Você também tem dúvidas sobre como temperar carne de javali para assar na churrasqueira? Não se sinta mal, assim como você muita gente desconhece o assunto.
Primeiro porque não é comum dar de cara com essa carne nos supermercados, não é verdade? E outra, geralmente o consumo envolve animais selvagens, onde a carne possui aspectos singulares e desconhecidos no cotidiano do brasileiro.
Quer aprender a assar uma carne inigualável e com sabores equilibrados? Então, você tem que conhecer as dicas incríveis que separei para hoje. Não perca!
Como temperar carne de javali para assar na churrasqueira: técnica + 3 sugestões de temperos
Se você é uma pessoa acostumada a comer só lombinho de porco, provavelmente estranhou a ideia de consumir javali, né? De fato, essa não é uma carne costumeira, mas que muita gente aproveita, não há como negar.
A presença do animal selvagem se dá mais nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “Mas vem cá, é permitido caçar javali no Brasil?”. Se você conhece a paca e a capivara, entende bem que a caça de animais silvestres é ilegal perante à Lei, certo?
Em contrapartida, o javali é considerado um animal selvagem, logo, sua caça é permitida. Contudo, existem regras rigorosas para o abate, principalmente quanto ao tipo de arma utilizado e a região de abate. Esse é um tema para outro momento.
Afinal de contas, hoje você aprenderá corretamente como temperar essa carne distinta, porém deliciosa. Vamos começar pela técnica ideal e seguir com algumas sugestões que dão água na boca só de pensar!
Desvendando a melhor técnica para temperar carne de javali
O primeiro passo para acertar no tempero, é saber exatamente do que se trata o javali. Dessa forma, falamos de uma espécie de porco selvagem de origem europeia. Ainda que a carne se assemelhe muito ao porco tradicional, existem grandes diferenças.
É por isso que a técnica sugerida abaixo é uma grande aliada para atingir o perfil ideal de sabor. Naturalmente, você poderá associar com outro processo muito utilizado na carne suína, que é a marinada para carne de porco. Pode seguir em frente, é sucesso:
- Comprou ou ganhou a carne? Avalie se é necessário lavar em água corrente.
- Veja se há impurezas ou sujeiras remanescentes do abate do animal, feito isso, vamos à técnica.
- O ideal para temperar javali é marinar a carne por algumas horas, na realidade é quase uma obrigação.
- Para isso, utilize um meio ácido, como vinho tinto, vinho branco ou suco de limão.
- É essencial combinar ervas aromáticas frescas, como alecrim, tomilho, sálvia, manjericão, orégano e estragão.
- Agora é a vez das especiarias, capriche no açafrão, coentro em pó, páprica picante, chimichurri, ervas finas, entre outras.
- Equilibre a acidez do líquido primário, como suco de limão, com uma proporção bacana de azeite.
- Caso ache a marinada espessa demais, dilua com um pouco de água ou caldo fresco de legumes.
- Por fim, disponha a carne na marinada, tampe ou sele o saquinho e reserve na geladeira.
O tempo mínimo recomendado é de 4 a 6 horas. Porém, o ideal mesmo é marinar por 24 horas. Como resultado, a carne ganha uma maciez indispensável, adquire sabores agradáveis e perde o gosto naturalmente forte.
Andando pelas “internets”, me deparei com um vídeo completinho que endossa todo o processo acima, dá uma olhada com calma:
Principais características da carne de javali que você deve considerar
Bom, agora que te passei a técnica que era o objetivo do conteúdo, já podemos nos aprofundar no tema. Uma coisa eu carrego sempre comigo: “nós só conseguimos chegar em resultados satisfatórios, quando conhecemos a carne a fundo”.
E isso se aplica perfeitamente ao javali. Você pode tentar fazer de muitas maneiras, até mesmo como se fosse bons cortes de porco. No entanto, dificilmente terá um sabor agradável, principalmente devido às seguintes características:
- O sabor é naturalmente mais acentuado, ou seja, ele pesa no paladar menos experiente.
- A cor tem uma nuance mais escura que pode confundir na hora de temperar.
- Ainda no paladar, dá para sentir uma pegada terrosa e bem selvagem, por incrível que pareça.
- Para quem adora carne para churrasco com gordura, pode se decepcionar, pois é uma carne bem magra.
Apesar disso, todos estes aspectos são contornados e balanceados justamente pela marinada. Claro, se preferir é possível temperar os cortes apenas com sal e pimenta preta. Desse modo, você sentirá fielmente o sabor “indomável” a que me refiro.
DICA EXTRA: experimente fazer uma fina camada de sal triturado, pimenta-do-reino moída na hora e chimichurri na carne. Depois de marinar é só levar à churrasqueira para um assado exótico e único!
Como prometido, a seguir você encontra 3 opções deliciosas de mixes assertivos de temperos e especiarias. Assim, aprender como temperar carne de javali para assar na churrasqueira será um momento prazeroso e até terapêutico.
1. Aprecie a simplicidade e versatilidade dos temperos básicos
Essa primeira ideia de tempero é uma mão na roda para quem já provou javali marinado. Isso porque é um mix básico, mas estratégico para realçar as qualidades e mascarar a potência dominante da carne, anote:
- Alecrim fresco debulhado
- Dentes de alho amassados
- Sal triturado
- Pimenta-do-reino moída na hora
- Toque de páprica picante
O alecrim na carne é primordial porque combina demais com o sabor do javali, funcionando como contrapeso no paladar. Já a pimenta, páprica e alho, atuam como realçadores sensacionais.
2. Dê um toque de ervas frescas e uma pegada cítrica de limão
Assim como o suíno comum, o javali também vai bem com determinados ingredientes, e as ervas frescas são prova disso. Não à toa, em marinadas é componente base do tempero. Olha só esse mix e me diga se não é algo que dará sabores excepcionais ao javali:
- Manjericão fresco
- Tomilho debulhado na hora
- Orégano fresco
- Sálvia
- Alecrim
- Suco de limão siciliano ou Taiti
- Sal, pimenta-do-reino e pimenta branca a gosto
- Azeite para dar untuosidade à carne
A acidez do limão é responsável por bater de frente com o sabor predominante da carne. Por consequência, o restante é absorvido e proporciona muita agradabilidade ao paladar!
3. Combinação inusitada para um sabor ousado
Por último, tenho uma recomendação de tempero que é uma explosão de sabores na boca. Quando você imaginou que iria temperar javali usando mostarda, mel, sal, pimenta-do-reino e um pouco de limão siciliano?
Isso mesmo, essa combinação é perfeita para uma carne assada com gostinho de quero mais. No entanto, não exagere no limão para que os temperos não disputem espaço no paladar, combinado?
Ah, essa combinação dá para ser usada durante a marinada ou depois que a carne descansou várias horas. Vale ressaltar que a segunda opção intensifica o sabor, onde a mostarda cria uma camada sobre a marinada!
Aprendeu como temperar carne de javali para assar na churrasqueira?
E então, acha que agora entendeu bem como temperar carne de javali para assar na churrasqueira? Na dúvida, você pode experimentar o Javaporco, que é o cruzamento das duas espécies.
Assim, você terá uma carne igualmente deliciosa, mas com um teor de gordura excelente para deixar o assado mais suculento. Escolha bons cortes carnudos e de procedência, no mais, é o momento perfeito para um churrasco simples e maravilhoso.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, de coração, que através dessas sugestões você consiga preparar algo inédito. Lembrou de alguém que gostaria de conhecer melhor o javali assado? Compartilhe o conteúdo e até a próxima!