O filé mignon é um dos cortes bovinos mais nobres, porém é imprescindível saber como temperar filé mignon para aproveitar tudo o que o corte tem a oferecer. Esse tipo de corte fica na parte traseira do boi. Como essa parte não tem muito movimento, não apresenta músculos, o que garante a maciez e suculência da carne.
Independentemente da ocasião em que esse corte será oferecido, é importante saber limpar, cortar e escolher o melhor tempero. Para cada ocasião e tipo de preparo são necessários certos cuidados, inclusive, para o preparo de churrasco.
Sabia que há temperos que podem colaborar com o enrijecimento da carne? Isso faz com que ela fique dura, perdendo todo seu suco natural, responsável por deixar a carne macia.
Portanto se quer se tornar um expert no preparo de filé mignon, confira só essas dicas incríveis que separei para você!
Como limpar e cortar filé mignon corretamente?
Primeiramente priorize o corte da carne, pois dará muita diferença. Na etapa de corte, você precisará limpar corretamente a carne. Caso você costume comprar pronta no açougue, verifique se a carne está bem limpa.
Uma coisa importante, caso vá fazer churrasco, é cuidar da espessura da carne. Normalmente no açougue, os cortes são definidos por padrão. Na verdade, esses cortes do açougue são mais para fritar como bife.
Então se o seu intuito é fazer um churrasco perfeito, minha sugestão é que você compre o filé mignon em peça e faça os cortes.
A escolha da carne
Para escolher uma boa peça de filé mignon, é interessante que você preste atenção na marmorização da carne. A marmorização significa porções de gordura que são entremeadas às fibras da carne.
Isso traz mais maciez e acentua o sabor do filé mignon. Outra coisa importante na escolha da carne é observar a cor da peça. Quanto mais vermelha estiver a carne, significa que está mais fresca. Quando você perceber um tom de vermelho esbranquiçado significa que a carne não é fresca.
A limpeza da carne
Antes de mais nada, você precisa ter uma faca adequada para facilitar a limpeza. O modelo de faca mais utilizado para limpeza de qualquer peça é a faca de desossar. Ela possui uma ponta bem mais fina e uma leve curvatura na ponta, o que facilita na hora de remover gorduras.
A primeira coisa que você precisa remover da peça de filé mignon é a capa prateada. Uma espécie de fibra que se encontra na superfície do corpo do filé mignon. Essa fibra é uma parte muito dura e quando passa pelo cozimento ou fritura acaba enrijecendo ainda mais.
Em seguida, remova toda a gordura em excesso que tiver na carne, garantindo que a peça fique bem limpa.
O corte da carne
Para o corte, é importante frisar que uma peça de filé mignon se divide em 3 partes. O rabo (parte mais fina), o corpo e a cabeça. Para cada parte do mignon há um corte específico. O que se utiliza para churrasco é o corpo, mas você também pode aproveitar a cabeça.
Então, na etapa de corte, separe bem as partes removendo a cabeça e o rabo. Com a parte do corpo preparada, corte bifes de até 2 dedos de espessura. Com essa espessura, você garantirá uma carne super macia e suculenta.
Como temperar filé mignon para churrasco?
Agora chegou o momento de saber como temperar filé mignon. O filé mignon tem um sabor único e acentuado, portanto quanto mais simples for seu tempero, ou seja, sal e pimenta, melhor.
Mas é claro, tudo depende do seu gosto e da ocasião. Há vários tipos de temperos que combinam com o filé mignon e o melhor, são super práticos de fazer. Separei aqui 3 dicas incríveis, veja só!
3 maneiras suculentas de temperar filé mignon
1. Como temperar Filé mignon ao alho
Ingredientes
- Medalhões de filé mignon;
- 12 dentes de alho;
- Azeite de oliva;
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- Sal a gosto;
- Pimenta do reino a gosto;
Ingredientes molho de alho
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- 1 cebola ralada;
- 5 dentes de alho;
- ½ xícara (chá) de cheiro verde;
- ½ litro de creme de leite fresco;
- 1 xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado;
- Sal a gosto.
Modo de preparo
A primeira coisa que você precisa fazer é assar os dentes de alho no azeite. Em seguida, faça alguns furos no filé mignon e coloque os dentes de alho. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque para assar na grelha.
Enquanto isso vá preparando o molho. Em uma panela, aqueça o azeite, a manteiga e refogue a cebola. Adicione os alhos assados e amassados e o cheiro verde. Coloque o creme de leite, o queijo parmesão e misture até obter um creme espesso.
Se necessário, adicione uma pitada de sal. Em seguida cubra os bifes assados com o molho.
2. Bife de Montreal
Ingredientes
- 1 kg de filé mignon
- 1 pitada de pimenta do reino
- 1 colher (sopa rasa) de páprica doce
- ½ colher (sopa) de alho em pó
- ½ colher (sopa) de coentro
- ¾ colher (sopa) de açafrão
- 8 colheres (sopa) de azeite de oliva
Modo de preparo
Se você quer saber como temperar filé mignon, essa é uma combinação incrível de temperos. Você pode escolher os temperos que quiser e combinar a seu gosto, mas essa combinação é surpreendente. Basta misturar todos os ingredientes e espalhar sobre cada bife, inclusive, é interessante deixar o tempero agir por alguns minutos antes de preparar.
3. Como temperar filé mignon ao molho de laranja?
Ingredientes
- Azeite de oliva
- 5 medalhões de filé mignon
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Suco de 5 laranjas
- 5 colheres (sopa) de mel
- Noz moscada a gosto
Modo de preparo
Primeiramente tempere a carne com sal e pimenta. Na frigideira, adicione o azeite e sele o medalhão dos dois lados. Reserve.
Na mesma frigideira em que fritou os bifes, coloque os sucos de laranja, o mel e a noz moscada. Deixe engrossar bem e disponha sobre os bifes prontos. Fica uma delícia como acompanhamento.
Tenho certeza que você não tem mais dúvidas de como temperar filé mignon, não é mesmo? Qual dessas receitas você mais gostou? Deixe nos comentários!