Se você quer aprender como temperar fígado para fritar, sabe que é um dos cortes mais saborosos e que faz muito bem à saúde.
Já vi por aí muitas pessoas que deixam de experimentar e aproveitar os benefícios por conta do preconceito. Os primeiros passos para o melhor bife de fígado são aprender como lidar com a carne e conhecer melhores temperos.
Eu já aproveitei para trazer para você muitas sugestões interessantes de temperos, além de dicas incríveis para aprimorar suas receitas. Vamos conferir?
Como temperar fígado para fritar: guia completo para seguir!
3 cuidados que vão da compra ao tratamento da carne
O sucesso da receita com fígado começa muito antes de colocarmos a mão na carne de fato. Isso porque nem todo estabelecimento dá a devida atenção à carne. Afinal, é um produto com menor saída do que a alcatra ou contrafilé, por exemplo.
Diante disso, é nossa obrigação procurar opções frescas, notoriamente limpas e de aspecto ótimo. Além disso, separei algumas outras coisas antes de temperar.
As dimensões da carne são importantes
Quando falamos em bife ancho, quanto mais grosso o bife, mais suculento fica ao grelhar, mas com fígado é diferente. Tampouco você deve comprar ou cortar fino demais, ou seja, tem que ser numa medida que garanta suculência e maciez.
Por exemplo, se você escolhe um fígado fresco grande e leva à frigideira, provavelmente acabará com o centro bem malpassado. Agora, a ideia de fazer bifinhos finos, ajuda a endurecer as fibras. Escolha fígado que apresente:
- Menor viscosidade ou aparência grudenta.
- Evite fígados mais escurecidos.
- O odor não pode estar forte além do normal.
- Prefira peças e bifes com coloração mais avermelhada viva.
DICA EXTRA: o bom açougueiro entende que o produto deve ser bem trabalhado, a fim de extrair os melhores cortes. Além do mais, é essencial uma limpeza feita com atenção, assim você leva carne pronta para consumo!
Técnica para reduzir a resistência da carne
Muita gente diz que por mais cuidados ao fritar, o fígado acaba duro e difícil de mastigar. Se fosse coxão duro, eu poderia dizer que há como cortar carne para não ficar dura, mas com fígado é outra conversa.
Naturalmente, o fígado é macio, mas existe uma membrana que aumenta sua rigidez, além de dificultar a absorção dos temperos. Por conseguinte, você precisa retirar essa membrana, não se preocupe, pois é visível e fácil retirar, faça assim:
- Caso o açougueiro não retire, ao chegar em casa, identifique a membrana no fígado.
- Na verdade, parece uma pele esbranquiçada mais rígida que cobre praticamente toda a carne.
- Em seguida, pegue uma faca de ponta afiada e faça um corte superficial.
- Agora, comece a puxar delicadamente para trás, evitando puxar para cima.
- Dessa forma, a película sairá por completo, expondo apenas a carne do fígado.
- Outro truque valioso é cortar em bifes menores, pois fica mais fácil tirar a pele.
DICA EXTRA: para “soltar” a membrana com mais facilidade, dê “palmadas” na carne com uma faca, de modo a desgrudar. Na maioria dos casos, é essa película que impede a carne de puxar os temperos, além de atrapalhar o cozimento correto!
Como amaciar bife de fígado e diminuir seu cheiro e sabor intenso
“Ah bom, achei que não fosse falar disso, pois geralmente deixo de comprar por causa do cheiro e sabor acentuados”. Saiba que como você, basicamente toda pessoa que julga o fígado bovino leva em consideração apenas esses fatores.
E não é para menos, uma vez que o fígado bovino é responsável por receber, filtrar, distribuir e metabolizar os nutrientes. Inclusive, é o fígado que faz a formação da bile e da detoxificação hepática.
Trocando em miúdos, não tem como o fígado não ter cheiro forte e sabor acentuado. Somado a isso, devemos amaciar a carne para amolecer e abrir as fibras para que o tempero entre. A técnica preferida é amaciar carne com leite.
O leite tem propriedades que “inflam” as proteínas da carne, ou seja, o suco natural é aumentado, trazendo suculência. “Nossa, mas daí minha carne vai ficar com gosto de leite”. De forma alguma, pois o leite não impregna na carne. Faça assim:
- Corte os bifes num tamanho médio.
- Coloque-os numa tigela e cubra com leite.
