Mesmo que você saiba como temperar carne moída e tenha uma combinação na ponta da língua, sempre há espaço para aprimorar os sabores. Quando falamos em carne moída, a versatilidade é a palavra de ordem e a criatividade o ingrediente principal.
Sendo assim, eu vasculhei meu caderno de receitas e encontrei 5 das melhores combinações que marcarão seu paladar. Então, se você deseja criar sabores incríveis, este conteúdo é o seu novo livro de receitas virtual, vamos conferir?
Como temperar carne moída através de 5 melhores combinações de temperos
É inacreditável como uma simples especiaria diferente pode mudar tanto o sabor do preparo da carne moída. Somado a isso, a quantidade que a pessoa usa e o momento da adição, pode parecer que não, mas influenciam demais no resultado final.
1. Mix de temperos para carne moída para receitas do dia a dia
Há quem coloque apenas cebola, alho e sal na carne moída do almoço. Mas a vida é tão curta para usar pouco tempero, né? Então, vamos começar as dicas com uma sugestão clássica, mas que funciona bem em diferentes ocasiões:
Ingredientes
- 500g de patinho ou acém moído
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- 2 pimentas de cheiro em lâminas ou picadinha
- 4 dentes de alho picados
- 1 cebola branca grande picada em cubinhos
- 1 folha pequena de louro
- Semente de coentro amassada a gosto (toque secreto)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- Azeite para balancear o sabor
- 2 tomates italiano picados
Olha que tempero completo e sensacional para trazer sabor e untuosidade à carne, concorda? Para temperar, aqueça parte da manteiga, azeite, temperos e refogue cebola e pimenta de cheiro. Quando dourar, junte a semente de coentro e a carne.
Nesse momento, mexa para pegar os temperos em toda a carne e acrescente o tomate. Para finalizar, entre com o restante da manteiga e deixe refogar até dourar. De verdade, só o cheiro já faz a boca salivar.
2. A carne moída tem gordura? Veja um tempero campeão para equilibrar!
Nem todos gostam de carne moída com um quê a mais de gordura. De fato, alguns cortes podem deixar o prato intenso, como a costela bovina. Entretanto, não é todo dia que encontramos a promoção que buscamos ou o corte preferido.
Nesse momento, você acaba por comprar uma carne que tem mais colágeno e gordura, mas não se preocupe. Isso porque eu matutei aqui e encontrei um mix precioso para balancear o sabor presente da gordura:
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
- ½ colher (chá) de alho em pó
- 600g de acém moído (corte gordo)
- ½ colher (chá) de cebola em pó
- ½ colher (chá) de páprica doce
- Colorau e açafrão a gosto
- ½ colher (chá) de cominho em pó
- Toque de noz moscada
- Tomilho e manjerona a gosto
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- Azeite para refogar
A técnica aqui é macerar todas as especiarias num pilão. Depois você refoga normalmente a cebola e o alho. Porém, é importante adicionar o tempero à carne antes de levar à panela, para dar uniformidade.
Olha só, especiarias como páprica, pimenta-do-reino em grãos, cominho e noz-moscada, conseguem quebrar boa parte do sabor forte da carne. Então, vale muito a pena experimentar, em especial quando refogar a carne para outros preparos.
3. Como temperar carne moída para macarrão
O tempero da carne moída do macarrão é um convite para você explorar condimentos que normalmente não usaria. Contudo, me arrisco a dizer que o sabor da carne moída tem que ser mais suave.
Primeiro, acredito que você quer sentir o sabor caseiro e rústico da massa do macarrão, né? Então, a carne tem que ter sabor presente, mas sem sobrepor o macarrão. É por isso que o mix mineiro de temperos e especiarias é a pedida certa.
Assim, através da mistura clássica de cebola e alho picados, salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino e louro, você arrasa no preparo.
DICA BÔNUS: para ter o tradicional sabor de molho vermelho na receita, aconselho experimentar uma boa passata rústica. Por fim, você entra com um toque de manjericão fresco e sela a preparação!
4. Como temperar carne moída para hambúrguer
A quarta sugestão de como temperar carne moída de um jeito único e prático, consiste numa receita completa. Só que nada impede você de usar a carne, por exemplo, no fricassé, na lasanha e até no recheio de pastel.
Ingredientes
- Pimenta dedo-de-moça a gosto
- 150g de bacon em cubos
- Azeite a gosto
- 700g de patinho moído
- 2 cebolas picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (chá) de cominho
- 4 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- 1 colher (chá) de molho inglês
- 500g de molho de tomate
- 130g de azeitona sem caroço
- Cheiro-verde picado a gosto
Eu já escutei muito nessa vida: “nossa, mas esse monte de ingredientes é uma receita inteira”. De fato, mas no que consiste o tempero e preparo da carne moída? Justamente na adição de componentes que realçam seu sabor e suas características. Não deixe de provar essa combinação, você vai se apaixonar:
5. Tempero para carne moída com toque mexicano
Por acaso você é uma pessoa que tem o hábito de experimentar cozinhas distintas, e aqui me refiro aos temperos? Então, você deve saber que a carne moída não é uma exclusividade do brasileiro, certo? Ainda que o “boi ralado” faça parte do nosso dia a dia.
A partir disso, a quinta e última sugestão de tempero para carne moída, vem diretamente da cozinha mexicana. Uma combinação perfeita para preparar tacos, enchiladas e burritos, que tal?
Ingredientes
- Páprica picante
- Cominho em pó
- Pimenta caiena em pó
- Alho em pó
- Coentro fresco ou em pó
- Cebola roxa picada
- Alho picado
- Carne moída de coxão mole
- Tomilho fresco
Você pode adicionar os temperos durante a refoga da carne, ou se preferir mais potência, antes de cozinhá-la. Eu ainda adicionaria um bom caldo de carne caseiro para deixar a preparação mais suculenta e cremosa.
Você achou que seria tão fácil aprender como temperar carne moída? Na dúvida, use temperos naturais, especiarias versáteis e muita cebola com alho, esse é o segredo da carne moída de restaurante.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, mas aproveite para compartilhar e ajudar outras pessoas. Até a próxima!