Então você quer saber como fazer caranguejo para reproduzir aquela receita que comeu na praia e que marcou o seu paladar?
Contrário ao que muitos pensam, a receita é relativamente simples, já que o caranguejo costuma ser cozido em caldo. O grande segredo para obter um sabor característico da receita nordestina é acertar a mão no tempero.
Então, eu montei um pequeno guia de como preparar caranguejo, com dicas simples, práticas e que ajudará você a surpreender todo mundo. Acompanhe!
Como fazer caranguejo: receita de caranguejada em 4 passos simples
Vale frisar que a grande maioria das receitas com caranguejo são possíveis apenas a partir do cozimento do crustáceo. Por exemplo, para fazer bolinho de caranguejo é preciso que a carne esteja cozida, suculenta e fácil de ser retirada.
O mesmo funciona para saladas que levam lascas de caranguejo e tortas sensacionais. Portanto, acredito ser mais interessante aprender como fazer o ensopado ou cozido de caranguejo, e depois decidir qual receita aproveitar.
Sendo assim, vamos seguir a receita por partes, começando pela escolha do caranguejo ideal!
1. Escolha os melhores caranguejos
No momento de escolher o caranguejo você tem basicamente duas possibilidades: comprar caranguejo vivo ou abatido. Embora o crustáceo vivo desfrute de frescor no preparo, é preciso abatê-lo em casa, de forma digna e sem sofrimento.
Há quem prefira comprar abatido e limpo, outros insistem em fazer o procedimento caseiro. Caso você queira se “aventurar” e abater sua própria comida, siga os passos para um abate limpo:
- Limpe bem os caranguejos antes de abater.
- Você precisará de uma faca de ponta bem afiada.
- Localize a região entre a cabeça e a barriga.
- Perfure rapidamente em um movimento único, atingindo o coração do caranguejo.
- Depois é só lavar novamente em água corrente e está pronto para preparar.
Em contrapartida, se escolher o animal abatido, tenha certeza de comprar fresco e recém-abatido. Além disso, escolha o que aparenta estar “mais gordo”, pois geralmente os de cativeiro recebem alimentação e têm carnes macias.
DICA EXTRA: o truque para saber se um caranguejo é de cativeiro ou não, é observar o final de suas pernas, ou seja, na região que seriam as unhas. Isso porque o animal da natureza possui uma terminação pontiaguda, enquanto o de cativeiro aparenta ser mais gasto e quadrado!
2. Limpe corretamente o crustáceo
Agora você está com aquela bacia de caranguejo fresco para ser preparado, será que pode levar para a panela? Não antes de limpar corretamente. Essa etapa é imprescindível para o consumo seguro. Para limpar, faça assim:
- Utilizando uma torneira com água corrente forte, limpe um a um, com cuidado e atenção.
- Tenha também uma escovinha dura e uma escova de dentes baratinha para facilitar.
- Com a escova maior você deve tirar todo resquício de lama.
- Limpe entre as pernas e a parte da barriga.
- Com uma faca você deve raspar os pelos das pernas até retirar tudo.
- Eles precisam ficar completamente limpos.
DICA EXTRA: é importante limpar a parte do ânus e órgão reprodutor. O acesso fica na parte de baixo, parecido com uma “tampa”. Levante e retire essa parte, o canal sairá por completo e limpe com a escova na água. Dá uma conferida no vídeo a seguir:
3. Reúna os ingredientes da receita
Muitas pessoas costumam apenas temperar a água do cozimento com temperos simples, dá certo também. Porém, eu costumo caprichar nos ingredientes, pois acredito que dá mais sabor à carne, veja o que vamos precisar:
- 1 cebola roxa picada
- 1 pimentão pequeno picado
- 3 pimentas de cheiro picadas
- 1 tomate grande picado
- 1 maço de cheiro-verde
- Sal, azeite, colorífico, pimenta-do-reino e cominho a gosto
- 1 vidro de leite de coco
- 1 caixinha de creme de leite
- 6 dentes de alho picados
- 1,5L de água
- 10 caranguejos médios
“Ah, mas eu gosto de pimentão amarelo e coentro, pode colocar?”. Não só pode como deve. Tudo que vier para agregar sabor é bem-vindo.
