Todo mundo já preferiu comprar peixe congelado simplesmente por não saber como limpar peixe, mas aprender as técnicas ajuda a ter sempre carne fresca à mesa.
Você até pode comprar o melhor filé de linguado, gastar um pouco mais no lombo do robalo congelado. Porém, posso garantir que nenhum deles será tão saboroso, fresco e benéfico do que uma simples tilápia limpa na hora, isso é fato.
Sendo assim, você aprenderá tudo que precisa para limpar peixe como um verdadeiro profissional e ainda saborear a melhor carne. Confira!
4 dicas certeiras para você aprender como limpar peixe corretamente
Existem muitas histórias de pescadores por aí apontando as mais mirabolantes formas de limpar peixe. Mas a realidade da limpeza é simples e o ingrediente principal aqui é a força de vontade em começar e ir até o fim.
É inegável que dá muito mais trabalho limpar do que pegar pronto na peixaria. Afinal, alguém já fez o “trabalho sujo”. Então, a partir desse momento você vai conferir um manual com tudo que precisa para se especializar!
1. Higienize o local e utensílios utilizados
Falar em higienizar o local pode parecer besteira, pois até hoje muita gente limpa peixe na beira de rio e açude. Contudo, certamente você vai fazer no conforto de casa, com os equipamentos certos e minimizar a sujeira é melhor ainda.
- Para escamar o peixe: você pode utilizar desde colher, descascador de legumes ou investir num escamador de peixe, é barato e ajuda muito.
- Cortes precisos: tenha uma faca realmente afiada para fazer cortes limpos, precisos e que favoreçam o aproveitamento do peixe.
- Local apropriado: escolha uma bancada espaçosa e que permita movimentar bem o peixe, locais apertados dificultam bastante.
Por mais que inicialmente você faça uma baderna para limpar, posteriormente a higienização é crucial. Uma vez que você tenha limpado o interior do peixe, não pode mais haver contaminação!
2. Remova completamente as escamas com uma técnica prática
Certamente você sabe que pode deixar as escamas, não é mesmo? Essa prática é muito utilizada na hora de assar peixe na grelha e não grudar, pois a escama atua como uma proteção.
No entanto, a ideia do conteúdo é limpar o peixe por completo, e isso envolve retirar as escamas, veja como:
- Procure utilizar um pano de prato grosso para apoiar a mão no peixe, principalmente se estiver pensando em como fazer tilápia frita.
- Isso porque a tilápia possui espinhos no dorso e nadadeira que podem machucar, use o pano.
- Em seguida, você fará um movimento contrário às escamas, se tiver um escamador fica mais fácil.
- Essa etapa termina quando se percebe não haver mais escamas.
Retirar as escamas é a parte que mais faz bagunça ao limpar o peixe. Ah, aqui vai uma dica útil para quem se pergunta como escamar o peixe sem fazer sujeira. Utilize um saco plástico grande e higienizado, coloque o peixe e escame dentro do saco.
Assim você garante que nenhuma escama se espalhe pela cozinha. Isso é especialmente interessante para quem mora em apartamentos ou pessoas que possuem cozinhas pequenas.
3. Limpe a cavidade interna ao retirar as vísceras
A limpeza da parte interna do peixe é uma das etapas mais importantes. Isso porque é onde você retira as vísceras. Afinal, ninguém gosta de comer estômago, baço e vesícula, concorda? Faça assim:
- Faça um corte na barriga do peixe, pegando da parte do rabo e indo no sentido da boca.
- Pressione levemente para abrir e não atingir os órgãos internos.
- Você vai encontrar a estrutura das nadadeiras do peixe que é resistente, force a faca para transpor a cartilagem.
- Uma vez aberta a barriga, retire toda a víscera com cuidado para não estourar nada e abra a água corrente.
- Ainda dentro do peixe, na mais alta próxima à espinha, faça um corte de fora a fora, ali possui sangue que precisa ser retirado.
- Em seguida, corte próximo à guelra para retirar por completo, depois de cortar é possível usar as mãos.
- Por fim, finalize com bastante água corrente, passando a mão por todo o interior para eliminar os resquícios.
Quais os cuidados ao retirar as entranhas?
Um dos principais cuidados é não estourar a vesícula biliar. Você já ouviu a expressão: “nossa, mas esse peixe está muito amargo, está parecendo um fel”?
Então, esse fel é o amargor provocado pelo líquido da bílis, que se espalha pela carne. Você identifica facilmente esse líquido pela coloração amarelada. Caso aconteça de estourar, retire toda a carne “contaminada”.
A vesícula biliar está localizada próximo àquela estrutura das nadadeiras que mencionei. Portanto, ao se aproximar dessa região em direção à boca do peixe, vá com cautela! Confira um vídeo detalhado da limpeza de uma tilápia:
4. É o momento de escolher o melhor corte para o seu preparo
Se você limpou como ensinei, já tem em mãos um belo peixe pronto para todo tipo de preparo. O preparo mais lógico seria fazer o peixe frito inteiro ou assar, tanto no forno quanto na brasa.
Contudo, muita gente prefere outros tipos de preparo com o peixe, como iscas, postas e filés. Dessa forma, basta definir o que está pensando em fazer e seguir em frente cortando, vou deixar algumas dicas:
Cortando postas
Retire primeiramente a cabeça e reserve, pode ser usada para engrossar caldo de peixe. Em seguida, meça dois dedos de espessura, apoie a faca e pressione até cortar por completo. Elimine as nadadeiras e está pronto.
Cortando iscas
Para fazer iscas pode ser um pouco mais trabalhoso, mas é uma delícia. Depois de limpo, retire a cabeça, faça um corte no dorso até separar o peixe em duas partes. Retire as espinhas e corte de um lado ao outro como se fosse em tiras, depois é só fritar!
Temos ainda a possibilidade de tirar em filés, separei um tópico apenas sobre isso a seguir!
Como tirar filé de tilápia sem espinha e sem cortar o fel + técnica para filés perfeitos
Na minha opinião, não há nada mais gostoso do que escolher o melhor filé de peixe para fritar, é a parte mais suculenta. Só que todo mundo acredita que apenas os peixeiros profissionais conseguem fazer filés, mas isso é um engano.
Na verdade, é bem fácil tirar filés e você pode usar a própria tilápia que limpamos há pouco. Porém, ao invés de você abrir o peixe e retirar as vísceras, faça da seguinte maneira:
- Com uma faca bem afiada, faça um corte limpo acima da cabeça do peixe e desça até a metade, contornando a cabeça.
- Em seguida, você vai usar as mãos para retirar a cabeça e junto com ela a vesícula do peixe para não estourar.
- Insira o dedão no corte e segure a cabeça do peixe.
- Com um movimento firme, segure o corpo e puxe com a outra mão para baixo até arrancar essa parte.
- Assim você retira a cabeça, parte das vísceras e a vesícula intacta.
- Por último, vá passando a faca de um lado ao outro do peixe para tirar filés os limpos.
Não se preocupe com os detalhes, pois você pode conferir diretamente do vídeo:
Escolha a melhor maneira para uma peixada de respeito
Bom, acredito que tenha passado todas as informações de como limpar peixe, além de mostrar os principais cortes. Gosto de pensar que tudo é prática, ou seja, quanto mais peixes limpar, melhor será o resultado!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar nas redes sociais, pois é um tema que vai ajudar muitas outras pessoas e até a próxima!