Se você procura uma receita curinga na cozinha, que atende refeições e churrascos, vai se surpreender ao aprender como fazer farofa de ovo.
Além da facilidade para preparar, combinar ingredientes e versatilidade nas diferentes ocasiões, seu sabor que conquista a todos, sem exceção. Porém, como toda receita simples, seus detalhes fazem toda a diferença e, errar o passo a passo, não é uma opção.
Por isso, recomendo muito que você confira todas as dicas incríveis que separei. Além disso, montei um passo a passo que facilitará bastante sua vida. Vamos conferir?
Como fazer farofa de ovo: descubra uma receita passo a passo
Não sei em suas festas, mas para mim não tem graça sem uma boa receita de farofa para churrasco. E a opção de ovo costuma levar a melhor sobre as “concorrentes”, seja com bacon, linguiça e farofa de banana-da-terra.
Isso porque o ovo tem uma suavidade maravilhosa, que casa muito bem com aquele cheiro-verde fresco. Logo, você consegue inserir essa receita a qualquer momento, sem impactar ou disputar protagonismo com outros ingredientes.
Mas não se engane, embora simples, é fundamental atenção ao passo a passo que montei especialmente para você. Afinal, a umidade na farofa é algo que somente o equilíbrio entre os ingredientes da receita proporciona.
1. Anote e separe os ingredientes utilizados
Não existe uma receita específica para essa farofa, ou seja, use o que tiver em sua despensa. Gosto de salientar isso porque em alguns casos, temos ingredientes que pesam bastante no resultado, a exemplo da farofa para acompanhar peixe.
Nesse sentido, quanto mais você procura pela internet, mais coisas diferentes verá, umas até estranhas, por assim dizer. Num primeiro momento, decidi mostrar a você uma farofa simples, mas que dá um sabor incomparável, e leva:
- 6 ovos inteiros;
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca;
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- Cebolinha e salsinha a gosto;
- Azeite suficiente para deixar úmido;
- Sal, pimenta-do-reino e pimenta branca a gosto.
Como pode perceber, é uma receita simples mesmo, para que você faça com facilidade o seu churrasco com os amigos.
2. Por que a quantidade de ovos é tão importante?
Uma vez fui num churrasco e lá tinha uma “farofa” de ovo. Só que a pessoa colocou tanto, mas tanto ovo, que parecia que ela tinha aprendido como fazer ovo mexido. Ficou ruim? Claro que não, ovo é vida e deixa tudo mais gostoso.
Contudo, quando falamos em economia e mais equilíbrio nas receitas, é preciso respeitar o limite das coisas. No caso da nossa farofa, sugeri 6 ovos, o que é uma quantidade considerável, concorda?
Porém, minha recomendação é para calcular cerca de 1 ovo por pessoa. Essa medida é perfeita para deixar a farofa com sabor de ovo. Mas, sem tirar o brilho do restante dos ingredientes, fica a dica.
3. Frite os ovos e incorpore os temperos no momento certo
Chegamos ao momento decisivo de dar cara à nossa farofa. Para isso, comece com o seguinte passo:
- Numa frigideira, adicione uma quantidade razoável de manteiga.
- Junte também um fio de azeite para não queimar a manteiga.
- Em seguida, acrescente os ovos um a um.
- Faça questão de colocar num recipiente antes, assim você tem certeza de que o ovo não está podre, o que prejudicaria o restante.
- Assim que colocar os ovos na frigideira, não mexa, mas adicione os temperos.
- Então, tempere com sal e pimenta.
- Quando notar que a clara firmou, é hora de quebrar as gemas.
- O ponto fica parecendo com ovo mexido, é normal e está tudo certo.
- E para dar a cara de farofa de verdade, junte farinha de mandioca e misture para incorporar tudo.
- Para finalizar, salpique a cebolinha com salsinha, mexa e sirva para encantar a todos.