- Deixe de um dia para o outro para amolecer de verdade.
Outra coisa, nessa marinada você também pode adicionar muitos temperos naturais para carne. Estou falando de colocar tomilho, alecrim, manjericão, orégano, pimenta-do-reino, cúrcuma, colorau, entre muitos outros.
DICA EXTRA DE TEMPERO + TÉCNICA PARA AMACIAR: coloque água, vinagre, sal, suco de limão e ervas finas ou frescas sobre o fígado. O tempo médio é de 15 minutos para neutralizar o cheiro, realçar a maciez e aprimorar a receita!
Quais os melhores temperos para carne de fígado: 3 ideias sensacionais
Sabia que em algumas receitas as pessoas usam fígado na hora de fazer sarapatel? Esse preparo maravilhoso é feito com os miúdos de boi, inclusive com fígado. E olha, tempero é o que não falta nesse prato.
Trouxe essa curiosidade para provar como é possível incorporar inúmeras opções diferenciadas de temperos. Para provar isso, separei algumas combinações prontas, é só copiar:
Sugestão 1 – Tempero básico e delicioso
Essa sugestão de tempero é aquela que acompanha o dia a dia, coisa rápida para flexibilizar o preparo das marmitas. E antes que possa dizer que tempero simples não tem gosto, tudo vai da quantidade e combinação, veja:
- 4 dentes de alhos processados até virar pasta
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco ou maçã
- Sal, pimenta-do-reino e pimenta branca a gosto
- Toque de manjericão desidratado
- ½ colher (sopa) de mostarda (opcional)
Sugestão 2 – Tempero completo com ingredientes adicionais
O objetivo desta sugestão é fazer aquele processo de colocar a carne com os temperos no leite. Até mesmo o pimentão pode ser colocado junto.
- 4 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 3 dentes de alho triturados
- 1 colher (café) de pimenta-do-reino
- 1 fio de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 + ½ cebola cortada em pétalas
- Sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- Cheiro-verde picadinho a gosto
- Pimenta dedo-de-moça (opcional)
- ½ pimentão amarelo (opcional)
DICA EXTRA: coloque 2 ou 3 dentes de alho amassado com casca junto da carne e do leite. Fica uma maravilha de sabor, incomparável!
Sugestão 3 – Mix de tempero inesquecível para fígado de boi
Pessoalmente, eu gosto bastante de usar especiarias e condimentos desidratados. O bom desse tipo de tempero é que dá para temperar tudo. Estou falando desde fígado até filé de frango simples, pois é quase um coringa, anote:
- 5 dentes de alho em lâmina
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (sopa) de chimichurri com pimenta
- ½ colher (sopa) de orégano
- ½ colher (copa) de páprica defumada
- Azeite a gosto
- 1 cebola pequena picada
Como temperar bife de fígado de boi: melhores técnicas certeiras
Se você seguir as sugestões até aqui, não precisa mais se preocupar com como temperar fígado para não ficar amargo. Afinal, todo o processo elimina resíduos, odores e viscosidades da carne.
Agora, como temperar fígado para fritar se resume em adicionar os temperos, incluir os líquidos e ter cuidado com sal. Além disso, é fundamental deixar a carne em contato com os condimentos o máximo de tempo possível.
Por exemplo, marinar no leite ressalta a maciez e “abre” as fibras. Por conseguinte, os temperos adicionados serão absorvidos com maior eficiência, ou seja, não tem como ficar ruim.
DICA EXTRA: uma técnica bacana é colocar os bifes num saquinho para alimentos. Daí você adiciona temperos secos e junta os líquidos. Nesse caso, uma sugestão de ouro é colocar 100ml de vinho branco seco e 50ml de água. Deixe por 1 hora e frite, não há melhor!
Escolha como temperar fígado para fritar de acordo sua vontade!
Do estrogonofe diferente ao saboroso bife empanado, as receitas com fígado de boi são fáceis e práticas. E agora que você sabe exatamente como temperar bife de fígado para fritar, pode se deliciar com mais uma opção sensacional.
Uma vez que conseguimos passar por cima do preconceito com determinado prato, passamos a enxergar novas possibilidades de receitas, tenho certeza de que será assim para você!
Espero muito que tenha gostado das minhas sugestões. Não esqueça de compartilhar com mais pessoas nas redes sociais, pois muita gente precisa saber como é fácil temperar fígado. Até a próxima!