Certamente você sabe que dá para fazer muito mais com a linguiça além do churrasco, e um bom exemplo é aprender como fritar linguiça na panela de pressão.
Convenhamos, nada bate o sabor da verdadeira linguiça frita, mas faz uma sujeira de óleo no fogão e no chão que todo mundo perde a vontade de fazer. Porém, o preparo desse embutido na pressão é muito simples, rápido e traz muito sabor à mesa. Isso sem contar que nem faz tanta sujeira.
Então, acompanhe comigo todas as dicas maravilhosas que reuni para que você possa ter mais uma opção versátil de mistura na refeição. Vamos lá?
Como fritar linguiça na panela de pressão: 3 dicas para crocância e sabor
Em um primeiro momento pode parecer que estou sugerindo que você simplesmente coloque a linguiça na panela, frite e está pronto. Contudo, a receita é um pouco mais elaborada do que isso, já que vamos pôr na pressão.
Antes de mais nada, é importante destacar que você tem que adicionar alguma fonte de umidade. Nesse sentido, podemos pensar em adicionar água, caldos ou ingredientes que soltem líquidos, como a cebola.
O meu preparo favorito traz cebola, tomate e batata ao final do cozimento. Afinal, cebola e tomate liberam quantidades ideais de líquidos e criam umidade. Com isso, você nem precisa aprender como fritar linguiça, pois já sai pronta da panela.
1. Conheça qual a melhor linguiça para fritar
Antigamente tínhamos poucas opções em linguiça no mercado, não apenas em diversidade de composição, mas encontrávamos apenas a industrializada. Em contrapartida, hoje é possível comprar até mesmo opções importadas.
Gostaria de destacar algumas entre os tipos que são a melhor linguiça para churrasco:
- Linguiça toscana.
- Linguiça toscana defumada.
- Opção de linguiça artesanal (sem industrialização e mais fresca).
- Opção de linguiça portuguesa.
- Sugestão de linguiça calabresa fininha.
Ah, use também a linguiça que encontramos no balcão do açougue que, inclusive, possui uma boa quantidade de carne. Afinal, nós não queremos que a linguiça resseque e fique esturricada na panela, não é mesmo?
2. Considere a receita antes de fritar na panela
Se você sabe fazer carne de panela na pressão, já é meio caminho andado para acertar na linguiça frita. Isso porque você pode seguir a mesma linha ao adicionar e incorporar muitos ingredientes na receita.
Eu já vi gente fazendo com bacon, molho de tomate fresco, milho e ervilha, mandioquinha, cebola roxa e tomate. Só há uma coisa que você precisa considerar, que é o formato/corte da linguiça
Por exemplo, se você cortar ao meio pode acontecer de ressecar demais o “recheio”. Além disso, fazer furos na linguiça faz o interior perder líquido e isso descaracteriza o preparo. Nesse sentido, minha sugestão de receita de hoje inclui:
- Fio de azeite caprichado;
- 3 cebolas grandes em rodelas grossas;
- 500g de linguiça toscana da sua preferência;
- 2 batatas em cubos pequenos;
- ½ xícara (chá) de água;
- Sal, pimenta-do-reino, cúrcuma e açafrão a gosto;
- Cheiro-verde e alho-poró a gosto.
Para trazer textura e sabor marcante, adicione 2 tomates italiano, fica divino e ajuda na consistência do molho. Aliás, é possível fazer quaisquer substituições que quiser, mas evite trocar a quantidade de cebola.
Afinal, é a nossa fonte de umidade e indispensável para o cozimento na pressão!
3. Passos iniciais para fritar a linguiça
Essa etapa pode ser bem fácil para quem sabe como fazer carne de panela de pressão. Inicialmente, forre o fundo da panela com azeite e adicione metade da cebola em rodelas.
Em seguida, coloque as linguiças sobre essa camada de cebola, dando um pequeno espaço entre elas. Logo após você vai cobrir com o restante da cebola e adicionar mais um fio de azeite.
Depois, tampe a panela e deixe em fogo alto. No momento que pegar pressão, abaixe o fogo e conte 25 minutos. Por fim, abra a panela e veja que cor maravilhosa que está a linguiça, mas não vamos parar por aqui não.
Isso porque é o momento de acrescentar a batata picadinha e a água. Se quiser diferenciar, pode colocar cenoura, mandioquinha, pimentão amarelo, ervilha, entre outros ingredientes.
Feito isso, corrija o sal e a pimenta-do-reino, feche uma última vez e depois que pegar pressão, conte mais 5 minutos apenas. O resultado desse cozimento é uma refeição completa, saborosa, aromática e muito suculenta. Veja tudo no vídeo abaixo:
DICA EXTRA: dá para fazer linguiça frita na panela de pressão elétrica?
Gosto de pensar que alguns eletrodomésticos vieram para salvar e facilitar nosso dia a dia. E um exemplo prático disso, é a panela de pressão elétrica. Porém, a maioria das pessoas não utiliza todo seu potencial por receio ou desconhecimento.
Então, posso responder que sim, dá para fazer linguiça na panela de pressão elétrica. A receita é a mesma que mostrei acima, ou seja, adicione azeite, cebola, linguiça, mais cebola e leve na pressão.
O tempo para esse preparo é de 20 minutos, mas se quiser adicionar alguns legumes, o tempo aumenta entre 5 e 10 minutos. Para quem já tem o costume de fazer salsicha na airfryer vai se encantar também com a linguiça frita.
4 ideias de receitas que podem fazer parte das suas refeições
Conforme você pega o jeito da receita e vai ficando fácil, mais vezes você recorre a esse preparo. Só que com o passar do tempo a combinação pode acabar enjoando. Pensando nisso, juntei algumas versões que podem inspirar criatividade:
- Linguiça na pressão com molho feito com cachaça e temperos.
- Linguiça frita na pressão com legumes e bacon defumado em cubos.
- Combinação de linguiça com costela na pressão e batatas.
- Sugestão de linguiça frita na pressão com especiarias e abóbora.
Além de saber como fritar linguiça na panela de pressão, agora você também entende o que combina com linguiça frita. Utilize cada uma das dicas para extrair máximo sabor em suas receitas.
Afinal, é justamente dos preparos mais simples que surgem aqueles sabores que nos proporcionam momentos únicos, concorda?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar nas redes sociais, vamos tornar essa combinação famosa. Até a próxima!
MUITO BOM