Normalmente a pessoa aprende a fritar carneiro da pior maneira, pois a carne resseca. Porém, hoje você verá o jeito certo de como fazer carne de carneiro frita!
Quem come carneiro eventualmente chega à mesma conclusão: “que explosão de sabores diferentes no paladar”. Assim como cordeiro, carneiro tem uma pegada mais acentuada no sabor, que precisa ser tratado durante o momento de temperar.
Sem mais delongas, embarque comigo em uma receita pouco aproveitada, mas com potencial incrível para fazer parte da sua culinária. Vamos aproveitar as dicas?
Como fazer carne de carneiro frita em 3 passos supersimples
A carne de carneiro é considerada exótica pelas pessoas, já que normalmente não é encontrada com frequência. Além disso, o fato de a carne apresentar uma nuance distinta no sabor e na consistência, faz as pessoas recuarem.
Isso quando alguém experimenta uma receita “chinfrim” em que o preparador erra no tempero e cozimento, aí desanda tudo mesmo. É aquele negócio: “a primeira impressão é sempre a que fica”, logo, a carne acaba esquecida.
Em contrapartida, me dediquei a separar somente dicas que eu acredito serem pontuais para que você experimente algo único. Por isso, você verá cada uma das etapas detalhadamente, anote tudo e faça agora mesmo.
1. Como temperar carne de carneiro para fritar?
Você pode acertar cada detalhe do cozimento do carneiro, mas se errar no tempero, o sabor fica prejudicado. E digo mais, a própria consistência da carne depende muito de como você a tempera.
Veja bem, na hora de temperar bife para fritar na manteiga, nós usamos apenas sal, pimenta e quando muito especiarias. Só que carneiro é um pouco diferente, apostar na combinação simples do bife tradicional não proporciona o melhor resultado.
Nesse sentido, eu tenho a obrigação de falar: “é fundamental marinar carne de carneiro por pelo menos 2 horas”. Esse é o método que toda cozinheira experiente sabe que funciona.
Vale ressaltar que existe um mix ideal de temperos que age na carne para amaciar e dar sabor. A minha sugestão envolve os seguintes ingredientes:
- 1 kg de carneiro cortado em cubos pequenos/médios;
- 6 dentes de alho picados ou amassados;
- Suco de 2 a 3 limões vinagre;
- 1 colher (chá) de sal;
- Pimenta-do-reino, chimichurri, ervas finas e cebola em pó a gosto;
- Colorau, açafrão e coentro em pó a gosto;
- Toque de vinho branco seco para realçar e unir os sabores (opcional);
- Óleo suficiente para fritar;
- Azeite para reforçar a base da marinada.
O método ideal para temperar é colocar a carne num recipiente e adicionar todos os temperos. Em seguida, misture bem para pegar em tudo e reserve na geladeira tampado com plástico filme por 2 horas.
Você é daquelas pessoas que gostam de sentir ao máximo o sabor do tempero? Então, reserve por 6 horas na geladeira, aí sim você poderá aproveitar um sabor divino.
DICA EXCLUSIVA: já ouviu falar sobre a técnica de temperar com vinho?
Toda santa vez que eu sugiro esse tempero, as pessoas falam que é loucura e exagero. Afinal, usar vinho pode parecer desperdício. Contudo, o tempero para carneiro com vinho deveria ser considerado iguaria, o sabor é de outro mundo.
O vinho entra na receita para quebrar a potência do sabor natural do carneiro. Inclusive, é uma estratégia para acentuar a maciez na carne, onde a fibra se “abre” e absorve mais líquidos. Em resumo, é uma forma eficiente para deixar mais saboroso e agradável, experimente!
2. Qual a melhor parte do carneiro para fritar?
Por acaso você já comeu carne de cordeiro? O motivo da pergunta é porque carneiro e cordeiro possuem os mesmos cortes. Consequentemente, você poderia ter essa carne como base.
Na sugestão anterior eu simplesmente sugeri “1kg de carneiro” em cubos, certo? Mas qual corte é melhor? Qual é o ideal para fritar e ficar delicioso?
Bem, de acordo com a preferência nacional, a paleta de carneiro é a melhor parte. Novamente, use a paleta de cordeiro como referência na hora de escolher. “Ah, mas eu nunca tive contato com essa proteína, como cortar para fritar?”:
- Antes de qualquer coisa, compre paleta de qualidade, limpa e com bom equilíbrio entre carne e gordura.
- Em seguida, disponha a carne numa tábua e retire o excesso de gordura externa.
- Via de regra, carneiro apresenta bastante cartilagem, remova as partes mais firmes.
- Agora, retire “bifes” da paleta com cerca de 1 dedo de espessura.
- É fundamental cortar perpendicularmente ao osso central.
- Por fim, basta cortar os bifes ao meio para facilitar a fritura e bom apetite.
3. Como fritar carne de carneiro para deixar macia e suculenta
Depois de tanto cuidado no tempero e de experimentar a sensação de lidar com a carne, é hora de fritar. Nesse momento é muito fácil confundir os preparos, a exemplo do carneiro ensopado. Esse sim é cozido por mais tempo.
Por outro lado, a fritura não pode demorar muito, claro, a carne tem que ser cozida perfeitamente. Só que o tempo aqui é o aspecto primordial que você deve se atentar. Ademais, a temperatura do óleo precisa estar quente na medida.
No meu dia a dia não costumo usar muito óleo, não vejo sentido e necessidade de exagerar nesse aspecto. Digo isso porque é possível fritar carneiro sem entupir a frigideira de óleo.
O ideal é forrar o fundo de modo que cubra parcialmente metade dos bifes, cubos ou pedaços de carne. Feito isso, aqueça o óleo até o menor sinal de fumaça e abaixe o fogo.
Após, disponha a carne aos poucos e com máximo cuidado, frite por alguns minutos de cada lado até dourar. Repita o processo até finalizar e sirva uma carne extremamente suculenta e saborosa.
Devido à sua cor característica, é fácil identificar o ponto perfeito do cozimento. Para não ter margem de erro, dê uma olhadinha no vídeo abaixo, tudo bem?
Ter as manhas de como fazer carne de carneiro frita é excelente para ocasiões especiais
Sabe aquela receitinha clássica de molho de hortelã para cordeiro? Então, você pode muito bem combinar com seu novo aprendizado de como fazer carne de carneiro frita. Afinal, a combinação dos sabores é algo fenomenal que completa a refeição.
Agora não há mais desculpas para você deixar de experimentar, é fácil, rápido de fazer e custa relativamente barato.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, como poucas pessoas sabem a respeito dessa fritura, compartilhe o conteúdo. Até a próxima!