Quando a qualidade da carne não atende às expectativas, resta a você descobrir como temperar carne para churrasco para ficar macia. Isso mesmo, assados suculentos nem sempre surgem naturalmente dos cortes, mas sim da técnica e do mix de temperos.
O ponto alto de todo churrasco está na maciez da picanha, na suculência da costela no bafo e no sabor marcante do cupim bovino. Sendo assim, hoje compartilho o que fazer para deixar a carne do churrasco macia, fique por aqui e confira tudo!
Como temperar carne para churrasco para ficar macia? O segredo que faltava no seu churrasco
Há tempos você ensaia fazer um churrasco com os amigos para reunir a galera que cresceu junto. E como todo bom anfitrião, você quer preparar as melhores receitas e garantir carnes extremamente suculentas, né? Considerando que um bom churrasco é feito de variedade, vou considerar carne bovina, carne de porco e frango.
Como temperar carne bovina para churrasco para dar mais maciez
O maior dilema do churrasqueiro é temperar carne bovina, pois a tradição manda que o assador use apenas sal grosso. De fato, temperar carne com sal grosso é algo universal que funciona em diferentes cortes, mas vem cá, isso amacia a carne?
Uma coisa é você assar uma picanha apenas com sal grosso, mas basta mudar para o miolo de acém para mudar a conversa.
E outra, quando você aprende que temperos e especiarias transformam o churrasco tradicional, até a picanha fica mil vezes melhor. Dito isso, os condimentos não têm capacidade de amaciar a carne, isso vale para especiarias e ervas frescas.
Pelo contrário, o que amacia a carne, desde a costela até o peito bovino, são os meios ácidos em equilíbrio com gordura. Daí surgem as mais deliciosas marinadas que, apesar de não serem convencionais na carne vermelha, entregam resultados incríveis.
Ingredientes para temperar e amaciar carne vermelha
- 1 colher (sopa) de alho em pó
- 1 colher (sopa) de cebola em pó
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (chá) de páprica doce ou picante
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- ¼ xícara (chá) de azeite
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
Coloque todos os ingredientes em um recipiente, menos o azeite, e misture brevemente. Em seguida, mexa sem parar e adicione o azeite em fio, isso cria uma emulsão perfeita para temperar. Por fim, espalhe sobre a carne e reserve por 2 horas.
A combinação da acidez do vinagre balsâmico e a gordura do azeite, atua diretamente no amaciamento da fibra da carne. Por meio de ações bioquímicas e mecânicas, a fibra torna-se mais flexível e macia, logo, assados suculentos.
“Ah, mas eu não gosto de usar temperos na carne que não sejam sal e pimenta, e agora?”. Bem, a alternativa é combinar carne de altíssima qualidade e um processo de assamento profissional, do contrário, você ainda corre o risco de deixar a carne firme.
Vale lembrar, você pode substituir o vinagre balsâmico por outro componente da sua preferência, ele realmente é forte!
Saiba quais temperos combinam e amaciam melhor os cortes de porco
Já a carne suína de forma geral tem muita maciez natural, como no caso do lombo suíno e da copa lombo suíno. Contudo, fato é que os cortes de porco ressecam com facilidade, pois a perda de umidade acontece num piscar de olhos.
Nesse contexto, a ideia não é amaciar a carne, mas sim criar um tempero que a hidrate para não ressecar. Então, a alternativa é apelar à marinada perfeita, que realça a suculência e elegância que só o suíno possui.
Você tem duas opções de marinada, que é o tempero úmido e a marinada seca. Eu só recomendo a versão seca se você tiver intimidade com o processo, pois corre o risco de salgar demais. Logo, resta a versão que realmente amacia a carne:
Ingredientes para marinar carne de porco
- ¼ xícara (chá) de molho de soja (shoyu, ou molho inglês)
- 2 colheres (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa)de azeite
- 4 dentes de alho picados
- 1 colher (chá) de páprica defumada ou picante
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- Sal, pimenta-do-reino e tomilho a gosto
- Suco de 1 a 2 limões Taiti (pode ser o cravo)
O interessante é misturar separadamente o shoyu, o azeite e o mel, até obter uma mistura homogênea. Depois é só adicionar o restante, misturar, espalhar o molho sobre a carne e reservar por 4 horas.
BÔNUS: se preferir, substitua o limão por vinho branco seco, pode ser em quantidade maior, como 150ml de vinho. Porém, é essencial balancear com 50ml de água, mas tire o shoyu da receita. Aposto que você nunca experimentou uma carne suína tão suculenta e macia quanto essa, aposte no lombo ou copa lombo suíno!
Surpreenda-se com os temperos certos para carne de frango no churrasco
De todas as carnes, o frango para churrasco é a que mais permite você experimentar e brincar com os temperos. Naturalmente, o frango tem maciez, mas garanto que dá para melhorar ainda mais.
- 1,5kg de coxa e sobrecoxa de frango
- 300ml de suco de laranja
- 350ml de água
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
- Mix de pimenta jalapeño, páprica picante, pimenta branca em pó, pimenta-do-reino, chimichurri, tomilho e alecrim a gosto
- 2 cebola cortadas em pedaços grandes
- 2 dentes de alho amassados sem casca
- ½ maço de alho-poró picado grosseiro
- Cheiro-verde picado a gosto
Primeiro, coloque a carne em um recipiente e acrescente os vegetais. Em seguida, espalhe os temperos e junte os líquidos. Misture levemente e reserve entre 12 e 24 horas. Por último, basta assar em braseiro médio até dourar por completo.
Essa receita funciona bem com todos os cortes de frango, inclusive, com frango inteiro. Juro para você, a carne desmancha na boca e o sabor fica uma semana no paladar.
Conclusão sobre como temperar carne para churrasco para ficar macia
Para quem queria apenas aprender como temperar carne para churrasco para ficar macia, você acaba de descobrir muitas dicas que valem ouro.
Portanto, você não precisa recorrer às “técnicas mirabolantes”, como mamão para amaciar carne, abacaxi, Coca-Cola e até bicarbonato.
Como você viu, é muito simples amaciar naturalmente a carne, basta se abrir às novas experiências. Compartilhe com mais pessoas e até a próxima!