Como fazer tilápia frita: 4 passos fáceis + dica extra

Aprender como fazer tilápia frita pode livrar você de situações surpresa com visitas ou para garantir o petisco com os parceiros de churrasco.

Dentre todos os peixes que podemos consumir sem ressalvas, a tilápia ainda é a carne mais vantajosa. Se não pelo valor baixo em comparação a outros tipos, pela facilidade de preparo e sabor, ou seja, custo-benefício altíssimo.

Quer aprender cada macete do preparo da tilápia, assim como os bares e petiscarias costumam nos servir? Então, é só acompanhar as dicas incríveis que eu preparei especialmente para você!

Como fazer tilápia: 4 passos fáceis + dica extra

Da fritura simples ao peixe com farinha de trigo crocante, a versatilidade é marca registrada desse peixe.

Entretanto, você ainda deve seguir alguns direcionamentos para evitar que a carne desmanche, fique encharcada ou mesmo sem sabor.

Para isso, separei 4 passos certeiros mais uma dica que vai te deixar de boca aberta. Segue tudo direitinho que não tem erro!

1. Escolha o corte ideal de tilápia para você

Em todo lugar só encontramos filé, filé e filé de tilápia. Porém, se o peixe nos oferece uma carne tão nobre e saborosa, por que não explorar todas as possibilidades, concorda comigo?

Dessa forma, temos ao menos 3 cortes tradicionais. “Ah, mas se os cortes são do mesmo peixe, certamente têm o mesmo sabor”.

Não necessariamente, e como prova disso temos o tambaqui, em que os pedaços mais saborosos são os da costeleta. Diante disso, veja os cortes à sua disposição:

  1. Filé de tilápia: sem muito segredo, do filé são removidos os ossos, a pele e toda a extensão do corte que acompanha a espinha paralelamente.
  2. Posta de tilápia: muita gente confunde a posta, mas esse corte é o que pega de um lado ao outro do peixe, resultando no formato de “U” de ponta cabeça, ou seja, perpendicular à espinha do peixe.
  3. Costeleta de tilápia: já a costeleta é o corte que contém o filé e a parte das espinhas e ossos do peixe, justamente o que dá sabor diferenciado.

2. Separe os temperos utilizados

Por mais suave que a carne seja, você deve considerar as melhores opções de temperos para peixe.

A combinação bem pensada de especiarias, sal e líquidos ácidos ou cítricos, é a alternativa para realçar a verdadeira essência da tilápia.

Com isso em mente, aposte em combinações como:

  • Tilápia temperada com sal, pimenta-do-reino, suco de limão siciliano e tomilho.
  • Marinada de filé de tilápia com suco de limão, sal, lemon pepper e pimenta preta.
  • Tempero natural com alho processado, sal e manjericão fresco.

DICA EXTRA: um ponto de atenção, é quanto à escolha de temperos quando você pretende empanar. Nesse caso, prefira temperos granulados finos e aposte em sabores simples, como sal e pimenta preta!

3. Frite o peixe com cuidado e atenção

Depois que você temperou o peixe e marinou por alguns minutos, chegamos à etapa que influencia bastante, que é a fritura da tilápia. Nesse momento cabem algumas dicas para fritar corretamente:

  • Adicione óleo apenas até cobrir os filés.
  • A fritura deve ser em fogo médio, pois em fogo alto queima o óleo e amarga o peixe.
  • Cada lado deve ficar em contato com o óleo por pouco tempo, somente até selar, do contrário o peixe fica ressecado.
  • Cuidado extra ao colocar o peixe no óleo, especialmente em descongelado recentemente, onde a água gelada reage com o óleo.
  • Por fim, transfira o peixe assado para uma travessa com papel-toalha para eliminar o excesso de óleo da fritura.

DICA EXTRA: para preparos simples de filé de tilápia, experimente fazer um irresistível molho tártaro cremoso, com pedacinhos de picles!

4. Essa é para quem gosta de tilápia empanada

como fazer tilápia frita

Você já se perguntou como fritar peixe com farinha de trigo?

Então, essa é uma técnica especial que traz um aspecto crocante fantástico à tilápia, e o melhor de tudo, é simples, prático e tudo que precisará é de 300g de farinha de trigo, siga os passos:

  1. Com o peixe marinado por uma hora, vamos empanar.
  2. Coloque a farinha em um saquinho para alimentos.
  3. Escorra o excesso de tempero dos filés.
  4. Em seguida, coloque um filé no saquinho e empane completamente.
  5. Agora, o pulo do gato está em mergulhar esse filé empanado em água em temperatura ambiente, seja ágil.
  6. Por fim, leve na frigideira em fogo médio, colocando com cuidado.
  7. Deixe fritar até dourar.

A princípio pode parecer que vai dar errado, afinal, você temperou, empanou e colocou na água, quais as chances de dar certo, não é verdade? Porém, a água ajuda a proteger a farinha, que por sua vez frita sem soltar resquício no óleo.

Como resultado, uma tilápia frita à perfeição, crocante, irresistível e parecida com peixe de restaurante! Não acreditou em mim? Não tem problema, aqui o que é falado é confirmado, veja um vídeo detalhado:

DICA EXTRA: como fazer tilápia frita na airfryer

Se você achou que o dia não poderia ficar mais perfeito, saiba que é possível usar a sua airfryer para fritar tilápia. Apesar de a fritura na frigideira ser excelente, nada mais fácil do que colocar na airfryer e deixar, conheça uma receitinha:

Ingredientes

  • 2 filés de tilápia;
  • Suco de ½ limão;
  • Azeite e páprica a gosto;
  • Manjericão, alho em pó, pimenta de cheiro e sal a gosto.

Com o equipamento preaquecido a 200° por 10 minutos, coloque os filés no cesto e deixe entre 5 a 7 minutos apenas. O bom de usar a airfryer para isso, é que o equipamento preserva toda a umidade do peixe, ou seja, carne macia, suculenta e saborosíssima.

Aprendeu como fazer tilápia frita como um verdadeiro mestre? Não deixe de complementar as refeições com molhos para peixes, cremes e ingredientes que dão acidez, tudo isso contribui para peixes divinos.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais para inspirar outras pessoas. Até a próxima!