De todos os preparos possíveis com carne moída, a receita mais simples consegue ser a mais saborosa, que é quando você refoga com alho, cebola e legumes, mas para isso é indispensável saber como fazer carne moída sequinha e soltinha.
Nesse momento, muitos assumem que há grandes segredos culinários por trás, mas tudo se resume à ordem certa na preparação. Se você já cansou de refogar aquela carne pesada, insossa e pálida, confira ótimas dicas e veja como é fácil!
Entenda como fazer carne moída sequinha do jeito certo
Saber temperar bem a carne moída nem sempre reflete numa receita soltinha, ainda que o tempero seja imprescindível.
Na realidade, a receita profissional consiste em seguir etapas bem definidas, adição de ingredientes no momento certo e na apuração correta da finalização. Quer descobrir o que fazer para a carne moída ficar soltinha? Veja uma receita na prática.
Ingredientes
- 700g de carne moída (pode ser acém, patinho, músculo ou coxão duro)
- 2 cebolas grandes picadinhas
- 2 tomates tipo italiano maduros
- 4 dentes de alho em pasta
- 1 colher (sopa) de páprica defumada ou picante
- ½ xícara (chá) de água (caso necessário no final)
- Cheiro-verde picadinho
- Sal, pimenta-do-reino, ervas finas, colorau e açafrão a gosto
- Azeite para refogar
Modo de preparo em detalhes
- Aqueça bem uma panela em fogo médio/alto com azeite
- Em seguida, disponha a carne em contato com a panela.
- Agora é importante não mexer por 4 a 5 minutos.
- Isso porque você quer dourar, liberar umidade e “pegar no fundo”.
- Quando perceber a fritura da carne, misture e dissolva os grumos.
- Durante 7 minutos, mexa constantemente para fritar com uniformidade.
- Nessa etapa, a carne está “semi soltinha” e douradinha, tempere.
- Para isso, coloque sal, especiarias, temperos e o alho, misture e refogue.
- Após dois minutinhos, entre com a cebola e refogue até murchar.
- Baixe o fogo, junte o tomate e a páprica, volte a misturar.
- Aguarde o tomate reduzir e veja se precisa adicionar água.
- A água serve para dar um toque de umidade para soltar todo o fundo.
- Por último, acrescente o cheiro-verde picadinho, mexa e desligue.
Portanto, o maior segredo é colocar a carne na panela quente sem tempero algum. Esse processo funciona como uma selagem na carne, onde mesmo liberando líquidos, ela mantém máxima suculência interna.
Outra coisa, adicione os ingredientes gradualmente, acompanhe a cocção e cuide para o fogo não queimar. Sempre que notar uma parte mais grudadinha, pingue um pouquinho de água e continue mexendo.
Na real, eu considero esta receita uma verdadeira receita fit com carne moída. É enxuta, pouco gordurosa e você pode incrementar com cenoura, pimentão, abobrinha, berinjela e caprichar nos temperos naturais, é realmente incrível, acompanhe o vídeo:
DICA EXTRA: aprenda um tempero caseiro para facilitar a vida na cozinha
Às vezes a pessoa sabe como fazer carne moída sequinha, mas a ausência do “mise en place” prejudica o preparo. Esse termo francês consiste na arrumação prévia da cozinha e na separação dos ingredientes para simplificar a execução das receitas.
Os restaurantes profissionais utilizam isso para maximizar a eficiência no preparo dos pratos. Pode parecer exagero, mas deixar a “casa organizada” para cozinhar é uma postura que faz toda a diferença.
Já imaginou perder o ponto da carne ao desligar a panela porque esqueceu de picar alho e cebola? Sendo assim, eu encontrei um tempero que é sensacional para facilitar o dia a dia, anote os ingredientes e tenha um tempero natural que dura semanas:
- 2 cabeças de alho
- 1 cebola grande
- 2 talos de salsão ou alho-poró
- 1 pimenta dedo-de-moça
- ½ maço de cheiro-verde
- Azeite suficiente para umedecer o tempero
O preparo é rápido, basta triturar tudo no processador com um bom fio de azeite. Mas atenção, cuidado para não bater muito ao ponto de pasta, pois você quer sentir as texturas na hora de cozinhar.
Depois é só transferir para um vidro limpo e higienizado, adicionar mais azeite até quase cobrir e reservar na geladeira. O mais bacana é que você não precisa adicionar óleo ou azeite às receitas, pegue diretamente deste mix aromático e cheio de sabor.
4 segredos que ninguém conta para deixar a carne moída sequinha
Quando falamos em preparar carne moída sequinha, por mais detalhada que seja a descrição, muitos segredinhos ficam de fora. É por isso que eu elenquei os principais pontos para você acertar de primeira e nunca mais errar.
1. Qual carne é boa para moer?
É impossível preparar uma deliciosa carne moída quando você não sabe qual carne é boa para moer. Nesse cenário, minha recomendação é escolher uma carne que não seja muito gordurosa, tampouco um corte magro demais.
Por exemplo, o músculo é ótimo moído, mas não para esse preparo. Afinal, o músculo é rico em colágeno e automaticamente deixa a carne mais gordurosa. Já o patinho é magro, o que favorece a carne sequinha, mas corre o risco de ressecar.
Eu ainda escolheria o acém moído, pois tem uma quantidade perfeita de gordura e suculência.
2. Reduzir a umidade da carne evita formação de vapor
Quando você coloca a carne que acabou de sair da geladeira na panela ou que descongelou fora da geladeira, há um acúmulo de umidade. E isso é péssimo para refogar, pois demora mais para evaporar e você perde o ponto. A alternativa então, é retirar da geladeira 30 minutos antes de preparar, além de secar com papel-toalha.
3. Panela de tamanho correto
Não dá agonia em você ver a pessoa refogando 1kg de carne moída numa panelinha que não cabe nada? Pois então, o tamanho da panela ajuda a dissipar melhor o calor e a reduzir a umidade da carne durante os primeiros minutos da refoga. Desse modo, quanto maior a superfície de contato, melhor o resultado.
4. Adição gradual dos ingredientes e pouca gordura
Por fim, nunca coloque todos os ingredientes de uma vez. Além de reduzir a temperatura da cocção, pode haver acúmulo de líquido. É justamente aqui que as receitas desandam. Em vista disso, respeite a ordem que eu mostrei para você e faça as coisas com calma, aí sim sua carne vai ficar a mais sequinha possível.
Saber como fazer carne moída sequinha é uma técnica aperfeiçoada com o tempo
Aposto com você que agora que você aprendeu como fazer moída sequinha, suas receitas nunca mais serão simples. De verdade, pode parecer mero detalhe, mas uma carne moída bem-feita é uma mistura fantástica.
Combine com arroz branco, arroz à grega ou utilize no recheio de outros pratos, a versatilidade é a maior característica da preparação. Aproveite o momento para compartilhar as dicas com os amigos e até a próxima!