exageros!
DICA EXTRA: troque o suco de limão por raspas de limão, fugindo assim, das escolhas óbvias de tempero para as carnes do dia a dia!
SUGESTÃO DE CORTE DE FRANGO ASSADO: esse mix funciona bem para peito de frango sem osso assado, bem como sobrecoxas e frango inteiro!
3. Marinada para frango não pode faltar como tempero para frango assado
Costumo dizer que marinada para frango serve dois propósitos indiscutíveis na cozinha. O primeiro é agilizar o andamento das receitas, pois basta pegar o frango temperado e assar.
Além disso, é uma das técnicas mais certeiras para colocar o mix de sabores escolhidos na carne. Não há outra técnica de temperar que deixe o frango mais suculento e saboroso do que a marinada.
“Será que não é difícil, porque nunca fiz marinada, e se ficar ruim?”. Vamos por partes, a marinada é bem simples na verdade, pois ela se baseia na combinação de três elementos-chave:
- Ervas aromáticas e condimentos com tom de frescor.
- Compostos ácidos para quebrar a proteína da carne, o que permite a fibra se abrir e puxar os temperos.
- Algum tipo de gordura é bem-vinda, mas sobretudo, a quantidade assertiva de sal.
Diante disso, você tem um mundo de possibilidades, pois todo tipo de tempero oferece essas qualidades. Sendo assim, deixarei 3 sugestões de marinada para frango assado.
Sugestão 1 – Marinada diferente e fantástica
- 500g de frango
- 2 cebolas pequenas picadas
- 4 dentes de alho amassados
- ½ xícara (chá) de vodca (pode fazer sem medo)
- 3 colheres (sopa) de extrato de tomate
- Suco de 2 limões
- 1 pitada de pimenta calabresa
- Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
- 100ml de água para formar o caldo
Sugestão 2 – Marinada para frango assado
- 600g de frango
- ½ xícara (chá) de shoyu
- 3 colheres (sopa) de vinagre de arroz
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 pimenta dedo-de-moça picada
- Óleo de gergelim e azeite a gosto
- ½ colher (chá) de amido de milho
- Tomilho e alecrim a gosto
Você já comeu petisco com frango assado? Pois saiba que essa marinada fica especialmente maravilhosa desse jeito. A combinação do shoyu, limão, açúcar mascavo e o restante das especiarias cria um sabor único que você nunca provou.
O tempo dessa marinada pode ser entre 2 a 3 horas, depois é só assar!
Sugestão 3 – Marinada para frango de manjericão e limão
- 500g de frango
- 8 ramos de manjericão
- Suco de 2 limões
- 4 dentes de alho amassados
- Pimenta-do-reino e azeite a gosto
- Flor de sal a gosto
Para fechar as marinadas, temos uma sugestão simples de muito sabor. Entretanto, você ainda pode aprimorar com vinho branco seco e um pouco de açafrão.
O segredo da marinada é colocar todos os ingredientes num saco hermético, misturar e deixar na geladeira por algumas horas. Como resultado, tenha o melhor frango assado que você já comeu. Acompanhe detalhes e dicas nesse vídeo abaixo:
4. Ingrediente simples entregam os melhores sabores para frango assado
Dá uma olhada aí na sua despensa e geladeira, veja se você tem os seguintes ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de mostarda;
- 1 colher (sopa) de mel;
- 70ml de vinagre de vinho branco;
- Azeite a gosto;
- 100ml de água;
- Mix com páprica, cúrcuma, alho e cebola granulados;
- Tomilho e manjericão desidratados a gosto;
- Suco de 2 laranjas;
- 1 cenoura picada;
- ½ cebola roxa picada;
- ½ cebola branca picada;
- 3 dentes de alho amassados.
Sim, são muitos ingredientes, mas vamos combinar que todos são simples, não é verdade? De todas as sugestões de hoje, essa é talvez uma das mais completas e que realça o sabor do frango assado.
Além do que, aqui você pode temperar de duas maneiras: colocar os temperos, misturar e assar. Ou ainda, acrescentar os temperos reservar por 1 hora para absorver perfeitamente, que tal?
Essa sugestão é digna daquele almoço de domingo com frango, não é mesmo? De toda maneira, deixo a seguir um vídeo bem bacana com os detalhes do preparo desse frango:
Agora escolha como temperar frango para assar no forno
O interessante de aprender como temperar frango para assar no forno, não é ter a lista de ingredientes na mão. Pelo contrário, é ter um direcionamento interessante, mas com a possibilidade real de colocar sua preferência própria.
Por isso eu digo, escolha uma das sugestões acima e mude de acordo com a sua disponibilidade, pois é isso que torna o frango ideal como carne para almoço de domingo, que é quando a família toda está reunida.
Espero que tenha gostado das minhas dicas. Não esqueça de compartilhar com mais pessoas, a fim de valorizar essa proteína super econômica e pra lá de versátil. Até a próxima!