Apesar da facilidade, muitos não sabem como temperar frango desfiado e existem dúvidas sobre o momento certo de adicionar os temperos.
Aliás, é incrível como o frango é versátil e ao mesmo tempo permite que a pessoa possa colocar seu toque pessoal e identidade culinária, não é mesmo? Porém, para aproveitar esse benefício você deve entender a composição ideal de temperos.
Então, a partir de agora irei enriquecer seu repertório de temperos, de modo que você abra a mente para inovar e se “arriscar” mais na busca do sabor perfeito! Vamos conferir?
Como temperar frango desfiado: 5 ideias de tempero para tipos de preparo diferentes
A primeira coisa que você deve ter em mente é a finalidade do frango desfiado. Em outras palavras, defina com precisão qual prato você fará com o frango, seja um recheio para torta, panqueca, pizza, pastel ou até mesmo um espetinho de frango desfiado.
“Ah, mas por que eu preciso saber disso, não é tudo a mesma coisa na hora de temperar frango?”. Não necessariamente, porque cada conjunto de tempero, especiaria e ervas frescas, deve ser aplicado especificamente em cada prato.
Por exemplo, o tempero ideal para recheio de coxinha de frango não é o mesmo de quando você vai desfiar o frango para congelar. Afinal, o recheio precisa de máximo sabor, enquanto o frango desfiado e temperado para congelar, nem tanto.
Saber disso é meio caminho andado para acertar no tempero do frango. Diante disso, escolhi as melhores formas e ideias para cada cenário.
Onde usar os temperos certos?
Embora pareça um bicho de sete cabeças compreender onde cada tempero vai, te asseguro que não é, prova disso são as dicas a seguir:
- Frango desfiado congelado: nesse caso pode ser melhor usar temperos básicos como sal, cebola, alho, pimenta-do-reino e colorau para dar cor, pois a intenção é apenas congelar pré-temperado.
- Frango desfiado para recheio: aqui já precisa de mais sabor, utilize sal, açafrão, pimenta-do-reino, cheiro-verde, curry, caldo de carne, bastante cebola e cheiro-verde.
- Ideia de tempero para kafta de frango: muitas pessoas utilizam o creme de cebola pronto, mas sugiro incrementar com pimenta-do-reino, açafrão e um toque de mostarda.
- Ideia de tempero para escondidinho: prefira temperos mais leves e picantes, como pimenta calabresa, pimenta dedo-de-moça sem semente, pimenta-do-reino, sal, colorau e cominho.
- Sugestão de tempero para sopa de frango: basicamente a sopa ou caldo ficarão com o sabor do frango, então capriche no alho, cebola, pimentão, curry, páprica, pimenta calabresa e cheiro-verde.
“Ah, mas para minha sopa prefiro uma combinação mais suave, pois utilizo muitos legumes”. Sem problemas, o que manda na “etiqueta” culinária é agradar seu paladar, ou seja, pode colocar outras opções também.
2 formas de temperar frango desfiado para um sabor acentuado
Agora que você já está por dentro dos principais temperos é hora de entender o melhor momento para adicioná-los nas etapas do preparo.
Opção 1 – durante o cozimento na pressão
Essa sugestão é muito bem-vinda e útil para quem utiliza o caldo do cozimento em outras receitas. Isso porque os temperos são colocados juntamente com o frango na hora da primeira refoga, incorporando à carne para mais sabor.
- 1kg de filé de frango;
- 1 cebola grande em cubos;
- 4 dentes de alho processados;
- 2 tomates sem pele;
- Sal e pimenta do reino a gosto;
- 1 pitada de açúcar;
- ¼ xícara (chá) de salsinha picada;
- Aproximadamente 1 + ½ xícara (chá) de água quente.
Na panela de pressão, doure a cebola com o alho no azeite, junte o frango, misture e vá mexendo até fritar levemente. Em seguida, acrescente tomate, sal, pimenta-do-reino, açúcar e cheiro-verde. Agora, adicione água quente até cobrir o frango.
Por fim, quando apurar, feche a panela e ao pegar pressão conte 20 minutos, desligue, deixe a pressão sair naturalmente e chacoalhe a panela até desfiar por completo, essa é uma das muitas técnicas para desfiar carnes. Veja o passo a passo no vídeo da receita:
Opção 2 – durante o processo de refoga do frango
Por outro lado, essa forma de temperar frango é mais indicada para quem precisa do frango mais suave, pois a ideia é incorporá-lo a outras receitas posteriormente.
Sendo assim, o frango é cozido na pressão apenas com água, sal, cebola, alho e pimenta-do-reino. Depois de cozido e desfiado, aí sim você entra com temperos de acordo com a receita final.
DICA EXTRA de “kafta” de frango com bacon
Certamente você conhece o conceito de kafta, aquele espetinho com carne moída, tradicionalmente bovina, só que aqui vamos substituir pelo frango desfiado. Como resultado, temos um espetinho saboroso e fácil de fazer, veja os ingredientes:
- 1kg de peito de frango cozido e desfiado bem sequinho
- Pimenta-do-reino, salsinha desidratada e páprica defumada
- 100g de queijo ralado (muçarela, prato, provolone ou parmesão)
- Tiras finas de bacon para enrolar os espetinhos
O segredo para essa kafta dar certo, é deixar a mistura da carne com os temperos enxuta na medida. Do contrário, pode ficar difícil modelar no palito.
Além disso, o queijo é fundamental para dar a liga necessária para “grudar” o frango no palito. Desse modo, adicione o queijo ralado ao frango finalizado e misture, deixando derreter para incorporar.
Depois disso, pegue uma porção da carne ainda morna, faça uma espécie de bolinha e pressione sobre o palito, dando o formato da kafta. Leve para assar na grelha a uma altura boa do braseiro, evitando que rache o espeto.
Deixo aqui uma dica de ouro: enrolar tiras finas de bacon no espeto de kafta, ajuda a firmar a carne no espeto, além de transferir o sabor do bacon para o frango, fica divino!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!