Como enfeitar o peru de Natal? 4 dicas para decorar!

Você já escolheu a receita de peru e comprou tudo que precisava, mas você sabe como enfeitar o peru de Natal? Nesse momento, a criatividade é o ingrediente principal.

Não vou dizer a você que essa é uma etapa obrigatória e que sua ceia ficará prejudicada se não fizer. Pelo contrário, a ave assada perfeitamente e bem douradinha já basta. Porém, caprichar na decoração é algo que enriquece a experiência dos convidados e marca a data que já é tão especial.

Diante disso, posso adiantar que não é uma tarefa complexa, mas você precisa planejar. Quer saber como escolher a melhor decoração do peru de Natal? Então, vamos lá!

Como enfeitar o peru de Natal: 4 dicas e ideias criativas para impressionar na ceia

como enfeitar o peru de Natal

Não sabe por onde começar? Não se preocupe, é comum não ter o domínio sobre o que colocar ao redor do peru. Geralmente focamos nos detalhes do tempero para peru, no assamento e nos acompanhamentos, mas a finalização fica esquecida.

Entretanto, a cada ano sentimos que podemos melhorar a mesa da ceia do ano seguinte, não é verdade? Com isso, a escolha dos adereços é apenas uma decisão lógica para enriquecer o visual e a extensão da ceia.

Será que eu devo colocar folhas de alface? Não fica simples demais? E se eu preparar um pouco de farofa, terei um bom resultado? Para esclarecer essas e outras dúvidas, o conteúdo de hoje está fenomenal!

1. Aposte na decoração com fios de ovos

Admito que até começar a pesquisar recentemente, tinha comigo que fios de ovos era apenas um doce. Feito com ovos, açúcar e uma técnica de centenas de anos, acabei descobrindo se tratar de um excelente enfeite natalino.

Na verdade, esse preparo é muito utilizado para enfeitar carnes, em especial às aves de Natal. Por sua vez, a sobremesa/enfeite é muito consumida em Portugal. Aliás, por lá é uma receita que complementa pratos como:

  • Pernil assado no forno.
  • Chester assado com molho.
  • Pato assado com frutas carameladas.
  • Receitas de peru de Natal simples ou mais elaboradas.

Nesse sentido, os fios de ovos resultam num doce volumoso que normalmente, é colocado por baixo e nas laterais. Quem gosta de verdade, costuma espalhar até sobre a carne assada.

Em vista disso, minha sugestão inicial é que você aprenda a fazer fios de ovos. Em seguida, você combina com o peru assado na ceia, colocando nas laterais, mas intercalando com outros complementos.

Dessa forma, inclua nozes, amêndoas e castanhas e disponha a sobra da assadeira. Enfim, tudo que possa agregar sabor e atratividade à experiência visual do prato.

2. Planeje um arranjo maravilhoso com frutas frescas e muita criatividade

O peru de Natal vai na contramão dos assados para fim de ano que possuem sabores icônicos, acentuados e característicos, né?

Por conseguinte, me refiro a carnes como lombo marinado, pernil assado com temperos cítricos, bem como ao leitão de Natal. Ainda que sejam realmente maravilhosas para incrementar uma ceia, são carnes de sabor potente.

Já o peru tem um sabor presente, mas consideravelmente mais suave, o que atua como um ponto positivo. Isso porque, nossa segunda sugestão de enfeite são as frutas, ingredientes presentes em boa parte das refeições natalinas.

No entanto, a tradição manda que sejam servidas à mesa, mas na decoração, devem fazer parte da travessa com peru. “Frutas? Mas quais são as melhores opções, como enfeitar de maneira apetitosa?”. Veja 7 ideias valiosas de decoração:

Uvas

Tenha generosidade com as uvas, colocando-as em cachos inteiros nas laterais e entre as coxas. Caso o tempero da ave seja suave, prefira a uva verde, pois sua acidez harmoniza bem.

Frutas vermelhas

Entenda por frutas vermelhas a cereja, amora, framboesa e morango. Procure fazer pequenos “arranjos” colocando parte sobre a ave e parte no entorno. A intenção é caprichar mesmo.

Abacaxi

Embora muito apetitoso, o abacaxi não é uma fruta que agrada a todos. Porém, como decoração oferece inúmeras possibilidades, seja em pedaços, fatias ou em formatos diferenciados.

Pêssego

Já o pêssego é interessante cortar ao meio, expondo seu caroço. Ou ainda, abrir em 4 partes e servir como uma “flor” na base da travessa. Se não encontrar pêssego, sirva ameixa ou nectarina.

