Então você está querendo saber como fazer manjubinha, e gostaria de aprender tudo sobre esse peixinho delicioso?
Preparar manjuba é uma alternativa criativa para variar nas receitas de peixe, e o melhor de tudo, serve como aperitivo. De tamanho parecido com a sardinha, é um peixe fácil de trabalhar na cozinha, mas você precisa tomar alguns cuidados.
Se a curiosidade só aumenta, por que você não acompanha as dicas sobre limpeza, temperos e método de fritura? Tenho certeza que vai ser útil para você!
Como fazer manjubinha: 3 dicas para limpar e preparar de forma fácil
A manjuba consegue ser menor do que a sardinha, chegando no máximo a 14cm quando adulta. Por conta disso, a manjubinha acaba passando despercebida por boa parte dos cozinheiros (as) de plantão. Mas não sabem o que estão perdendo.
Embora sua receita tradicional seja frita, saiba que esse peixe é muito versátil e proporciona excelentes preparos. A exemplo da manjuba assada, manjubinha grelhada e até mesmo como um dos melhores peixes para moqueca.
No entanto, é válido apontar que existem pontos de atenção, especialmente quando há crianças consumindo.
1. Como limpar manjubinha com a melhor técnica
Existe certa controvérsia na hora de limpar a manjubinha. Uns dizem não haver necessidade, enquanto outros não comem se não estiverem devidamente limpas. A verdade é que o preparo da manjuba é similar à sardinha.
Sabe quando você faz peixe frito inteiro, no caso a sardinha, e fica sequinho a ponto de comer as espinhas? Então, a manjuba é basicamente a mesma coisa. Só que quando falamos num cenário em que há crianças, o ideal é limpar sim.
Além disso, pode ser muito interessante retirar as entranhas do peixe. Afinal, mesmo que bem frito, nós nunca sabemos a procedência real daquele pescado, não é mesmo?
E por conta disso, saber se o peixe está fresco ou estragado é ainda mais importante, a fim de prevenir consumos duvidosos.
Melhor técnica para limpar manjubinha
- Faça um corte limpo na parte da barriga.
- Utilize uma colher pequena para retirar as vísceras.
- Pegue uma faca de ponta e puxe cuidadosamente a espinha para cima.
- Em seguida, quebre a espinha próximo do rabo.
- Na parte próxima à cabeça, faça um movimento de torção para soltar totalmente a espinha.
Agora sim o peixe está seguro para ser frito!
2. Como temperar manjubinha corretamente
Os temperos para peixe ficam a seu critério, pois normalmente a gente tem aquela combinação do coração, não é mesmo? Entretanto, minha sugestão envolve:
- 1kg de manjubinha;
- Sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto;
- Suco de 1 a 2 limões vinagre;
- Tempero baiano para realçar o sabor do peixe.
Despeje os temperos sobre o peixe, ajuste o sal e misture bem, reserve por 15 minutos para apurar o sabor. Depois disso, você terá uma importante decisão, que é fazer frito sem empanar ou aprender como fritar peixe empanado na farinha de trigo.
Se fosse outro tipo de peixe eu até diria que não compensa empanar. Porém, a manjubinha fica incrível empanada, fica sequinha e muito crocante. Para empanar você precisará:
- 2 xícaras (chá) de fubá;
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
- Sal e pimenta a gosto.
Misture as farinhas, adicione os temperos e vá colocando um peixe por vez até empanar tudo. O pulo do gato está em empanar o interior da manjubinha também, pois assim a fritura fica uniforme e o resultado é ainda melhor!
3. Saiba como fritar a manjubinha para ficar crocante
O segredo da crocância está na temperatura do óleo. Sendo assim, o óleo não pode estar quente demais a ponto de torrar rapidamente o peixe, tampouco frio, fazendo com que o empanado encharque e amoleça.
E outra, a fritura é jogo rápido, pois tão logo fique dourado já pode retirar para secar em papel-toalha. Ah, antes que me esqueça, procure não fritar manjubinhas demais de uma única vez, pois isso baixa a temperatura do óleo.
Vou deixar o vídeo completo da receita, assim você pode acompanhar enquanto prepara:
DICA EXTRA: como fritar manjubinha na airfryer?
Para quem não gosta de fritura com óleo, a alternativa é optar pelo peixe na airfryer, a famosa fritadeira elétrica sem óleo.
Nesse caso, utilizando a mesma receita acima, as configurações de tempo e temperatura serão:
- Airfryer preaquecida por 5 minutos a 200°.
- Quando colocar o peixe aumente para a temperatura máxima.
- Deixe por cerca de 15 minutos.
- Verifique o andamento quando completar 10 minutos.
O resultado é um peixe igualmente gostoso, crocante e com o diferencial de ter zero óleo!
Prefira comprar a manjuba dessalgada
Em alguns lugares é muito comum encontrar a manjubinha salgada. Se você puder escolher entre os dois tipos, prefira a dessalgada. No entanto, se não for possível, veja como dessalgar manjubinha:
- Para cada quilo de manjubinha, o tempo de geladeira é de 24 horas.
- Sendo assim, coloque a manjuba salgada num refratário e cubra com água fria, levando à geladeira na sequência.
- A troca da água deve acontecer de 4 em 4 horas.
- Sempre que fizer isso aconselho a colocar algumas pedras de gelo.
- Dessa maneira, você preserva melhor a carne e garante que todo o sal seja eliminado.
Depois é só seguir com a receita como mostrada há pouco!
5 ideias rápidas de molho para servir com manjubinha frita empanada
A manjubinha frita resulta na mesma experiência de quando aprendemos como fazer tilápia frita. Nesse cenário, nada melhor do que fazer um molho especial para acompanhar, não é mesmo? Conheça boas sugestões:
- Molho clássico de leite de coco cremoso.
- Molho tártaro irresistível para acompanhar peixe empanado.
- Sugestão de molho de camarão “pedaçudo” vai muito bem.
- Sugestão de molho cítrico de mel e mostarda.
- Opção de molho de gengibre e limão para pincelar sobre o peixe.
Não deixe de experimentar a manjuba para diversificar no cardápio
Hoje você aprendeu como fazer manjubinha frita, correto? Contudo, procure diversificar na receita, fazendo manjuba assada no forno, com batatas, legumes e muito tempero especial.
Outra dica valiosa é apostar em marinada para peixe que seja menos agressiva e mais aromática. Utilize ervas frescas, limão siciliano e azeite, me conta o que achou depois.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com aqueles que ainda não conhecem a praticidade e benefícios da manjubinha. Até a próxima!