Por mais simples que possa parecer, ainda hoje muitas pessoas têm certas ressalvas sobre como fritar linguiça corretamente, se é que existe um método ideal.
Bom, quando falamos em linguiças tradicionais como as de churrasco, realmente, não há segredo. Mas, conforme aprofundamos nesse universo, vemos que as linguiças são iguais e, certos tipos, exigem mais cuidado que outros.
Então, para acabar de uma vez com essa dúvida, juntei dicas relevantes para ajudar você com essa prazerosa tarefa que é comer linguiça frita. Vamos conferir?
Como fritar linguiça: 3 formas para diferenciar
Se você perguntar para qualquer pessoa como é a fritura certa da linguiça, certamente ouvirá: coloque bastante óleo na frigideira ou panela e mergulhe as linguiças para dourar por completo. É errado? Não, mas tampouco é uma atitude saudável!
Por isso, decidi separar em 3 dicas específicas aos principais tipos de linguiças. Dessa forma, independentemente do tipo escolhido, você poderá extrair o melhor sabor.
1. Fritando linguiça toscana ou tradicional para mais sabor
Assim como em todo preparo de linguiça, o primeiro passo é aferventá-las. Para isso, coloque as linguiças em uma panela, cubra com água, ligue em fogo médio e deixe de 10 a 15 minutos. Nessa etapa não fure as linguiças.
Quando estiver cozido, faça furos com um garfo em cada gomo de linguiça e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Esse processo retira grande parte da gordura, deixando o alimento mais saudável.
Agora, como a linguiça está cozida, você pode optar por cortar em rodelas grossas ou fritá-las inteiras. Com isso, leve as linguiças à panela sem adicionar óleo. “Ah, mas para mim tem que ter um pingo de óleo”. Tudo bem, adicione um pequeno fio de azeite ou a ponta de uma colher de manteiga.
Ligue de fogo médio para baixo e deixe fritar, virando de tempo em tempo para dourar por completo. Quando notar que estão douradinhas, adicione em torno de 50ml de água, mexendo para desgrudar o fundo, pois isso traz o sabor da frigideira todo para a linguiça.
DICA EXTRA: esse preparo pede cebola picadinha ou rodelas. Adicione um pouco antes de as linguiças chegarem ao ponto, divirta-se! 😉
2. Cuidados para fritar linguiça defumada
Como bons exemplos de linguiça defumada, temos a linguiça calabresa e a paio que, apesar de utilizadas no preparo de pratos maiores, como a feijoada, podem ser fritas e servidas como aperitivo.
O primeiro ponto de atenção é a temperatura da frigideira, que deve estar bem quente para que a linguiça atinja o ponto ideal. Além disso, garanta um espaço entre os gomos da linguiça, facilitando o cozimento uniforme de todos os lados.
Quando iniciar a fritura, adicione um pouquinho de óleo, azeite ou manteiga, pois as linguiças defumadas demoram mais tempo para começar a soltar os líquidos.
Só não utilize óleo se estiver fritando já em rodelas, uma vez que a gordura própria da linguiça cumpre o trabalho.
3. No micro-ondas é possível fritar linguiça?
Sim, o micro-ondas é uma alternativa para aquele momento de correria, pois é até uma forma preguiçosa de fazer linguiça.
Com a linguiça devidamente cozida, como mostrei acima, coloque as linguiças em um refratário próprio para micro-ondas. Leve em potência alta por aproximadamente 6 a 8 minutos.
Na metade do tempo, abra o micro-ondas, fure e vire as linguiças. Assim que terminar, caso considere que não está no ponto ainda, basta adicionar de 2 e 2 minutos até finalizar.
A linguiça não fica especificamente tão frita, mas devidamente assada, que é o mais importante.
Linguiça recheada também pode fritar? Como fazer?
Não há combinação melhor do que linguiça recheada com queijos diferenciados, como o provolone ou queijo coalho, e especiarias.
Temos um bom exemplo com a linguiça cuiabana, que leva uma grande variedade de condimentos, inclusive apimentados, e o tradicional queijo coalho. O problema desse tipo de linguiça, é que fritar de qualquer forma pode atrapalhar a experiência do sabor.
Por exemplo, quando você corta um embutido recheado com queijo e leva na frigideira, todo aquele queijo acaba derretendo e vazando. Com isso, esse tipo de linguiça merece uma atenção maior.
O método ideal é fritar a linguiça inteira, mesmo porque o tipo recheado costuma vir em um gomo único, ou seja, facilita o processo. Então, com a panela bem quente, coloque apenas um fio de azeite no fundo e leve a linguiça inteira.
Conte aproximadamente 10 minutos e vire para fritar o outro lado. Não deixe passar muito do tempo total de 20 a 25 minutos, pois a linguiça reduz bastante, favorecendo que o recheio vaze.
O que acha de ter acesso a mais dicas como essas e ainda aprender como vender linguiça artesanal? Para isso eu recomendo muito que dê uma conferida no Curso de Linguiça Artesanal Profissional.
Além de falar tudo sobre o mundo do churrasco, traz muitas dicas bacanas para aprimorar sua experiência e conhecimento. Não deixe de conferir mais tarde!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe nas redes sociais para facilitar o dia a dia de mais pessoas e até a próxima!