Quando falamos sobre como fazer fígado de frango frito, geralmente surge uma discussão acalorada, pois as pessoas amam ou odeiam fígado.
Tem gente que não come nem por dinheiro, enquanto outras pessoas aproveitam sua versatilidade e sabor. Diante disso, senti que era uma obrigação mostrar a você a maneira correta de preparar, temperar e fritar fígado.
Afinal, uma vez que você aprende o jeito certo de fazer as coisas, dificilmente deixa de comprar na despesa semanal, é uma carne econômica e saborosa. Então, vamos conferir?
Como fazer fígado de frango frito: 3 passos da melhor receita + dicas valiosas
O fígado de frango ou de galinha é menos consumido do que as receitas com fígado de boi. Isso acontece porque há maior preconceito com o miúdo da galinha, mas algo sem sentido, visto que há muito sabor.
Uma coisa que percebo com frequência, é que as pessoas que não gostam culpam o cheiro e o sabor forte. De fato, assim como o fígado bovino, o de frango também possui características “indesejáveis” em qualquer preparo.
É por conta disso que a principal etapa do processo não é como temperar fígado para fritar. Na realidade, o passo mais importante é limpar o fígado antes de qualquer coisa.
1. Como tirar o gosto amargo do fígado de galinha?
Apenas quem sabe como fazer sarapatel tradicional entende a fundo a necessidade de higienizar os miúdos. No caso do fígado frito, isso é ainda mais relevante, pois o preparo nos entrega o verdadeiro sabor do ingrediente.
Por conseguinte, o fígado sem a devida limpeza realmente acaba amargando na boca. “Aí, está vendo porque eu não como fígado”. Tenha paciência porque é simples diminuir praticamente 100% do aroma e sabor indesejáveis.
Basicamente, você deve se atentar a duas coisas: retirar e eliminar determinadas partes, além de fazer um processo de escalda. Não estou falando de como escaldar frango não, pois apesar de similar, o objetivo é outro.
Técnica eficiente para higienizar completamente o fígado
- Tudo começa no açougue, onde você solicita o fígado mais fresco e limpo disponível.
- Ao chegar em casa você deve lavar em água corrente muito, mas muito bem.
- Aqui você já elimina boa parte da viscosidade e cheiro.
- Depois disso, pegue fígado por fígado e retire as gordurinhas, vísceras e possíveis colágenos que encontrar.
- Feito isso, lave novamente, coloque num recipiente grande e cubra com água.
- Despeje em média 100ml a 120ml de vinagre para cada quilo de fígado, reservando por 10 minutos.
- Por fim, adicione em média 1lt de água fervente e deixe mais 10 minutos.
Prontinho, nesse momento o fígado atingiu um estado de neutralidade, ou seja, sem odor ou amargor. Você ainda pode colocar suco de limão juntamente com o vinagre para um resultado ainda melhor.
2. Qual o melhor tempero para fígado de frango + técnicas para temperar
Eu poderia simplesmente dizer que você pode usar os mesmos temperos para frango cozido, mas decidi mostrar somente opções inéditas. E outra, nesse momento o fígado limpinho puxa qualquer tempero que você colocar.
Por exemplo, se você prefere sabores suaves e quer sentir a essência da carne, aposte em ingredientes básicos, como:
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Pimenta branca
- Manjericão
- Alho processado (aquele que forma uma pasta)
- Suco de limão (opcional)
De forma simples, você adiciona os temperos à carne, mistura e aguarda entre 10 e 20 minutos. Essa combinação entrega um sabor bem delicado, deixando evidente o gosto natural do fígado.
