Se você estava procurando dicas de como fazer ceviche de tilápia, saiba que encontrou o lugar que mostrará uma receita simples, porém única e deliciosa.
Muito confundido com comida japonesa, o ceviche tem uma história riquíssima e bastante antiga. Há relatos de que o prato existe há mais de 2 mil anos, surgindo no Norte do Peru, e pouca gente sabe disso, mas hoje você descobrirá tudo sobre o ceviche.
Então, vamos embarcar nessa receita que conquista o coração de todos, mas através de um preparo prático, barato e inesquecível. Vamos lá!
Receita simples e passo a passo de como fazer ceviche de tilápia
Tenho certeza de que quando você pensou no ceviche a primeira vez, certamente imaginou algo complexo de fazer, acertei? É comum imaginar que vai um monte de ingrediente diferente e que é exigido técnicas apuradas, pelo contrário.
O prato andino é simples, especialmente a receita clássica, levando poucos ingredientes e agilidade à cozinha. Porém, é óbvio que o preparo adequado guarda seus segredos, mas nada impossível de ser reproduzido.
Ah, e tudo começa com a escolha do peixe para ceviche, no caso, escolhemos a tilápia. Dessa maneira, a nossa receita ficará assim:
- 300g tilápia;
- 1 cebola roxa;
- 1 talo de salsão;
- 16 limões Taiti;
- 1 maço de coentro;
- 1 gengibre;
- 2 pimentas dedo-de-moça;
- 1 dente de alho;
- Sal a gosto;
- Pimenta branca moída a gosto.
E antes que você invente de mudar os ingredientes, aconselho a conferir o primeiro tópico que fala exclusivamente sobre isso!
5 coisas que você deve saber antes de fazer o ceviche
Vale ressaltar que o ceviche é um prato de sabor acentuado. Sua mistura consiste em preparar uma marinada para peixe com bastante suco de limão e especiarias:
- Considere uma média de 7 a 8 limões por pessoa na marinada com limão.
- Calcule 160g a 170g de peixe por pessoa.
- Diminua a acidez do limão, corte-os e lave em água corrente ao menos duas vezes.
- Esprema apenas uma vez cada metade de limão, pois conforme a parte branca libera suco, mais amargo fica.
- É fundamental aromatizar o limão.
Então, são pequenos detalhes que fazem a diferença. Por exemplo, lavar os limões garante que a acidez seja menor a ponto de não “cozinhar” a carne do peixe.
Aromatizando o suco de limão para fazer a marinada
Para fazer um bom ceviche de sabor característico, não basta apenas colocar o limão no peixe e deixar marinando. Na realidade, o verdadeiro sabor vem da aromatização do limão, e para isso faça o seguinte:
- Lave bem o salsão e use um martelo de cozinha para ir quebrando-o, pois isso ajuda a liberar sabor, adicione e misture levemente.
- Coloque os talos do coentro no limão e reserve as folhas para o ceviche.
- Em seguida, corte grosseiramente a pimenta dedo-de-moça e junte ao limão.
- Amasse os dentes de alho, colocando com casca e tudo.
- Descasque uma boa porção de gengibre, dê leves batidas e junte à mistura.
- Por último, corte a cebola roxa ao meio e utilize apenas seu “miolo” para dar sabor ao limão.
O segredo está em levar essa mistura riquíssima em sabor à geladeira por 1 hora.
Prepare o molho para receber o peixe
Depois de ficar uma hora na geladeira, retire e coe, de modo a deixar somente o caldo limpo. Na sequência, pique as folhas do coentro, a cebola, a pimenta dedo-de-moça tudo em lâminas ou quadradinhos pequenos.
Adicione esses ingredientes ao caldo novamente para “refrescar” a potência do sabor. Isso porque agora é o momento de dar atenção à tilápia, ou seja, de cortar o peixe para incorporar à receita.
Corte a tilápia adequadamente
Cada pessoa tem uma maneira particular de cortar peixe para ceviche. No entanto, a técnica tradicional, e feita até os dias atuais no Peru, é cortar o peixe em dados ou quadrados médios, não precisa ser pequeno demais. Agora, adicione sal e pimenta a gosto.
Por sua vez, junte o peixe ao limão e use uma colher para misturar a marinada, sempre jogando o caldo sobre os cubos. Com isso, todo o sabor vai lentamente pegando na tilápia, realçando a textura e deixando irresistível.
O tempo médio para essa última “misturada” é de 40 segundos a 1 minuto, dependendo da quantidade que você fizer. O ponto certo é quando percebe que o peixe está ficando esbranquiçado.
Isso acontece porque a acidez do limão começa a cozinhar o peixe, literalmente. Evite deixar mais tempo que o necessário!
DICA EXTRA: Não se engane com a etapa de marinar o peixe
Por ter como base a marinada, as pessoas julgam que os cubos de peixe são embebidos no limão puxando seu sabor. Entretanto, apenas o suco de limão aromatizado é que fica 1 hora na geladeira.
O peixe em si entra por último apenas para absorver os temperos. Se você deixar marinando esses cubos por 1 hora na geladeira, sua consistência, textura e sabor ficarão descaracterizados da receita tradicional com tilápia, fica a dica!
Quanto tempo o ceviche pode ficar na geladeira?
Vamos assumir que algo aconteceu e que acabou sobrando ceviche, o que você deve fazer? Bom, descartar nunca é uma opção, pois sempre há como contornar o desperdício, concorda comigo?
Então, quanto tempo o ceviche pode ficar na geladeira?
Se você seguiu todos os passos à risca, fez questão de saber se o peixe está fresco ou estragado, e marinou pelo tempo certo, saiba que o ceviche aguenta bem na geladeira por 4 dias no máximo. Tudo graças à acidez do limão.
Agora você já sabe se pode comer ceviche de um dia para o outro. Mas ainda assim é recomendado fazer porções fracionadas para não sobrar!
Só de pensar em como fazer ceviche de tilápia da forma como ensinei você, minha boca está salivando. E você, achou simples e fácil? Na prática a receita se desenrola ainda mais rapidamente, basta seguir minhas orientações, combinado?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se foram úteis para você, não deixe de levar o conhecimento aos amigos e familiares. Afinal, o melhor ceviche é aquele que compartilhamos com as pessoas queridas, não é mesmo? Até a próxima!