Depois que você descobre a versatilidade do pé suíno, suas receitas mudam completamente, mas o segredo é aprender como preparar pé de porco defumado, porque é esse corte que guarda uma combinação única de sabores e texturas.
Não tem outro jeito, pé de porco demanda cuidado especial da limpeza à cocção, que precisa ser lenta e prolongada. Para desmistificar o corte e mostrar que é possível extrair muito sabor, reuni 4 sugestões de preparo com pé suíno, aproveite!
Como preparar pé de porco defumado: 4 ideias de receitas deliciosas
As pessoas só se lembram do pé de porco na hora de comprar os ingredientes da feijoada. Apesar de ser um componente riquíssimo na feijoada, o pé suíno tem tudo para assumir o protagonismo de diferentes receitas, além de liderar a mesa das refeições.
Contudo, é impossível não destacar que se trata de um corte trabalhoso, porque limpar pé de porco toma tempo e paciência. Em contrapartida, posso garantir que o resultado compensa cada minuto gasto na sua preparação.
1. Receita de pé de porco ao molho de cerveja preta com bacon defumado
Você realmente achou que eu não começaria a lista de receitas com pé de porco com uma sugestão dessas? Pois bem, a carne de panela com cerveja preta é a adaptação perfeita para usar pé suíno. Convenhamos, é muito mais barato do que fraldinha, né?
No caso, utilize o pezinho bem fresco, limpo e escaldado, aí sim você aprecia seu verdadeiro sabor. Se por algum motivo você não souber fazer carne de panela, especialmente com pé suíno, olha uma lista de ingredientes:
- 1kg de pé de porco defumado (limpo, em pedaços médios e pré-cozido)
- 1 cebola grande picada
- 4 dentes de alho picados
- 2 folhas de louro
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 500ml de cerveja preta (prefira o estilo Stout)
- Azeite ou banha de porco para a refoga
- 2 xícaras (chá) de caldo de carne
- 2 cenouras em rodelas médias
- 1 talo de salsão em pedaços
- 2 tomates em cubos
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- 200g de bacon defumado
A base do preparo é a refoga dos vegetais antes da carne. Em seguida, você entra com os pés, o restante dos temperos e legumes e mistura. Assim que a carne aquecer, adicione os líquidos, corrija o sal e cozinhe entre 25 e 30 minutos.
Como o pé de porco é defumado, você não precisa colocar páprica ou outros condimentos potentes, deixe a carne brilhar. Ah, você pode fritar o bacon separadamente e juntar depois que a carne estiver cozida!
2. Cozido lento de pé de porco defumado com batatas
Na alta gastronomia, as carnes cozidas dificilmente passam pela panela de pressão. Não é por menos que profissionais dizem que a pressão “mata” as qualidade naturais da carne. Se isso é verdade eu não sei, mas que a pressão ajuda, sem dúvidas.
Já que o tema hoje é sobre como preparar pé de porco defumado, eu achei uma receita que preciso compartilhar. Estou falando do pé suíno defumado cozido lentamente em panela convencional que é de outro planeta.
Nesse contexto, a carne adquire consistência e sabor marcantes, além de uma maciez que você nunca viu.
- Pré-cozinhe o pé suíno limpo até amaciar e reduzir a gordura.
- Em seguida, tempere com alho, cebola, pimenta preta, louro, açúcar mascavo, shoyu e caldo de carne.
- Aliás, o tempero fica demais com suco de abacaxi que combina com carne suína.
- Em seguida, coloque a carne numa panela grande e ligue em fogo baixo.
- Adicione também água ou outro líquido para cozinhar e reponha sempre que o caldo secar.
- Agora é paciência até o pezinho desmanchar.
- Por último, coloque cubos de batata e cenoura e finalize o cozimento.
Os temperos, como shoyu e caldo de carne, realçam o defumado do pé de porco e criam um molho denso.
3. Receita exclusiva de pé de porco defumado ao estilo caribenho
Se você acredita que pé de porco é uma exclusividade da cozinha brasileira, você se engana. Diferentes países têm o pé suíno como base de receitas maravilhosas, como a que está prestes a conhecer.
Vale ressaltar, os temperos são muito parecidos com aqueles que você já utiliza no porco, especialmente no joelho suíno. Assim como o preparo anterior, você não vai usar a panela de pressão, pois a ideia é cozinhar lentamente.
Dentre os condimentos, destaco o mix conhecido como Cajun (pimenta preta, páprica, alho e cebola em pó, tomilho e orégano), tempero verde com cheiro-verde, coentro e azeite, molho inglês, gengibre triturado e pimenta-da-Jamaica.
Contudo, o pulo do gato é adicionar polpa de tomate e caldo caseiro de carne. Após cozinhar a carne em fogo baixo por 80 minutos, acrescente pimenta de cheiro, pimenta doce e dedo-de-moça. Deixe apurar até espessar o molho e aprecie um sabor surpreendente!
4. Como preparar pé de porco defumado no forno? Dá certo?
Considerando que a maioria das pessoas não se arrisca a comer pé de porco, falar em assar no forno então, pode parecer loucura. Porém, fazendo da forma correta dá muito certo e fica um espetáculo, veja:
- Compre pé de porco defumado serrado ao meio.
- Limpe bem com vinagre e limão para higienizar.
- Em seguida, pré-cozinhe com temperos até amaciar levemente o colágeno e a carne.
- Depois, crie um mix de temperos frescos e condimentos de preferência.
- É essencial que o tempero tenha bastante gordura, como azeite.
- Então, espalhe sobre os pezinhos e reserve por 1 hora.
- Nesse meio tempo, prepare uma marinada com pimentões, cebola, alho, pimenta doce, louro e cebola roxa, cuidado com o sal.
- Por fim, disponha os pés em uma assadeira alta com a pele para baixo, espalhando a marinada e os ingredientes por cima.
- Leve para assar em temperatura baixa até ficar suculento e macio.
O tempo médio é de 3 horas, mas é fundamental manter o líquido durante a cocção, assim a carne não resseca. Pode parecer estranho a princípio, mas asseguro que o negócio é bom de verdade. Fique com um vídeo para auxiliar no preparo:
Conclusão
Depois destas sugestões, é impossível você não ter aprendido como preparar pé de porco defumado. Sério, você não precisa fazer apenas para acompanhar a feijoada, mesmo porque o pé suíno é barato e se encaixa perfeitamente no cardápio semanal.
Eu me despeço agora, mas fico na expectativa de ter surpreendido positivamente você, além de estimular o preparo de carnes diferentes que enriquecem a refeição diária. Compartilhe e até a próxima!