Esse é um assunto que divide opiniões, pois não é todo mundo que gosta desse corte, mas quando você aprende como preparar orelha de porco para feijoada corretamente, nunca mais faz sem.
O “preconceito” quanto à orelha suína está vinculado à limpeza, quantidade de gordura e receio de sentir algum gosto diferente. Porém, é um pertence que entrega sabor, consistência e deixa a feijoada ainda melhor. Confira!
Como preparar orelha de porco para feijoada: 4 passos para acertar
O ponto de partida é comprar orelha suína de qualidade, pois mesmo que haja todo um cozimento por trás, a procedência é fundamental para trazer segurança à receita.
Dessa forma, saiba que o preparo da orelha é simples, acompanha as outras etapas e não exige técnica especial. Sendo assim, veja um passo a passo simples para se orientar!
1. Dessalgue corretamente a orelha de porco
Assim como a carne seca, o pé, o rabo e o beiço suíno já vêm salgados, acontece com a orelha de porco, ou seja, é muito importante dessalgar corretamente para não estragar o ponto do sal na receita.
Então, vamos utilizar cerca de 300g de orelha suína, para cozinhar na perfeição pode ser interessante cortar as orelhas em cubos médios, siga as instruções:
- Coloque as orelhas em um recipiente com água gelada até cobrir.
- Leve à geladeira por cerca de 12 horas.
- A cada 3 horas faça a troca dessa água.
- Mas tenha certeza de substituir por água gelada.
- Ao final do processo a orelha estará livre de sal.
DICA EXTRA: a água gelada é mais do que mero detalhe, já que ajuda a manter a carne hidratada, macia e elimina o sal por completo!
2. Elimine parte do excesso de gordura
A orelha costuma ter quantidade elevada de gordura, o que contribui para deixar a feijoada “gorda”. A alternativa, portanto, é aferventar a orelha como se fosse escaldar a carne.
Ao final da fervura, você elimina a água e pode dar continuidade, visto que isso reduz consideravelmente a gordura. Além disso, procure ferventar juntamente com a orelha, cortes como:
- Rabo
- Pé
- Joelho
- Beiço
Enfim, todos os cortes que apresentarem alto teor de gordura podem ser aferventados. A essa receita damos o nome de feijoada light!
3. Escolha o preparo ideal
Costumo dizer que existem duas maneiras de preparar a orelha de porco. A primeira delas é cozinhar juntamente com o feijão e todos os outros ingredientes, onde a orelha será cozida no próprio caldo do feijão, porém, demora mais.
Já o segundo preparo é cozinhar a orelha já dessalgada na pressão com o feijão. Aqui você também pode adicionar as demais carnes consideradas firmes, como carne seca, é mais rápido e as carnes ficam basicamente prontas nessa etapa.
No entanto, sabemos que a feijoada é um prato demorado para se fazer, mas tem um motivo para isso. Em outras palavras, cozinhar lentamente os ingredientes, inclusive a orelha, é a melhor maneira.
Portanto, prefira não cozinhar na pressão com o feijão, estendendo assim o preparo, mas tendo um resultado fantástico, com uma explosão de sabores.
4. Incorpore à receita no momento certo
Bom, chegou o momento mais importante, que é juntar a orelha ao preparo principal. Com isso mente, conheça a ordem certa:
- Refogue a cebola com o alho e o azeite em uma panela grande.
- Agora, adicione as carnes de cozimento demorado, como carne seca, costelinha, pé, orelha e rabo.
- Vá mexendo para fritar e selar corretamente as carnes.
- Em seguida, acrescente feijão e água quente até cobrir toda a feijoada.
- Tempere a feijoada sem restrições, com louro, pimenta, páprica, cominho, pimenta calabresa, pimenta-do-reino e sal na medida.
- Misture tudo e deixe cozinhar por cerca de 90 minutos.
- Coloque a calabresa, o bacon e a linguicinha fina, que são carnes macias e precisam de menos tempo de cozimento.
- Por fim, vá mexendo para não grudar no fundo até o molho da feijoada encorpar e a receita ganhar a consistência da tradicional feijoada.
DICA EXTRA: ao notar que a água do cozimento evapora, adicione mais água aos poucos, mas sempre água bem quente. Quer seguir o preparo através de uma receita profissional? Dá uma conferida no vídeo:
7 dicas rápidas para uma feijoada completa e saborosa
Bom, até aqui toda a atenção ficou por conta do preparo da orelha, mas já que estamos fazendo isso para preparar uma boa feijoada, nada melhor do que conhecer dicas para tornar a receita ainda mais perfeita, não é verdade?
- Escolha feijão novo, pois o grão velho deixa o caldo da feijoada turvo e sem vida.
- Se perceber que o sal passou do ponto, cozinhe o feijão com 2 batatas cruas e descascadas, pois reduzem o sal.
- Na hora do cozimento do feijão com as carnes, adicione uma laranja cortada ao meio com casca, a laranja absorve a gordura.
- O mesmo vale para a cachaça, ou seja, adicione 2 doses para receitas grandes.
- Lembre-se de não descartar a segunda água do molho do feijão, pois lá está todo o tom escuro que a receita precisa.
- Para acentuar o sabor do louro, coloque 4 folhas na etapa do molho do feijão.
- Experimente novos sabores, carnes diferentes e temperos que você nunca utilizou, pois, as melhores feijoadas nascem daí.
E então, perdeu o receio de incluir a orelha de porco em sua feijoada? Acredito que as sugestões ajudam a desmistificar a ideia de que os cortes suínos variados não fazem a diferença, mas como vimos, fazem toda a diferença sim.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe, até a próxima!