Por outro lado, se mesmo depois de limpar você tiver receio, a alternativa é usar temperos naturais para carne acentuados. Logo, experimente essa combinação que é puro sabor:
- Cominho
- Chimichurri com pimenta
- Alho em pasta
- Sal a gosto
- Páprica defumada
- Curry
- Açafrão-da-terra
- Suco de limão
- 1 colher (sopa) de mostarda
- Azeite a gosto
Como pode perceber, essa sugestão é rica em sabor e proporciona um fígado frito que é uma delícia. Contudo, vá com calma nas quantidades, pois, como mencionei, o fígado está neutro e puxa os temperos com facilidade.
Outra sugestão é complementar o tempero com ingredientes a mais, como cebola, pimentão amarelo, pimentão vermelho e tomate. Afinal, quando tudo isso apura na frigideira não há receita melhor de carne.
DICA EXTRA: muita gente costuma amaciar carne com leite, mas no fígado de frango não é obrigatório. Porém, mesmo assim pode ser uma ideia interessante para deixar a carne mais suculenta. Cubra a carne com leite e deixe marinando por uma hora!
3. Como fritar fígado de frango para ficar suculento e saboroso?
Tudo pronto para fritar, é hora de conhecer a técnica mais recomendada para obter suculência, sabor único e, sobretudo, consistência. “Ah, para mim acho que é a parte mais fácil porque eu já sei como fritar bife”.
Embora os princípios sejam parecidos, isto é, temperatura certa e tempo ideal, costumo dizer que essa fritura é uma arte. Isso porque, o fígado de frango em especial tem uma composição bastante sensível e se desmancha naturalmente.
Por exemplo, colocar na frigideira quente e mexer logo no início, aumenta as chances de acabar com “patê de fígado”. Portanto, veja minhas sugestões pessoais para uma receita sem erros:
- Você pode fritar com óleo, azeite ou manteiga, eu prefiro manteiga porque tem mais sabor.
- Coloque uma boa quantidade e ligue em fogo médio.
- Assim que esquentar e derreter, coloque os fígados temperados.
- Se for uma quantidade considerável, prefira fritar duas levas.
- Em seguida, deixe fritar suficientemente para selar e dourar.
- Somente depois disso é que você pode virar os pedaços.
- Repita o processo com o outro lado, sem mexer de forma desnecessária.
- Por fim, quando secar a água e estiver bem frito é só retirar e servir-se.
“Gosto muito de adicionar cebola e tomate, pode?”. Sim, acrescente os ingredientes quando estiver selado os dois lados. No entanto, vai juntar água, daí é só tampar, abaixar o fogo e deixar secar.
Uma dica sensacional é salpicar cheiro-verde, casa muito bem com fígado. Não se preocupe com os detalhes, você sempre pode conferir o vídeo abaixo:
DICA EXTRA: experimente fazer fígado de frango empanado frito
Aprender e dominar as técnicas de como fazer fígado de frango frito é um conhecimento inestimável para o dia a dia. Isso sem contar que é uma alternativa para baratear nosso consumo, pois a carne cara coloca o orçamento em alerta.
Dessa maneira, essa sugestão extra é para continuar aproveitando o fígado, mas com criatividade. Afinal, você fará uma receita sensacional de fígado empanado frito. Para empanar você precisa de:
- 2 ovos
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de farinha de rosca
De forma prática, passe os pedaços na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca. Deixe o empanado descansar por alguns minutos e frite, maravilhoso, prático e barato!
Fígado de frango frito tem o potencial para complementar o cardápio!
Ninguém é tão louco a ponto de falar que não gosta de comer aquele belo bife ancho, não é verdade? Contudo, é fundamental ter sensatez na hora de planejar a despensa mensal de carnes, e os cortes vermelhos estão cada dia mais inacessíveis.
Logo, nos resta ir na direção de opções baratas, mas que não deixem a desejar no sabor. Nesse sentido, nada melhor do que aprender como fazer fígado de frango frito, entre tantos outros preparos que nos salvam diariamente, e agora você sabe tudo!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe nas redes sociais, para que mais pessoas saibam como aproveitar ingredientes mais em conta e super práticos na cozinha. Até a próxima!