Laranja

A laranja é quase uma obrigação, pois traz um cítrico fantástico. O recomendado é servir fatias bem finas sob a ave, formando assim uma cama para o peru. Uma outra forma de valorizar a fruta, é fazer um molho para peru com laranja. Dessa maneira, você espalha sobre a ave, bem como sobre as frutas.

Limão siciliano

Logo de cara eu recomendo você usar o suco do limão siciliano para temperar o peru. Na decoração, corte finas fatias e disponha abaixo do peru, dando aquele contraste sensacional de tons.

Romã

A romã pode ser usada de forma mais rústica, quebrada e posicionada também nas laterais. Além disso, espalhar na carne ao servir complementa a decoração, já que os gomos da romã são lindos.

“Já sei, vou usar apenas a laranja, vai ficar lindamente decorado”. De fato, mas procure criar diversidade, a fim de brincar com cores, formatos e texturas de cada fruta. No vídeo a seguir você encontra uma opção bacana para se orientar:

3. Espalhe uma farofa apetitosa ao redor do peru de Natal

Você pensou, pensou e pensou mais um pouco, mas ainda assim não chegou a uma conclusão. Posso me adiantar e perguntar se você pretende fazer farofa para acompanhar peru? Sabe aquela farofa de Natal com bacon irresistível?

Então, o que você acha de usar parte da farofa para montar uma “cama” para colocar o peru? Na sequência, você acrescenta ramos de alecrim e tomilho para reforçar a decoração. Aliás, o tomatinho cereja é campeão para decorar e vai muito bem aqui. A pimenta rosa também traz um charme inigualável para a decoração do peru de Natal.

Em contrapartida, se você não curte tanto a farofa de bacon, você sempre pode mudar a receita. Por exemplo, eu particularmente prefiro farofa mais úmida, logo, a receita de farofa com ovo é a minha especialidade.

Uma dica bacana é rechear o peru com a farofa. Em seguida, quando for servir você tira parte da farofa, servindo diretamente nas laterais, como se estivesse rodeando a ave.

Para fechar com chave de ouro, decore com pêssego em calda cortado ao meio, ameixa sem caroço e uma cereja. A intenção é fazer uma espécie de flor com esse trio de gostosuras, o que você achou?

DICA EXTRA: outras duas opções de farofa, são a farofa de nozes, que é excelente para diversificar a decoração. Isso sem falar da farofa de miúdos de peru que fica show de bola, tanto na decoração quanto na harmonização!

4. Aproveite toda a elegância dos legumes grelhados e vegetais assados

Se você me acompanha nos conteúdos, provavelmente sabe o quanto eu adoro sugerir legumes grelhados. Se a conversa é sobre acompanhamento para churrasco, legumes é a solução. Tudo que envolva comida, tem que ter um mix de legumes.

E com a decoração do peru, parece que é o casamento perfeito. Pensa comigo: é tudo muito barato, fácil de fazer, ultrarrápido, entrega cor, textura e sabor, quer mais o que? Essa é para quem quer aprender como enfeitar o peru de Natal com estilo.

Como funciona? Você escolhe o mix de legumes e vegetais, tempera com aquele punhado saboroso de temperos naturais e assa ou grelha. Se for na churrasqueira é ainda mais satisfatório, se bem que no forno também dá certo.

Entretanto, tenha certeza de cortar ingredientes como cenoura e berinjela em tiras médias. Não esqueça de cortar brócolis e couve-flor em floretes, enfim, tudo para diferenciar e dar um toque especial.

O segredo para realçar as cores naturais e avivar a decoração do peru de Natal, é cozinhar levemente os legumes. Depois disso, você transfere para uma tigela com água e gelo e pode apresentar a decoração mais linda desse mundo.

E o melhor de tudo é despejar os legumes numa travessa decorativa, espalhar azeite “sem dó” e posicionar a ave. Ideia simples, que combina sabor e deixa sua mesa um arraso. Vai dar até dó de comer, de tão lindo que ficará!

Como enfeitar o peru de Natal será algo muito mais prazeroso daqui em diante!

Quando você achou que aprender como enfeitar o peru de Natal poderia ser tão favorável e simples, não é mesmo? Sempre que tiver dúvidas, tenha em mente que tudo que combina em sabor, potencialmente pode se tornar uma decoração incrível.

A partir disso fica mais simples compreender que você pode fazer de tudo, lembrando sempre de considerar a harmonização.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se consegui mostrar para você decorações que nunca tinha imaginado, compartilhe. Às vezes a pessoa até arrasa no preparo do peru, mas a decoração é um problema, até a próxima!