Torresmo para feijoada: Aprenda como fazer na panela de pressão

O torresmo é o principal acompanhamento de diferentes pratos, funciona bem demais como aperitivo e alegra quem curte a combinação com uma boa dose de cachaça, mas quando se fala em torresmo para feijoada, não há combinação melhor.

Apesar de tanta versatilidade, poucas pessoas sabem fazer o torresmo tradicional, que é aquele que explode na boca. Por isso, hoje eu apresento a você a forma mais fácil de preparar, que é na panela de pressão.

Entretanto, separei muitas outras técnicas, inclusive “ancestrais”, para garantir que você consiga reproduzir esta iguaria em qualquer ocasião e refeição, confira!

Aprenda como fazer torresmo para feijoada de forma prática e fácil

torresmo para feijoada

Antes de mais nada, é importante deixar claro que o objetivo é mostrar a você uma preparação simples de torresmo na panela de pressão. Mas o verdadeiro foco é aliar o resultado à famosa experiência como acompanhamento para feijoada.

Eu falo isso porque existem milhares de técnicas e preparos únicos para transformar o toucinho no clássico torresmo. Anote os ingredientes:

Ingredientes

  • 800g de toucinho de alta qualidade em cubos médios (barriga de porco)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Páprica picante a gosto (opcional)
  • 1 xícara (chá) de óleo ou banha de porco
  • Suco de 2 limões Taiti
  • Azeite a gosto

Modo de preparo simples

  1. Primeiro, coloque o óleo ou a banha direto na panela de pressão.
  2. Ligue em fogo médio para alto e aguarde esquentar bem.
  3. Enquanto ganha temperatura, tempere o toucinho com sal, pimenta, páprica, limão e azeite.
  4. Misture para pegar o tempero na carne e reserve por 15 minutos.
  5. Em seguida, coloque a carne na panela em contato com o óleo quente.
  6. Nesse momento, retire o anel de vedação da tampa da panela e tampe.
  7. A cada 4 minutos, dê uma leve balançada para deixar a fritura uniforme.
  8. O tempo médio de fritura é de 15 a 20 minutos em fogo médio para alto.

Agora é hora de algumas dicas importantes. Primeiro, o toucinho vai estourar dentro da panela. É inevitável porque tem água na pele e na carne. Porém, em determinado momento você perceberá que os estouros vão demorar mais.

É aí que você sabe que está próximo do ponto, pois não há mais água e a pele estourou por completo. Então, abra, verifique a cor e a crosta da fritura. Se estiver do seu agrado, basta retirar e escorrer o excesso de óleo.

Prontinho, agora é só servir com aquela suculenta feijoada com as melhores carnes e ingredientes. Vale ressaltar, não esqueça de retirar o anel de vedação, pois você quer fritar e não cozinhar o toucinho, hein?

Outra coisa, eu ainda deixaria o torresmo pronto esfriar por completo, pois ele tende a ganhar mais textura. Fica o vídeo completo com o passo a passo:

DICA EXTRA: qual o segredo para o torresmo ficar crocante?

É pleno domingão, você está desde sábado de manhã no preparo da feijoada. Porém, não dá tempo de fazer o torresmo com antecedência, então ficou para o domingo.

Contudo, na correria para montar a mesa e servir os pratos, você se descuida e tira o torresmo cedo demais. Como você não percebe, você serve assim mesmo, mas para sua infelicidade, bem como a dos convidados, o torresmo está borrachudo.

Será que tem como deixar o torresmo crocante novamente? A resposta é sim, é possível reviver o torresmo. Todavia, e se eu te mostrasse alguns segredinhos para deixá-lo crocante na primeira tentativa? Não é bem segredo, mas cuidados extras:

  • Escolha uma peça que tenha bom equilíbrio entre pele, gordura e carne.
  • A uniformidade no corte também influencia no resultado final, prefira cubos médios.
  • O limão ajuda a deixar o torresmo crocante, ainda mais se você marinar por 30 minutos.
  • Há quem use cachaça para temperar, pois o álcool cumpre o mesmo papel, mas fica a seu critério.
  • O jeito certo de fritar torresmo é em cocção lenta, mas não dá para fazer isso na panela de pressão.

Costumo dizer que o jeito certo é aquele que você consegue se adaptar melhor. Se for na panela de pressão, que assim seja, se você preferir na airfryer, também está ótimo. Espera aí, tem como fazer torresmo para feijoada na airfryer?

Tem como fazer torresmo para feijoada na airfryer?

O preparo de torresmo na airfryer não só é muito mais prático, como também saudável. Em cerca de 15 a 20 minutos é possível deixar aquele toucinho carnudo bem suculento e com uma leve camada crocante.

Por ser um método que dispensa óleo, é importante acompanhar a fritura para chegar no melhor resultado possível. Agora, se você me perguntar: “compensa trocar a fritura em óleo pela airfryer?”.

Do ponto de vista do tradicional torresmo não. Isso porque querendo ou não ele fica menos crocante, mas nem é por isso. Na verdade, a experiência é outra, ou seja, é outro tipo de torresmo e não aquele que você espera quando frita em óleo ou banha.

Eu sempre digo, se estiver bom para você, siga assim, a experiência em combinar feijoada com torresmo depende da nossa percepção de quão gostoso está, e não do preparo A ou B, concorda?

A partir disso, eu queria deixar um vídeo que eu tenho certeza de que vai enriquecer sua cozinha.

Nele a pessoa prepara o tradicional torresmo, mas aproveitando desde o couro, o toucinho até a panceta, é uma verdadeira aula que vai deixar sua feijoada ainda mais completa, acompanhe:

Prepare a sua versão de torresmo para feijoada e complemente o almoço de domingo

Fazer torresmo para feijoada é trabalhoso? Sem sombra de dúvidas, mas o resultado compensa? Se compensa! Nenhuma outra receita chega perto da satisfação de apreciar uma feijoada completa com um bom torresminho, né?

E agora que você aprendeu praticamente tudo a respeito, “simbora” colocar tudo em prática. Gostou das dicas de hoje e acredita que agora você finalmente consegue acertar no preparo? Então, compartilhe com mais pessoas, até a próxima!