Na correria do preparo das refeições, um dos maiores mistérios é entender como fritar ovo e não grudar na panela. Você também passa por isso?
Saiba que não é a única pessoa com esse problema, pois muita gente não tem frigideira antiaderente, o que ajuda a grudar o ovo. E na frustração, às vezes perdemos a paciência e desfazemos todo o ovo com a espátula, virando um ovo mexido.
Nesse sentido, se você não aguenta mais passar por isso e gostaria de degustar um ovo perfeito, saiba que depois das minhas dicas, vai começar a fazer ovo frito todos os dias. Vamos lá?
Como fritar ovo e não grudar na panela: 2 truques simples que funcionam 100%
Quem ainda não se perguntou por que o ovo gruda na panela, certamente nunca fritou ovo. A fritura em panela antiaderente nova é uma maravilha, não gruda, solta facilmente e possibilita fritar ovo com gema mole.
Contudo, quando o fundo se desgasta ou não usamos uma boa fonte de gordura, é certo que vai grudar. Nessas situações, é um “Deus nos acuda” que só, sem contar a tristeza de ver tudo fundido à frigideira, concorda?
Mas, então, qual o segredo para o ovo não grudar na panela? Será que é preciso comprar uma frigideira novinha só para aprender como fritar ovo? Nada disso, pois depois destes truques, qualquer panela se tornará uma frigideira impecável!
1. Utilize uma pitada de fubá mimoso sobre o óleo
Na maioria das vezes acabamos desistindo de fazer algo por assumir que a solução está fora de alcance. Quando na verdade, tudo que precisamos é “pensar fora da caixa” até identificar uma maneira assertiva de contornar.
E um bom exemplo é o ovo frito que gruda. De cara, imaginamos que a frigideira não presta ou que a diferença entre ovo branco e vermelho é o motivo. Porém, tudo se resume a um ingrediente simples, que todos temos em casa, que é o fubá mimoso.
Você acredita que apenas o fubá é capaz de fazer com que o ovo não grude no fundo? “Nossa, mas nós vamos fazer polenta ou fritar?”. Tenha paciência, pois a quantidade é mínima e não interfere no preparo. Faça da seguinte maneira:
- Ligue a frigideira ou panela em fogo médio e coloque óleo.
- Em seguida, polvilhe um pouco de fubá apenas sobre o óleo e aguarde esquentar.
- Depois, acrescente o ovo precisamente sobre o fubá, tempere e frite no ponto que mais gosta.
- Não precisa ser de teflon, antiaderente ou fundo triplo, a frigideira convencional é suficiente.
- Sério, você nunca fez um ovo tão soltinho assim.
Como tempero, sugiro adicionar um pouco de sal, pimenta-do-reino moída na hora, açafrão e um toque de curry. Inclusive, troque o óleo por manteiga e tenha um sabor inconfundível. Se ainda assim você não acredita em mim, que tal ver com seus próprios olhos?
2. Adicionar farinha de trigo pode ser a salvação do ovo grudado
Vamos supor um cenário hipotético que você não tenha fubá, certo? Aposto que farinha de trigo você tem né? Afinal, farinha é aquela coisa que você esquece na despensa e está sempre boa para usar.
Sendo assim, panela no fogo médio, óleo para dentro e farinha salpicada por cima. Claro, sem exageros porque a farinha pode deixar um gostinho residual quando ganhar temperatura.
Ah, não esqueça de temperar e frite no ponto preferido. Eu pessoalmente gosto da gema bem cremosa. Sabe quando a gente faz ovo pochê e a gema escorre cremosa sobre os alimentos? Então, esse é o ponto perfeito.
Vale ressaltar, que essa fritura fica muito parecida com aquele ovo antigo que só avó sabe fritar. Borda douradinha, clara frita e gema encapsulada para manter a cremosidade, deixando tudo ainda mais apetitoso!
DICA EXTRA: o que fazer para o ovo não espirrar?
Como se não bastasse o ovo grudar tudo no fundo da frigideira, quantas vezes você já se queimou com os espirros? Você está lá, fritando um maravilhoso ovo para acompanhar carne bem passada, quando de repente, o ovo espirra do nada.
É importante entender porque isso acontece. Pensa comigo, todo alimento possui umidade, em maior ou menor quantidade, correto? O ovo também possui líquidos em temperaturas mais baixas que o óleo.
Como consequência, o contato do óleo quente com esse líquido evapora instantaneamente, ocasionando a temida “explosão”. “Tudo bem, mas como evitar que isso aconteça?”.
Que tal acertar dois pássaros numa cajadada só? Pois bem, ao adicionar o fubá para evitar que grude, você está simultaneamente impedindo que a evaporação aconteça. Tudo porque o fubá cria uma camada entre o ovo, seus líquidos e o óleo!
Entenda porque o ovo gruda na panela sem mistério
Embora não exista mistério, o que há na verdade é uma explicação científica toda elaborada que faz muito sentido. Contudo, como isso aqui não é uma aula de física, vamos de “resumão” para entender com clareza. Nesse contexto, funciona assim:
- Sempre que você aquece óleo na frigideira, o centro tende a ganhar temperatura rapidamente.
- Isso porque a chama do fogão está posicionada logo abaixo do centro.
- Então, conforme a temperatura aumenta, o óleo é “empurrado” para as bordas da panela.
- Desse modo, a quantidade de óleo no centro é reduzida a ponto de criar “manchas secas”, como dizem os pesquisadores.
- Nesse momento, o alimento em contato com aquela parte sem película protetora, se funde à panela quente.
- E simples assim, seu ovo, que era para ter ficado igual capa de revista culinária, se transforma em ovo mexido.
“Ah, entendi, então basta colocar farinha ou fubá e fritar em temperatura quente que vai dar certo”. Não necessariamente, pois essa técnica só funciona 100% em fogo médio.
Afinal, por mais que você fortaleça a camada na frigideira, a alta temperatura vai rompê-la cedo ou tarde!
Conheça uma sugestão fantástica agora que o ovo não gruda mais
Uma coisa é aprender como evitar que o ovo grude, outra completamente diferente, é combinar ingredientes e preparos. Comer um ovo simples, bem temperado e cremoso é maravilhoso, mas ter criatividade é ainda mais vantajoso.
Nesse contexto, minha sugestão é fazer o famoso bife a cavalo, já conhece? A receita consiste em preparar um belo bife frito ao ponto, seja com cebola ou simples. E a cereja do bolo vem em forma de ovo com gema mole por cima.
É de dar água na boca e ninguém resiste. Apenas as pessoas que não comem carne vermelha e preferem a carne vegana podem não enxergar valor nesse preparo. Mas pode fazer, é garantia de uma refeição magnífica!
Além de entender em detalhes como fritar ovo e não grudar na panela, agora você também sabe fritar ovo sem espirrar que poucas pessoas conseguem fazer.
Tire vantagem desse novo conhecimento e prepare banquetes deliciosos com ovo. No fim de contas, a refeição diária costuma se basear no ovo como principal proteína. Então, devemos nos esforçar para elevar a sua simplicidade a novos patamares gastronômicos.
Espero muito que tenha gostado das super dicas. Não deixe de compartilhar com quem sempre faz ovo grudado e ressecado, tudo bem? Até a próxima!