Então você quer aprender como fazer ovo pochê porque gostaria de reproduzir aquela receita que comeu na última viagem?
O preparo desse ovo em especial remete muito aos bufês de hotéis, pois é considerado algo sofisticado e requintado. Não à toa, a receita do chef guarda muitos segredos, mas que serão todos revelados para você hoje.
Sendo assim, saiba que selecionei uma receita maravilhosa e muitas dicas sensacionais para que faça em casa com facilidade. Vamos conferir?
Como fazer ovo pochê: conheça uma receita prática e tradicional
Ingredientes
- Quantidade de ovos pochê que desejar;
- Flor de sal ou sal refinado;
- Azeite a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- 50ml de vinagre branco;
- Salsinha para finalizar.
Modo de preparo
- Coloque 3 dedos de água numa panela média.
- Ligue em fogo médio e deixe esquentar.
- Ao menor sinal de fervura, você deve abaixar o fogo por completo, a água não pode ferver.
- Em seguida, acrescente o vinagre.
- Quebre individualmente os ovos num ramequim para facilitar.
- Pegue um fuê ou uma espátula e faça movimentos circulares na água até formar um redemoinho.
- Aguarde a velocidade do movimento diminuir e adicione o ovo no centro.
- O tempo para selar e cozinhar é de 5 a 6 minutos, mas depende da temperatura da sua água.
- Ao término desse tempo, retire o ovo com cuidado, escorra e está pronto seu ovo pochê.
- Por fim, combine com torrada, adicione azeite, sal, pimenta-do-reino e corte a gema para ver a cremosidade que fica.
Mesmo sendo um passo a passo simples, vou deixar o vídeo a seguir, confira sempre que precisar:
SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTO
- Torrada + creme de ricota temperado + fatias de abacate + ovo pochê + bacon frito triturado sobre o ovo.
Veja como fazer ovo pochê no microondas!
Essa sugestão é para quem ama uma dica rápida e que facilita o corre do dia a dia. Se você não quer perder tempo no fogão e ficar esperando até 7 minutos pelo ovo pochê, que tal usar o micro-ondas?
Para isso, pegue um bowl que possa ir no micro-ondas, adicione 1 ovo fresco e cubra com água. Contudo, é importante deixar pouco mais de um dedo sem água, ou seja, não precisa encher o recipiente. Em seguida, leve ao micro-ondas, veja o tempo:
- O tempo máximo é de 1 minuto, mas a gema fica firme e descaracteriza o ovo pochê.
- Programar 40 segundos entrega uma gema mais mole, quase líquida.
- Entre 45 e 50 segundos pode ser o tempo ideal para obter a cremosidade ideal da receita.
- Ah, sempre em potência alta para ter melhores resultados.
Essa dica é muito parecida com a técnica de cozinhar ovo no micro-ondas.
Qual o segredo para o sucesso do ovo pochê?
“Olhando o passo a passo até que eu não vi dificuldades, tem mesmo segredos?”. Bom, eu não diria segredos, mas que tem alguns macetes para otimizar o resultado, sem dúvidas.
Na hora de fazer ovo pochê há duas coisas que você precisa considerar sempre, pois fazem total diferença. Me refiro ao frescor do ovo e a temperatura da água. O frescor do ovo é o fator determinante para a formação da “bolsa” do ovo pochê.
Isso porque quando o ovo não está fresco, a clara perde consistência e fica mais líquida. Por conseguinte, a estrutura que sustenta o ovo acaba não forma e resulta num ovo desequilibrado e pouco atrativo.
Por outro lado, a temperatura precisa ser baixa na média. Se estiver quente demais, a clara cozinha antes da hora e não dá a formação ideal. Enquanto a água fria demora demais e o ovo também fica praticamente sem forma de pochê!
2 técnicas alternativas para fazer ovo pochê + dica exclusiva
Técnica alternativa 1 – Utilizando um saquinho
Uma das maiores dificuldades para fazer ovo pochê é conseguir o formato arredondado de gema envolvida pela clara. Como mencionei, quanto mais fresco o ovo, mais fácil é fazer isso.
Entretanto, nem sempre dá certo – e isso também acontece comigo – e o jeito é apelar para outra solução. Dessa forma, aqui nós vamos utilizar aquele plástico filme como o invólucro que dará a forma ao ovo. Anote cada item:
- 1 caneca grande
- Plástico filme suficiente
- 1 ovo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite a gosto
Antes de mais nada, pegue um bom pedaço do plástico filme e coloque sobre a caneca, formando um saquinho. Agora, unte com azeite, quebre o ovo dentro do saquinho e tempere com sal e pimenta.
Em seguida, faça uma trouxinha apertada, de modo a segurar o conteúdo do ovo e amarre. Depois disso basta levar em água bem quente (não fervente) pelo tempo que achar necessário. Vá conferindo a mudança de cor e utilize as comparações a seguir:
- Malpassado – 4 minutos: aqui é onde a gema fica bem mole e cremosa, ideal no ovo pochê.
- No ponto– 6 minutos: se você prefere uma gema mais cremosa, 6 minutos são suficientes.
- Bem passado – 8 minutos: tem gente que realmente não gosta de ovo mole, nesse caso, cozinhe por 8 minutos.
Por último, é só cortar o saquinho e servir o ovo no formato perfeito e com a cocção recomendada. Confira tudo pelo vídeo do preparo:
Técnica alternativa 2 – Usando ovos frescos e nada de vinagre
Deixei essa técnica por último porque exige mais cuidado e ousadia. Entretanto, um ponto de atenção é ter certeza de que o ovo usado é fresco.
Com isso em mente, aqueça a água e quando começar a levantar bolhas abaixe o fogo. Quebre o ovo e coloque num bowl ou ramequim. E tudo que você precisa fazer é despejar o ovo num único movimento dentro da panela com água.
Agora, não mexa mais até estar completamente cozido, ou seja, entre 4 a 5 minutos. Essa sugestão só dá certo se a água estiver na temperatura certa e se o ovo for bem novo.
Além disso, é uma alternativa para quem procura minimizar o sabor de vinagre que algumas sugestões indicam. Outra coisa, essa receita é tão saborosa que fica maravilhosa com aspargos frescos salteados com manteiga, sal e pimenta preta!
DICA EXTRA: facilite ainda mais sua vida
Como último recurso, você pode procurar na internet ou em sua cidade mesmo, formas de silicone próprias para fazer ovo pochê. Por serem maleáveis e finas na medida, o ovo cozinha que é uma beleza.
Só que vale lembrar que o sabor do ovo pode mudar, já que ele não cozinha diretamente na água. Porém, é uma boa ideia experimentar e usar naqueles dias em que o tempo joga contra a gente, concorda?
Por que colocar vinagre para cozinhar ovo pochê?
Deixei essa curiosidade por último, justamente para instigar você. Afinal, usar vinagre para cozinhar ovo soa esquisito, não é mesmo?
Pois bem, de forma simples e rápida, o vinagre possui características e substâncias que “blindam” a clara do ovo. Nesse sentido, o vinagre entra para otimizar e agilizar a coagulação da clara.
Como resultado, a clara ganha forma com mais facilidade e contribui para um resultado melhor. Aliás, é muito recomendado quando você não consegue estipular a “data de fabricação” do ovo.
E então, entendeu certinho como fazer ovo pochê com facilidade? Agora você tem tudo que precisa para acertar em cheio ao preparar essa iguaria para acompanhar o café da manhã ou mesmo almoço, aproveite essa versatilidade!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar nas redes sociais para simplificar a vida de muito mais pessoas. Até a próxima!