Como fazer medalhão de merluza?

Acessível em praticamente todo supermercado e região, a merluza é um dos peixes preferidos pelo brasileiro, mas a verdade é que pouca gente sabe diversificar no preparo, por exemplo, você sabe como fazer medalhão de merluza?

A merluza tem uma carne super apetitosa, uma cor atrativa e um marcante sabor único. Geralmente, prepara-se o peixe em filés, mais pela facilidade de executar as receitas. Porém, o medalhão guarda um dos melhores sabores do peixe.

Quer aprender receitas exclusivas e sabores que você nunca pensou que a merluza entregasse? Então, separe o caderno de receitas e anote as sugestões, confira!

Como fazer medalhão de merluza: 4 ideias de receitas que são verdadeiros banquetes

como fazer medalhão de merluza

Diferentemente de outras carnes, como o medalhão suíno ou próprio mignon bovino, o medalhão de merluza tem um preparo único. Se em outros pratos o molho é opcional, na versão com peixe você precisa preparar uma versão cremosa e suculenta.

Acontece que o peixe precisa ser envolvido em preparações úmidas e cremosas para preservar sua maciez e suculência. É a partir disso que montei a lista fenomenal, modéstia à parte, aproveite!

1. Medalhão de merluza ao molho mediterrâneo

Até conhecer o famoso molho mediterrâneo, eu acreditava que se tratava de algo complexo. Porém, fui descobrir tarde da vida que a receita é simples, deliciosa e combina superbem com merluza. Olha só, há muitas versões de molho mediterrâneo, mas a minha leva cogumelos, alcaparras e um bom azeite, anote aí:

Ingredientes

  • 800g de medalhão de merluza
  • Suco de ½ limão siciliano
  • 100g de cogumelo fresco ou em conserva
  • 80g de cebolinha em conserva (melhor ainda se for caseira)
  • 100g de alcaparras em conserva
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 8 colheres (sopa) de manteiga
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Primeiro, tempere os medalhões com limão, sal e pimenta, reserve.
  2. Em seguida, coloque azeite numa frigideira e leve ao fogo alto.
  3. Agora, doure os medalhões de merluza por 5 minutos de cada lado.
  4. É crucial dispor os medalhões e não mexer durante a fritura.
  5. Após ganhar cor e textura de peixe grelhado, retire e reserve.
  6. Para o molho, adicione manteiga e azeite até incorporar ambos.
  7. Depois, refogue as alcaparras, cebolinhas e o cogumelo por 5 minutos.
  8. Caso você use cogumelo fresco, comece com ele e junte o restante.
  9. Por último, corrija os temperos e sirva com os medalhões.

A montagem do prato fica a critério da sua imaginação. Mas uma ideia bacana é dispor os medalhões sobrepostos e despejar o molho por cima. Daí você finaliza com alguma erva fresca e um bom arroz. Geralmente, combina-se batata rústica como acompanhamento para o peixe, fica divino!

2. Receita de medalhão de merluza à portuguesa

Quando o bacalhau está fora do alcance financeiro, é preciso muito jogo de cintura para adaptar as receitas tradicionais. Nesse cenário, o medalhão de merluza é ideal para você fazer à moda portuguesa, quase como uma bacalhoada, já imaginou?

O preparo é simples, pois você só precisa fazer uma cama de batata, outra de pimentões coloridos, tomates e cebolas.

Em seguida, tempere os medalhões com sal, pimenta-do-reino, ervas finas e bastante azeite, e disponha sobre os ingredientes. Ah, dá para incrementar com alho em lâminas, bastante cheiro-verde ou coentro, ovo cozido, azeitona preta e tomate cereja.

Por fim, besunte tudo com mais azeite, um pouco de sal e pimenta e leve ao forno a 190° por 40 minutos em média. Acompanhe o assamento até notar que a carne assou perfeitamente, mas sem ressecar!

3. Medalhão de merluza ao molho pesto de rúcula

receita de medalhão de merluza

A terceira sugestão para você que está aprendendo como fazer medalhão de merluza, é uma receita com molho pesto. Porém, não é qualquer pesto, pois aqui você vai preparar um pesto de rúcula.

Indo um pouco na contração das sugestões anteriores, essa receita visa preservar todo o frescor do peixe. E para isso, nada melhor do que preparar um pesto refrescante e leve, que traz certa acidez e um sabor que se prolonga no paladar:

Ingredientes do medalhão

  • 4 medalhões de merluza
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 250g de farinha de trigo
  • 100g de queijo parmesão ralado grosso

Ingredientes do pesto

  • ½ maço de rúcula bem fresca
  • 500ml de azeite extra virgem
  • 100g de nozes
  • 5 folhas de manjericão

Ao passo em que o manjericão dá a cara de pesto, as nozes agregam uma crocância espetacular. Não se preocupe com a execução, separei um vídeo completinho para ajudar você, confira:

4. Receita de medalhão de merluza com molho de manga e gengibre

Eu poderia simplesmente parar na receita anterior que mesmo assim você teria aprendido tudo que precisa para fazer o melhor medalhão de merluza. Entretanto, eu não poderia deixar esta sugestão de fora, pois é talvez a mais incrível de hoje.

Você consegue imaginar a combinação de um peixe de sabor marcante, com molho de manga e um toque de gengibre? A culinária profissional tem essa coisa de mesclar sabores tropicais com peixe, mas a merluza se destaca, olha só:

  • 4 medalhões de merluza
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 manga Palmer madura em cubos pequenos
  • 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
  • Suco de 1 limão Taiti pequeno
  • 1 colher (chá) de mel
  • Coentro fresco picado a gosto

Modo de preparo

  1. O primeiro passo é temperar os medalhões com sal, pimenta e azeite.
  2. Depois você vai grelhá-los de 3 a 4 minutos de cada lado.
  3. Mantenha em fogo médio/alto, assim você sela ao invés de cozinhar.
  4. Enquanto o peixe descansa, misture manga, gengibre, mel e limão.
  5. Uma dica bacana é acrescentar azeite para dar mais umidade.
  6. Por fim, sirva os medalhões perfeitamente grelhados com o molho.
  7. Rasgue o coentro fresco e finalize para uma refeição magnífica.

Reproduza esta receita se você gosta de peixe com sabor refrescante, bem tropical e perfeito para acompanhar uma boa taça de vinho branco.

Enfim você aprendeu como fazer medalhão de merluza a partir de 4 receitas que respeitam e valorizam esse pescado delicioso. Qual versão você sabe que vai preparar na próxima oportunidade?

Deixe aqui nos comentários, gostaria muito de saber o que você achou das ideias, tudo bem? Se você gostou, por que não compartilhar com mais pessoas, né? Até a próxima!