Como limpar sambiquira de frango?

A sambiquira não costuma agradar muita gente, mas o motivo disso é que geralmente quem prepara não sabe como limpar sambiquira de frango perfeitamente, pois apesar de ser um corte pequeno, tem um jeito certo de limpar.

Antigamente, a sambiquira era uma parte esnobada e, em muitos casos, descartada na desossa. Porém, isso mudou e hoje você encontra até nos supermercados. Veja qual parte da sambiquira tem que tirar e aprenda a preparar!

Como limpar sambiquira de frango do jeito certo? 3 passos simples e rápidos

como limpar sambiquira de frango

Não é incomum encontrar pessoas que não sabem o que é sambiquira de frango, imagina saber limpar, né? Em poucas palavras, a sambiquira é a porção final da coluna vertebral do frango.

Por isso, ela fica localizada bem na extremidade do dorso, ou melhor, no final da cauda. Na sua composição, você encontra boa quantidade de gordura, uma pele versátil que fica incrivelmente crocante e um pequeno osso central.

Embora não haja segredo para limpar sambiquira, saiba que existe sim um ponto de cuidado, mas você só descobrirá se continuar a leitura!

1. Remova resíduos e impurezas visíveis

Antes de mais nada, saiba que sambiquira não tem nada a ver com sassami, hein, muita gente confunde isso. Na realidade, o curanchim, como é chamada a sambiquira, é uma porção muito pequena de carne. E isso facilita a limpeza inicial:

  1. Inspecione cada sambiquira individualmente.
  2. É importante retirar pequenos resíduos e sujeiras aparentes.
  3. Em geral, você encontra restos de penas e gordura em excesso.
  4. Para tanto, utilize uma pequena faca e faça cortes precisos.
  5. Ao final do processo, lave tudo em água corrente e reserve.

2. Faça uma limpeza profunda com limão ou vinagre

Se você tem costume de consumir cortes menos valorizados do frango, como moela de frango, então, esta etapa será moleza. Isso porque a melhor forma de neutralizar odores e sabores fortes, é deixar de molho por 15 a 20 minutos.

Desse modo, coloque a carne em um recipiente grande e preencha com água fria limpa. Em seguida, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre ou suco de limão Taiti, essa medida vale para cada litro de água.

Agora, misture para envolver a carne com acidez e reserve por 15 minutinhos. Como resultado, a acidez resolve o problema do odor e ainda desinfeta a carne. Dê preferência ao limão, pois sua acidez tende a ser maior.

3. Pode escaldar a sambiquira de frango?

Pode escaldar a sambiquira de frango

Uma coisa que muitos julgam desnecessária é escaldar a sambiquira, afinal, a carne ainda passará pelo cozimento, certo? Errado, a escalda em água fervente contribui para a redução drástica de bactérias residuais da superfície.

Isso que eu acho engraçado, as pessoas não tomam os cuidados necessários e depois se preocupam com os perigos do frango. Olha o jeito certo de escaldar:

  1. Encha uma panela com água, temperos naturais e suco de limão.
  2. Em seguida, ligue em fogo alto e aguarde iniciar a fervura.
  3. Quanto notar as bolhas, baixe o fogo e coloque a sambiquira.
  4. Agora, deixe ferver por cerca de 5 minutos.
  5. Por último, escorra e enxágue em água fria.

Todos os passos até aqui são suficientes e ajudam você a dominar a técnica de como limpar sambiquira de frango. Entretanto, a sambiqueira ainda guarda um segredinho, e eu diria que um não muito agradável.

BÔNUS VALIOSO: pode comer a parte amarela da sambiquira? Saiba a verdade!

Lembra que eu mencionei que algumas pessoas pegam “ranço da carne” por causa da limpeza malfeita? Pois bem, a parte mais importante da limpeza é tirar uma glândula que fica na parte superior do corte.

Dá para reconhecer a glândula por conta de um “biquinho” que parece a ponta do rabo. Além disso, ela tem um formato meio arredondado, é impossível não identificar. Então, retire totalmente essa parte com uma faca ou puxe com a unha.

E por que você não pode consumir essa parte? Primeiro, falamos de uma glândula que armazena secreções da ave, sem dizer que sua coloração é amarelada. No paladar, a glândula é muito amarga e pode arruinar a receita.

Todavia, corte com cautela para não desperdiçar a carne. No vídeo a seguir, você acompanha certinho como limpar sambiquira de frango corretamente, aproveite:

Receita de sambiquira de frango para aproveitar todo o seu sabor

Que tal conhecer uma receita de sambiquira que foge do convencional, pois geralmente todos fritam. A fritura, a meu ver, é para mascarar seu sabor natural. Porém, quando você prepara, por exemplo, cozido, o resultado é maravilhoso, anote:

Ingredientes

  • 800g de sambiquira limpa
  • Suco de 1 limão
  • Sal, pimenta-do-reino, páprica picante, alecrim e tomilho a gosto
  • 1 cebola picadinha
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • 2 tomates picadinhos
  • 1 latinha de extrato de tomate
  • Cheiro-verde a gosto
  • 200ml de caldo caseiro de legumes
  • Azeite para refogar os ingredientes

Modo de preparo

  1. Faça uma marinada com limão e azeite, reserve por 10 minutos.
  2. Em seguida, refogue o alho e a cebola até murchar.
  3. Depois, entre com o tomate e refogue até amolecer.
  4. Agora, coloque a sambiquira, o restante dos temperos e misture.
  5. É importante fritar por alguns minutos para ganhar cor.
  6. Na sequência, adicione o extrato de tomate e o caldo de legumes.
  7. Corrija os temperos, baixe o fogo e cozinhe por alguns minutos.
  8. O ponto é quando fica parecida com cubos de frango ao molho.
  9. Para finalizar, entre com o cheiro-verde e sirva ainda bem quentinho.

De verdade, é uma carne barata, fácil de manusear e entrega sabores surpreendentes.

Conclusão sobre como limpar sambiquira de frango

E então, agora que aprendeu como limpar sambiquira de frango, você achou difícil? Uma coisa que pode ajudar é ter a mente aberta, pois realmente, o corte foge completamente das partes tradicionais do frango.

Contudo, é um ingrediente que, quando bem-feito, pode se tornar uma verdadeira iguaria. Você acaba de ganhar uma carne super versátil, basta saber aproveitá-la, compartilhe as dicas e até a próxima!