Uma dica incrível é ir adicionando azeite para encontrar a umidade desejada. Por exemplo, eu prefiro farofa mais úmida, então, coloco uma quantidade maior de azeite, inclusive de manteiga.
Isso fica a seu critério, essa receita costuma ficar mais molhadinha mesmo. Acompanhe o passo a passo juntamente com o vídeo, assim você não se perde nas etapas:
DICA EXTRA: como deixar essa farofa de ovo mais sequinha?
“Estou em busca dos melhores acompanhamentos para churrasco, e fiquei sabendo que farofa sequinha combina melhor com minha vinagrete”. Sem problemas, só que para isso eu recomendo trocar a farinha de mandioca por farinha de milho.
De preferência, use a farinha de milho flocada. Além disso, aposte em temperos naturais desidratados, pois costumam absorver melhor a umidade da mistura. Temperos como salsinha, orégano, manjericão e ervas finas, são bons candidatos!
Qual o melhor ovo para fazer farofa? Existe um tipo mais indicado?
Eu não diria que existe um ovo perfeito para farofa. Mas há um tipo de ovo que agrega mais cor e uma gema de sabor acentuado. Estou falando do ovo caipira, que é aquele da casca vermelha e gema bem alaranjada.
Geralmente, esse ovo tem mais qualidade devido à alimentação da galinha. Somado a isso, temos o método de criação de galinhas livre de gaiolas. Quem está por dentro do assunto do momento, carne orgânica, provavelmente conhece o processo.
Então, se você encontrar em sua região e quiser experimentar, traga a vivacidade do ovo caipira para sua farofa!
Quanto tempo cozinhar ovo pra farofa?
Outra maneira de fazer a receita é utilizando ovos cozidos. Mas essa é considerada uma receita mais seca, ideal para pratos com churrasco que vem acompanhado de um bom vinagrete.
Uma coisa é fato: se você acrescentar o ovo com a gema muito mole na mistura da farofa, certamente a sua receita não ficará legal. Sem contar que a gema quando não está no ponto correto, umedece demais a farofa, o que acabará comprometendo a textura da receita.
Então, qual é o ponto certo e quanto tempo devo cozinhar? A minha recomendação é que você cozinhe os ovos por, no mínimo, 10 minutinhos. Esse é o tempo ideal para firmar a gema.
Dessa forma, você conseguirá cortar em cubos ou meia lua. A farofa ficará com pedaços evidentes dos ovos, o que deixará a receita bonita e apetitosa. Vale a pena acrescentar ingredientes como azeitonas, tomate e bacon, que ajudam a trazer uma umidade para a receita.
6 ideias para incrementar as receitas de farofa de ovo
Você fez a melhor farofa de ovo que conseguiu preparar e já colocou na mesa juntamente com os demais acompanhamentos. No entanto, nota que a farofa poderia ter mais cor ou quem sabe um ingrediente apetitoso que salta aos olhos.
Pensando nisso, recorri às minhas anotações e trago até você 6 ideias diferenciadas. Assim, quando precisar lembrar como fazer farofa de ovo, terá inúmeras possibilidades, anote:
- Farofa de ovo com cenoura ralada e toque de coentro.
- Farofa de ovo com bacon em cubos e salsinha frisê.
- Receita de farofa de ovo recheada com calabresa e bacon frito.
- Receita mista de farofa de ovo com banana e pimenta.
- Deliciosa farofa de ovo com couve refogada.
- Sugestão diferente e rápida de farofa com ovo cozido.
Daqui em diante seus churrascos nunca mais serão os mesmos, pois apesar de parecer uma farofa muito simples, é a combinação com outros preparos que deixa tudo mais saboroso.
E agora você sabe exatamente como fazer farofa de ovo, além de muitas maneiras criativas para fazer grandes releituras dessa receita.
Espero muito que tenha gostado das minhas super dicas. Não esqueça de compartilhar com outras pessoas se puder e até a próxima!