Tem gente que acha uma judiação fritar salmão, mas depois que prova, quer logo aprender como fazer salmão frito. Quando bem-feito, o sabor é imbatível.
Aprender a fritar salmão em casa é uma das melhores coisas que qualquer pessoa pode fazer. Dessa forma, você economiza rios de dinheiro ao preparar uma carne ainda mais satisfatória e saborosa do que muitos restaurantes.
Quer descobrir o segredo do salmão frito ou grelhado na frigideira? Então você precisa ficar aqui comigo e acompanhar o conteúdo, aproveite as superdicas!
Como fazer salmão frito em apenas 2 passos + dicas para um peixe suculento
Diferentemente de peixes consistentes, como a tilápia, o salmão tem uma carne bem mais delicada. E isso seria apenas um detalhe em receitas assadas no forno. Porém, quando falamos em fritar, isso faz toda a diferença e exige técnicas únicas.
Nesse momento podem acontecer basicamente duas coisas: ressecamento completo do peixe e carne desmanchando pela fritura em excesso. Só que se você quer a verdadeira experiência com um salmão profissional, aparência e maciez são cruciais.
Considerando que a maioria das pessoas tem pouco contato com peixe, em especial com salmão, elaborei dois passos certeiros. Não saia daí e veja como você não precisa comer salmão cru para poder apreciar sua qualidade!
1. Como temperar salmão para fritar? O segredo dos grandes chefs de cozinha!
A primeira coisa que você tem que fazer, é aprender como temperar salmão para fritar perfeitamente. Se na versão assada podemos caprichar e exagerar nas especiarias, na versão frita de forma alguma.
O cozimento do salmão no forno consegue dissipar boa parte dos temperos, ou seja, espalhar por toda a carne. Isso acontece porque a suculência do peixe é melhor preservada, garantindo umidade interna que deixa o sabor harmonioso e único.
Por outro lado, o salmão na frigideira puxa consideravelmente os temperos e o sal é o perigo. A diferença é que a carne fica carregada de temperos e, depois disso, é impossível amenizar.
Logo, o primeiro ponto de atenção é quanto ao tempo de antecedência ao temperar, e a quantidade de sal, claro. Inclusive, outros condimentos podem conter sal, a exemplo do lemon pepper, por isso muita atenção.
Na minha sugestão de receita, vamos usar o seguinte mix de temperos naturais:
- Sal triturado fino (salpique uma camada fina sem exagerar)
- Pimenta-do-reino moída na hora (apenas um toque sobre carne e pele)
- Chimichurri triturado (mix de ervas desidratadas, ideal para fritar)
- Ervas finas a gosto
- Azeite para umedecer o tempero e unificar os sabores
Esse é um tempero bem simples, confesso, mas permite que você aprecie todo o alcance do sabor natural do salmão. Aliás, esse tempero pode ser colocado bem na hora de fritar, ou seja, não é necessário marinar.
Lá vão duas dicas sensacionais para dar mais sabor ao peixe
- Na parte da pele, faça cortes superficiais, o famoso “filetar”. Assim que colocar os temperos, massageie para penetrar os sabores.
- Se preferir um sabor cítrico, adicione algumas gotas de limão siciliano sobre a carne.
Alguns chefs falam para marinar entre 15 e 20 minutos, mas sem colocar o sal. Dessa maneira, os sabores penetram ainda mais no peixe, entregando um salmão frito que é um espetáculo!
2. Como fritar salmão corretamente para não ressecar
Se você pensa que fritar peixe é a mesma coisa que fritar bife de vaca, sinto desapontar, mas não é. Pelo contrário, a delicadeza é o principal componente no cozimento.
Se na carne vermelha nós precisamos de altas temperaturas para selar o exterior, no peixe o “buraco é mais embaixo”. Falo isso porque é essencial controlar absolutamente a temperatura da frigideira, nem tão quente e nem tão fria.
Falando nisso, o próprio tipo de frigideira conta muito. Por exemplo, na frigideira com fundo triplo e antiaderente novo, você não precisa nem de azeite quase. Em contrapartida, naquela frigideira “velha de guerra”, é vital adicionar gordura
Método profissional para fritar salmão no ponto perfeito
- Com uma frigideira de fundo grosso, ligue em fogo médio.
- Assim que começar a esquentar, adicione um fio de azeite e espalhe.
- Em seguida, tempere o salmão e coloque-o na frigideira.
- Nesse momento, deixe a temperatura entre média e baixa.
- Você sabe que está fritando perfeitamente, quando escuta o chiado.
- Outro ponto de referência é a cor da carne em contato com a frigideira.
- Quando o peixe começa a esbranquiçar, é o melhor sinal.
- O ideal é fritar até que essa cor atinja a metade do filé.
- Por fim, vire o peixe e note uma pele maravilhosamente dourada.
- Agora é questão de minutos até cozinhar o outro lado.
- Novamente, guie-se através da coloração que não tem erro.
- Desse jeito, quando chegar no ponto desejado é só retirar e reservar.
Pode parecer um processo cheio de detalhes, mas é tudo muito simples e rápido. Essa receita acima, por exemplo, não leva mais que 8 a 9 minutos para filés com espessura de dois dedos.
Costumo dizer que o ponto mais importante, é não passar na fritura. Para sentir o sabor real desse pescado, é necessário fritar uma carne suculenta.
DICA EXCLUSIVA: aproveite a frigideira e crie um acompanhamento de restaurante
O que você acha da ideia de investir alguns minutos na preparação do melhor acompanhamento para salmão? E o melhor de tudo, é que você utiliza a mesma frigideira.
A sugestão, portanto, é cortar diferentes tipos de cogumelos, como Portobello, Shimeji, Paris e Shitake, pode ser corte grosseiro. Além disso, separe também tomate cereja, cenoura pré-cozida, talo de erva doce (funcho) e manteiga.
Para fazer, coloque primeiro os cogumelos com um fio de azeite na frigideira e dê uma boa salteada. Na sequência, adicione manteiga e entre com o restante dos ingredientes. Não existe ponto certo ou errado, tudo vai da sua preferência.
Contudo, prefira ingredientes mais suculentos e tenros, deixando menos tempo do que achar necessário. Como sugestão de montagem, faça assim:
- Na base do prato, coloque maionese caseira, mostarda, iogurte grego cremoso ou coalhada seca.
- É interessante espalhar com uma espátula, igual os chefs de restaurantes fazem.
- Sobre o creme, capriche na porção de cogumelos e tomates salteados.
- Finalize essa belezura com o belo salmão ainda fumegante e apetitoso.
- Dê uma “pincelada” de azeite se preferir e coma logo antes que alguém veja.
“Ah, porque estou sem cogumelo, não sei fazer, isso e aquilo”. Sabe o que também complementa o salmão frito? Saltear batata, cebola, cenoura e especiarias. A intenção é saltear até dourar tudo, sirva ao lado do peixe!
Agora me diz, como fazer salmão frito guarda algum segredo?
Como você pôde ver em primeira mão, não existe complicação em como fazer salmão frito. Obviamente que alguns cuidados são pontuais, mas nada que um pouco de atenção para ampliar o conhecimento gastronômico, né?
Garanto que depois dessa você não vai querer nem saber qual o melhor peixe para fazer escabeche. Afinal de contas, o salmão frito será a receita preferida por muito tempo.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Você se lembrou daquela pessoa que só faz petisco de peixe? Então, compartilhe o conteúdo e mostre que o mundo vai além das opções tradicionais, né? Até a próxima!