Como fazer mocotó na panela de pressão?

Saber como fazer mocotó na panela de pressão é um processo fundamental, principalmente para quem deseja prepará-lo em um intervalo de tempo menor.

O mocotó é um corte muito peculiar, rico em colágeno e sabor. Devido à sua composição mais densa, o cozimento convencional pode levar várias horas até que a carne fique macia o suficiente para ser consumida. Entretanto, com a panela de pressão, é possível alcançar esse resultado em um período muito menor

Portanto, se o seu objetivo é economizar tempo e conseguir realizar esse preparo de forma mais rápida, sem perder o sabor e suculência característica dessa iguaria, continue a leitura que temos ótimas dicas para você.

Como fazer mocotó na panela de pressão?

Como fazer mocotó na panela de pressão

Mas afinal, como fazer mocotó na panela de pressão? Como mencionamos anteriormente, essa é a técnica mais recomendada para o preparo desse alimento, visto que é necessário um cozimento prolongado em uma panela comum.

Em relação ao tempo de cozimento, pode variar, então, sempre verifique a textura para garantir que esteja bem cozida. Após seguir a receita, você terá um mocotó delicioso, pronto para ser consumido ou utilizado no preparo outros pratos que você preferir. Confira:

Ingredientes:

  • 1 kg de mocotó cortado em pedaços
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta a gosto
  • Água suficiente para cobrir os ingredientes

Modo de preparo:

  1. Antes de começar, lave bem os pedaços de mocotó em água corrente para remover quaisquer impurezas. Na panela de pressão, aqueça um pouco de óleo ou azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Depois, acrescente-o na panela e deixe dourar um pouco, mexendo ocasionalmente.
  2. Posteriormente, tempere com sal e pimenta a gosto e adicione água suficiente para cobrir os pedaços de mocotó. Em seguida, feche a panela de pressão e leve ao fogo médio. Assim que a panela começar a chiar, reduza o fogo para o mínimo e cozinhe por cerca de 40 a 50 minutos. O tempo pode variar de acordo com o tamanho e a quantidade de pedaços do corte.
  3. Após o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a pressão da panela sair naturalmente antes de abrir a tampa. Isso pode levar alguns minutos. Lembre-se de seguir os procedimentos de segurança ao manusear a panela de pressão.
  4. Então, verifique se os pedaços de mocotó estão bem macios e se desprendem dos ossos facilmente. Se necessário, você pode retornar a panela à pressão por mais alguns minutos. Para finalizar, verifique o tempero e ajuste se necessário.

Sugestões de uso do mocotó feito na panela de pressão

Após finalizado o preparo, você pode consumi-lo como prato principal e também preparar algumas receitas. Vamos te mostrar algumas sugestões inovadoras e que ficam muito deliciosas.

A primeira sugestão é o clássico pirão, onde o mocotó é cozido até a carne ficar macia e é misturada ao caldo, com adição de farinha de mandioca.

Além disso, há a opção de fazer uma sopa com esse ingrediente. Para prepará-la, cozinhe o mocotó com temperos e legumes, e depois adicione-o de volta à sopa. Outra possibilidade é criar uma feijoada diferenciada, onde o mocotó pode ser acrescentado, proporcionando não apenas textura, mas também um sabor extra muito especial.

Mas, se você busca uma alternativa mais leve, pode experimentar cozinhá-lo com legumes como cenoura, batata e abobrinha. Dessa forma, a carne absorverá os sabores dos vegetais, resultando em um prato mais nutritivo. Além disso, ao final do preparo, você também terá acompanhamentos prontos para servir.

Outra ideia é o mocotó à mineira, que une a carne desfiada com linguiça calabresa, bacon, cebola e alho. Esse prato é frequentemente servido com arroz, feijão e couve refogada, criando uma refeição completa e deliciosa.

Para os amantes de sabores exóticos, há a possibilidade de experimentar o mocotó ao curry. Utilize o tempero e leite de coco, criando uma combinação diferente, mas muito saborosa. Por fim, você pode cozinhar o mocotó com pedaços de mandioca até que ambos fiquem macios e servir com um molho de sua preferência. Fica uma delícia!

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Descobrirmos como fazer mocotó na panela de pressão e que, com isso, ganhamos inúmeras vantagens. Não só conseguimos reduzir o tempo de cozimento, mas também preservar a suculência da carne e intensificar os sabores.

Após finalizar o preparo na panela de pressão, você estará pronto para criar diversas receitas a partir dele. Use sua criatividade para inovar cada vez mais nas receitas com mocotó.

Vimos algumas sugestões e é possível perceber que, apesar de não parecer, ele é um corte bem versátil. As possibilidades são inúmeras e os resultados podem ser surpreendentes

Aproveite nossas dicas como ponto de partida, mas sinta-se à vontade para experimentar e adaptar as receitas de acordo com suas preferências. Também, compartilhe conosco o que achou da receita de hoje, deixe seu comentário abaixo. Adoraríamos saber sua opinião!

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.