Você está querendo caprichar naquela refeição especial, e não vê a hora de aprender como rechear lombo de porco? Então, vai se surpreender com a facilidade!
Apesar de todo mundo assumir que mesmo com recheio o lombo fica ressecado, é uma das melhores carnes para rechear. Quando você aprende a espalmar a carne em manta, se depara com um “bifão” pronto para receber tempero e recheio, simples assim.
Eu trouxe algumas técnicas para ajudar você a abrir perfeitamente o lombo. Isso sem contar a quantidade de dicas extras que você vai conhecer. Acompanhe!
Como rechear lombo de porco: 2 técnicas simples que qualquer um faz
1. Cortando o lombo de porco pela gordura
É imprescindível saber como abrir lombo suíno. Isso porque se você não espalmar a carne, dificilmente consegue rechear. Inclusive, a quantidade de recheio pode ser insuficiente, o que ajuda a ressecar e não fica bacana.
Com isso em mente, a primeira técnica para abrir exige uma carne de porco de qualidade e uma faca afiada. O processo é assim:
- Coloque a peça numa tábua com a gordura para cima.
- Em seguida, faça um corte logo abaixo da gordura com quase 1 dedo de espessura até o final.
- Tome cuidado para não separar a carne.
- Assim que chegar no final, você fará um corte na parte mais alta da carne e no sentido oposto.
- O segredo é cortar reto e rente, sempre deixando cerca de 1 dedo de espessura.
- Quando “desdobrar” a peça em 3 partes e formar uma manta, faça um corte quadriculado.
“Mas o quadriculado é obrigatório ou apenas estético?”. Não diria obrigatório, mas é um macete campeão para fazer o recheio permanecer mais facilmente dentro do lombo.
Aliás, é uma técnica que permite a você temperar partes da carne que poderiam ficar sem tanto sabor. Afinal, você ainda precisa temperar o lombo de porco antes de rechear e assar, não é verdade?
SUGESTÃO EXTRA INCRÍVEL DE RECHEIO DESSA TÉCNICA
No momento de definir o recheio você deve considerar uma coisa essencial. Todo ingrediente que seja algum tipo de carne, como bacon, linguiça toscana fresca e calabresa, devem ser pré-fritos.
Eu sei que a vontade de agilizar o assado é grande. Porém, se você colocar estes ingredientes crus, há grandes chances de o lombo ressecar e o queijo esturricar. Isso acontece porque a carne processada leva muito mais tempo para cozinhar.
Nesse meio tempo, todo o restante passa do ponto rapidinho. Dito isso, dá uma olhada nos ingredientes do recheio:
- Lombo suíno de 2kg;
- 400g de bacon cortado e frito em cubinhos;
- 300g de muçarela cortada em cubinhos;
- Sal, pimenta-do-reino e páprica picante a gosto para temperar a carne;
- Azeite para besuntar o restante;
- 2 ramos de alecrim para colocar na carne.
De forma simples, tempere toda a carne, passe azeite na parte interna e espalhe o bacon e o queijo. Depois é só fechar a peça e pressionar bem para compactar o recheio. Amarre com barbantes e frite no óleo do bacon por 5 minutos de cada lado para dourar.
Por último, transfira para uma forma, despeje o óleo da fritura por cima e leve para assar. Se você sempre se perguntou quanto tempo leva para assar lombo de porco no forno, nesta receita leva em média 1 hora a 1 hora e meia.
DICA EXTRA: para trazer ainda mais sabor, amarre ramos de alecrim por cima antes de assar. O alecrim vai soltar aroma e dar um toque especial!
2. Cortando o lombo pela parte inferior
Se você não tem nenhuma experiência em abrir carne para rechear, sugiro que escolha essa técnica. Na anterior você viu que o processo começava por cima, na gordura, e ia descendo até criar “3 partes”, correto?
Porém, nessa sugestão a ideia é simplificar e facilitar para você. Isso porque você vai começar a desdobrar a peça de lombo pela parte de baixo. Para isso, pegue uma faca afiada e faça um corte até abrir a carne ao meio.
Em seguida, continue cortando sempre no sentido da parte mais grossa. Como resultado, você terá um lombo aberto fácil de rechear, pois assim fica bem espalmado.
No entanto, uma dica bacana, independentemente da técnica escolhida, é fazer uma marinada para carne de porco. Dessa forma, a carne ficará marinando muitas horas antes mesmo de abrir, de forma a puxar máximo tempero.