4. Refogue a base da caranguejada e incorpore os caranguejos
Para agilizar o processo e seguir os passos certinhos, é fundamental deixar tudo bem separado antes de iniciar. Mesmo porque o caranguejo não pode ficar tanto tempo exposto depois de abatido, devido a possíveis contaminações de bactérias.
- Antes de mais nada escolha a maior panela que tiver em casa, será necessário espaço para os caranguejos.
- Em seguida, adicione azeite, ligue em fogo médio e espere esquentar.
- Coloque a cebola e o alho e refogue até dourar.
- Depois junte o pimentão, a pimenta de cheiro e mexa.
- Acrescente o tomate e, quando murchar, coloque o leite de coco, volte a mexer.
- Na sequência, despeje água, adicione temperos, colorífico e misture para espalhar.
- O truque agora é tampar a panela, levantar o fogo e aguardar ferver.
- Depois disso, incorpore o creme de leite.
- Posicione os caranguejos para caber todos, feche a panela, abaixe o fogo e conte de 10 a 12 minutos.
- Por fim, abra, adicione o cheiro-verde e coentro se preferir, misture, tampe e deixe mais 5 minutos.
“Ah, mas como saber que cozinhou corretamente, e se ficar cru?”. A beleza do caranguejo está na facilidade para saber que a carne cozinhou.
Afinal, eles mudam de cor e ficam avermelhados ou alaranjados, uma cor fantástica. Portanto, se ao término do tempo eles estiverem com essa cor, estão prontos.
Eu sei que pode parecer muita coisa de uma vez só, por isso você acompanha a receita completa a seguir:
DICA EXTRA: por que colocar o caranguejo ainda vivo na água fervente?
Você já viu ou ouviu alguém dizendo que o ideal é abater os caranguejos diretamente em água fervente? Esse processo de abate é feito especialmente com lagostas e levanta muita polêmica.
Ele consiste em ferver uma grande quantidade de água e escaldar os caranguejos por 60 segundos, assim eles morrem todos. Há alguns estudos apontando que é a forma mais sensata para eliminar os riscos de contaminação.
Por outro lado, alguns especialistas também fizeram longos estudos e chegaram à conclusão de que os animais sentem todo o processo de escaldar. Em outras palavras, eles acabam sofrendo uma morte terrível.
Contudo, essa é uma prática que existe há muitos e muitos anos, e fica a seu critério. Minha recomendação é para comprar o caranguejo já abatido fresco apenas de onde você conhece a procedência e seguir os passos da limpeza, funciona também.
Assim você evita “ficar com peso na consciência” de ter que abater o caranguejo, é apenas uma sugestão!
Aproveite o caldo do caranguejo para fazer pirão
Essa dica é para quem já teve que aprender como engrossar caldo de peixe e acabou descobrindo a maravilha que é o pirão. Afinal, pirão nada mais é do que um caldo engrossado com farinha.
Assumindo que sua receita deu certinho, o caranguejo cozinhou à perfeição, a carne está macia e saborosa. O que fazer com o caldo cheio de sabor que sobrou? Simples, transforme num maravilhoso pirão para acompanhar o caranguejo:
- Separe 6 conchas do caldo, adicione farinha de rosca ou mandioca e vá mexendo.
- O ponto é quando a mistura está cremosa e irresistível.
- Já o restante do caldo pode ser congelado por até 2 meses, utilize potes herméticos próprios para congelar.
Agora que você aprendeu em detalhes como fazer caranguejo, basta preparar uma única vez para nunca mais esquecer essa combinação. Viu só como é fácil e rápido? Siga os cuidados e depois é só correr para o abraço.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que todos saibam como preparar uma deliciosa receita com caranguejo. Até a próxima!
Boa tarde, em primeiro não colocamos os caranguejo vivos em água quente ou você fura ele com uma faca e depois você limpa, raspando os pés e tira se a barriga onde fica as fezes, vou o coloca em uma água quente com sal não deixar ele conzinhar total:aí você o tira desta Aqua refoga os temperos e vai colando leite de coco aos poucos aí sim você vai colocando os caranguejos, aí meu BB é só servi, fica uma delícia kkk