Como temperar carne de sol para fritar? 3 temperos que combinam

Falar sobre como temperar carne de sol para fritar chega a ser estranho, pois se tiramos o sal, qual a razão para temperar novamente, concorda?

Muita gente associa a salga da carne como um tempero, quando na verdade, se trata de um método de conservação. Então, para utilizar a carne de sol precisamos pensar e planejar muito bem os temperos.

Dessa forma, dá só uma olhada nas dicas maravilhosas que encontrei para você. Aprenda a fazer uma carne que faz jus à culinária nordestina!

Como temperar carne de sol para fritar: 3 ideias de temperos que combinam + dicas preciosas

como temperar carne de sol

Na hora de temperar carne de sol você tem uma infinidade de alternativas e ingredientes. E isso é facilmente comprovado com uma boa pesquisa, onde encontramos muitas referências nordestinas, aquelas bem de interior mesmo.

Não à toa, o surgimento dessa conservação remonta alguns séculos atrás, precisamente no Ceará e Rio Grande do Norte. Dessa forma, o tempero base utilizado nessas regiões se dá através de três ingredientes-chave:

  1. Manteiga de garrafa
  2. Cebola
  3. Muito alho

Um dos grandes erros das pessoas é acreditar que seja necessário dar aquela espalhada de sal na hora de temperar. Quando muito, precisamos apenas corrigir o sal, mas isso pode ser feito de outras maneiras.

Logo, não há necessidade de adicionar muito sal ou qualquer outro tempero que contenha sódio. Sem mais delongas, fique agora com as melhores sugestões de temperos naturais para carne de sol!

1. Tempero simples para valorizar o sabor natural da carne

Quem gosta de carne de sol busca o sabor natural e a maciez da carne que passou pela salga leve. Nesse contexto, se você exagera na adição de temperos, por mais naturais que sejam, essa essência é prejudicada.

Com isso, minha primeira sugestão é uma mistura que favorece suas qualidades únicas, não deixe de anotar a receita:

Ingredientes

  • 2 cebolas médias picadas ou fatiadas;
  • 4 dentes de alhos processados;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa (pode ser a tradicional).

Geralmente, para essa quantidade de tempero utilize cerca de 1kg de carne de sol. Se tiver acesso ao lagarto curado, o resultado é ainda mais fantástico, pois a carne chega a derreter na boca.

Diferentemente do lagarto assado na panela de pressão, que fica suculento, como carne de sol o corte apresenta maciez natural. Mas o segredo desse tempero é justamente a manteiga de garrafa, que possui uma cor amarela de dar água na boca!

SUGESTÃO DE CONSUMO: essa fritura é tão saborosa que combina com tudo, desde arroz branco soltinho, até uma farofa de ovo bem úmida. Contudo, recomendo experimentar juntamente com cuscuz de milho e feijão verde!

2. Combinação de temperos naturais para uma carne diferenciada

Tem dias que a gente só quer algo prático, como o tempero que mostrei acima. Porém, em certas ocasiões o melhor a se fazer é caprichar, principalmente quando dessalgamos a carne completamente.

Nesta segunda sugestão, que é uma das minhas preferidas, vamos utilizar bastante tempero natural. Além do mais, as especiarias são bem-vindas, em especial se você utilizar manteiga de garrafa, anote:

  • ½ colher (sopa) de chimichurri com pimenta
  • ½ colher (sopa) de manjericão desidratado
  • Tomilho, alecrim e salsinha fresca a gosto
  • 3 dentes de alho processados
  • Pedaço de pimenta dedo-de-moça (opcional)
  • Manteiga de qualidade
  • 1 cebola pequena fatiada fina

O truque aqui é dourar a cebola na manteiga primeiro, adicionar a carne temperada e o restante dos ingredientes. Mas não vá deixar a carne esturricar na frigideira hein? Prefira fritar menos para manter a suculência e maciez!

DICA EXTRA: para evitar erros com o sal, recomendo você aprender a quantidade de sal por kg de carne, que é um diferencial para acertar o tempero.

Quer conferir a receita por meio de um vídeo superbacana? Então, dá uma conferida abaixo:

3. Incorpore mais ingredientes como tempero para carne

Embora simples, a dessalga bem-feita elimina bem o sal da carne. Como consequência, o tempero precisa ser milimétrico a ponto de realçar sabor, mas sem trazer à tona o sal eliminado.

E ninguém conta que a carne dessalgada tem mais facilidade para puxar o sal que eventualmente colocamos através dos temperos. Por exemplo, vamos dizer que você queira dar um gostinho de limão e adicione lemon pepper, certo?

Só que esse tempero tem sal na composição, exigindo cuidados na dosagem, e digo isso por experiência própria. Isso porque quando eu aprendi fazer peixe grelhado, usei o bendito lemon pepper como tempero, ficou ultra salgado.

E quando eu sugiro utilizar mais ingredientes, me refiro exclusivamente às ervas frescas e especiarias. Veja algumas opções bacanas:

  1. Utilize o coentro no final da fritura para contrastar com o sabor acentuado da carne de sol.
  2. Folhas de manjericão fresco na finalização também contribuem para uma carne aromática e apetitosa.
  3. Cheiro-verde é ingrediente obrigatório para qualquer carne frita.
  4. Substitua o alho tradicional por alho-poró picado.
  5. Deixe a cebola roxa de molho por 5 minutos em vinagre e incorpore à fritura para uma pancada de sabor.
  6. Aposte em especiarias como açafrão, colorau, curry e cominho, tanto para cor quanto sabor.
  7. Ainda nas especiarias, combine no máximo duas opções, como açafrão e colorau, ou curry e colorau, do contrário fica forte.

DICA EXTRA: utilize parte da água da dessalga para deglaçar a frigideira

Essa dica extra é muito valiosa e cabe em todo preparo. Contudo, se você optou pelo tempero simples na carne de sol, saiba que a sugestão é ainda mais recomendada.

Certamente vai sobrar água do cozimento da carne quando você dessalga, não é verdade? Sendo assim, reserve 150ml para adicionar à frigideira

A ideia é juntar parte desse caldo no final da fritura. Sabe quando você nota que formou aquela crosta no fundo da frigideira? Então, adicione o caldo e vá mexendo até soltar tudo. “Ah, mas não vai ficar salgado?”.

Não, esse processo é conhecido como “deglaçar” a frigideira, ou seja, desgrudar todo o sabor e temperos fundidos à frigideira. Geralmente fazemos isso com água quente, vinho ou caldo de carne, mas também dá certo com o caldo do cozimento!

O tempero ideal depende de eliminar parte do sal da carne

De todas as dicas do conteúdo, essa é talvez a mais importante. Isso porque ou você aprende da maneira correta, que é reduzindo o sal antes de fritar, ou terá que aprender da forma difícil.

Afinal de contas, fritar carne de sol como vem do mercado pode resultar numa refeição de sabor acentuado demais. Portanto, lave bem e dê uma boa aferventada, de modo a deixar a carne pronta para os novos temperos.

A partir disso, entender os macetes de como temperar carne de sol para fritar se tornará mais simples, objetivo e saboroso.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e aproveite para conferir também o artigo que postamos aqui ensinando como temperar carne para fritar na frigideira. Você vai amar!