E por falar em tempero, tenho uma sugestão maravilhosa para rechear e temperar a carne nessa técnica. Se ficou com dúvidas para abrir o lombo, não deixe de conferir diretamente do vídeo da técnica:
SUGESTÃO EXTRA INCRÍVEL DE RECHEIO DESSA TÉCNICA
O lombo pronto para rechear abre um leque sensacional de alternativas. Pensa comigo, você pode usar como carne de Natal, recheando com damasco, tomate seco e nozes. Além disso, pode priorizar ingredientes tradicionais para o almoço, como:
- 250g de presunto em fatias finas
- 250g de muçarela em fatias finas
- 15 a 20 fatias finas de bacon
- Orégano, pimenta-do-reino, manjericão
- 100g de azeitona picada
Por conseguinte, acomode as camadas de presunto, muçarela, bacon e adicione os temperos e azeitonas por cima. Tome cuidado apenas com o sal, visto que a carne está marinada e o bacon traz um toque salgado.
Feito isso, você pode fechar com palitos de dente ou barbante, eu prefiro barbante porque segura melhor. Logo na sequência, decida se prefere selar na frigideira, como fizemos na outra sugestão, ou assar diretamente.
O tempo de forno a 200° ou 220° é de aproximadamente 80 a 90 minutos. Porém, acompanhe o processo e fique de olho na cor dourada da carne.
DICA EXTRA: “tenho receio de ficar seco, como saber se o lombo está assado?”. Uma técnica interessante é fazer um furo na lateral da carne e pressionar. Fique de olho na cor do líquido, se estiver transparente está no ponto, mas rosado está cru!
DICA EXTRA: como rechear lombo depois de assado?
“Enquanto eu lia o conteúdo, estava assando lombo no forno, será que tem como dar uma recheada nele ainda?”. A decisão de mudar a receita durante o preparo é válida, às vezes fica até melhor.
No caso do lombo, caso você queira saber como rechear lombo de porco durante o cozimento, siga os passos:
- Você está assando um lombo de 2kg marinado por algumas horas.
- Desse modo, a carne está no forno a 200° envolvida em papel-alumínio.
- Ao final do cozimento, você abre e a carne está bem cozida, mas pouco dourada.
- Para rechear, você fará cortes profundos até a parte de baixo da peça, mas sem separar.
- Os cortes devem ter espaçamento de 1 dedo aproximadamente.
- O recheio fica a seu critério, mas recomendo colocar fatias bem finas de bacon pré-fritas e fatias de muçarela.
- Sendo assim, preencha todos os cortes com bacon e queijo e volte ao forno.
- Por fim, o tempo varia, mas algo em torno de 20 a 25 minutos é suficiente.
Inclusive, você pode substituir os ingredientes, como mudar o queijo, trocar o bacon por presunto Parma, enfim, o que preferir!
6 melhores recheios para lombo de porco assado
Nesse exato momento você sabe perfeitamente como rechear lombo de porco para assar, tudo através das técnicas bem simples. Além do mais, falamos sobre ao menos três recheios irresistíveis, mas será que dá para melhorar?
Portanto, para provar que é possível trazer mais sabor à carne recheada, veja essa seleção dos melhores recheios para lombo suíno:
- Combinação de creme de espinafre, bacon defumado e cenoura em palito.
- Combinação de recheio 4 queijos para lombo suíno, com toque de provolone defumado.
- Recheio diferente com damasco “deglaçado” no vinho branco, presunto Parma e catupiry cremoso.
- Recheio de bife a rolê para lombo de porco fácil e saboroso.
- Opção de recheio saudável com farofa de ovos úmida, ervilha e brócolis de rama cozido na manteiga.
- Opção de lombo de porco recheado com legumes na manteiga.
Uma sugestão de ouro é preparar algum tipo de molho para carne de porco assada. Seja com opções agridoces ou molho feito com o caldo do assado. Além de deixar tudo mais gostoso, é uma maneira de assegurar a suculência da carne.
Já sabe como rechear lombo de porco no próximo encontro familiar? Esse tipo de prato é tão simples de fazer e fica tão gostoso, que pode ser feito em qualquer ocasião. Olha que ideia interessante de carne para almoço de domingo, não é mesmo?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, já sabe com quem vai compartilhar essa sugestão divina? Então, não esqueça de compartilhar nas redes sociais, combinado? Até a próxima!