Ao contrário do que você possa achar, aprender como encher linguiça é uma tarefa relativamente simples. Claro, ter os equipamentos certos e a prática ajuda muito.
Esse é um conhecimento muito válido, não apenas para quem vende, mas também para facilitar o preparo das receitas artesanais. Com isso em mente, saiba que você está no lugar certo, pois aprenderá muitas dicas eficientes.
Sendo assim, falta apenas você ficar por aqui e acompanhar esse conteúdo, que é um tesouro para quem quer saber tudo sobre o assunto. Vamos lá?
Como encher linguiça: 4 formas seguras e eficientes para o melhor enchimento
Se você sabe como é feita a linguiça, certamente entende que na hora de encher não há muitos caminhos. Isso porque você opta pelos utensílios e equipamentos tradicionais, ou escolhe o caminho do improviso, vulgo “gambiarra”.
Atualmente encontramos inúmeras opções de utensílios nos comércios especializados, desde pistolas simples até enchedores que oferecem eficiência e segurança. Com isso, a escolha fica a critério do bolso e da disposição de investimento.
Pensando nisso, eu decidi abordar todos os cenários. Dessa forma, você decide o que é melhor e mais viável para sua realidade, concorda? Por conseguinte, suas receitas com linguiça vão se transformar em obras de arte!
1. Veja como encher linguiça com um canhão enchedor próprio
Começando nossa série, temos o canhão de enchimento, que é próprio para embutidos, geralmente carnes processadas. Obviamente que esse é um investimento mais recomendado para quem trabalha no segmento.
Por exemplo, você se pergunta se vender linguiça dá dinheiro? Então, saiba que o canhão pode flexibilizar, facilitar e tornar seu processo de produção muito mais eficaz.
Entretanto, é bom se atentar ao modelo, já que você encontra apenas a versão manual, mas ainda assim supereficiente. Para encher com esse equipamento é “mamão com açúcar”, pois o procedimento é bem direto:
- Preencha o recipiente apropriado com a mistura da linguiça.
- Regule o equipamento de acordo com a quantidade desejada de carne.
- Agora, posicione a tripa da linguiça na ponta do funil.
- Tenha certeza de puxar toda a tripa para ficar bem presa.
- Em seguida, segure a ponta da tripa e comece a girar a manivela.
- Automaticamente a linguiça começa a sair na ponta do funil.
- Você só precisa direcionar o embutido no formato que preferir.
- Finalize cortando a ponta da tripa e faça uma bela amarração.
Portanto, claramente podemos ver que é um método focado nas necessidades de quem vende linguiça, não é verdade? Por outro lado, se você busca facilidade e não se importa com os custos disso, é uma alternativa igualmente excelente.
- Preço médio: o preço varia, mas você encontra a partir de R$1.400,00. Para quem está sempre produzindo aquela linguiça toscana caseira, certamente é um investimento fantástico.
- Capacidade média: o preço que eu passei acima, é referente a um canhão com capacidade entre 5lts e 8lts. Porém, é possível encontrar equipamentos menores, com capacidade para 2lts.
2. Descubra se dá para encher linguiça com um moedor de carne
Quer dizer que você decidiu que o canhão é muita coisa. Além disso, você ainda guarda um moedor da época em que escolhia as melhores carnes para fazer hambúrguer, certo? Pois bem, que tal tirar a poeira do moedor e encher linguiça?
Isso mesmo, com paciência e um pouco de conhecimento quanto à moagem apropriada, você transforma o moedor num ensacador. Não poderia ser mais fácil, pois na parte do funil você encaixa a tripa e começa a moer a mistura da linguiça.
O interessante para esse método, é deixar a massa da mistura numa consistência mais “grosseira”. Assim, você evita que a linguiça fique parecendo uma pasta sem textura, concorda?
DICA EXTRA: o segredo é manter a constância ao passar pelo moedor, a fim de reduzir os espaços sem preenchimento. Agora vai ficar faltando apenas você decidir se vai usar pernil ou lombo, pois o enchimento está garantido!
3. O funil adequado proporciona um enchimento manual descomplicado
Bom, acima você aprendeu a usar o canhão e o moedor. Porém, ambos exigem aquele investimento que dificilmente as pessoas têm guardado para essa finalidade, então, como encher linguiça gastando pouco?
Vou logo dizendo que não é o método mais apropriado, mas oferece um resultado muito aproximado das opções acima. Estou falando do funil para ensacadeira, que é a mesma coisa do canhão, mas você compra apenas o funil separadamente.
O bom é que custa barato, é fácil de achar e você encontra em diferentes tamanhos. Sabe aquela linguiça fininha que tanto amamos fazer na churrasqueira? Então, você encontra o funil para isso, claro, além das tradicionais linguiças grossas.
Passo a passo de como encher linguiça com o funil
- Envolva toda a tripa até cobrir a ponta do funil.
- Em seguida, amarre a ponta por onde sairá a carne.
- Com muita paciência e cuidado, preencha o tubo.
- O pulo do gato é colocar massa suficiente para que a carne seja empurrada ao longo do funil.
- Repita esse processo até finalizar a massa de linguiça preparada e curada.
“Então, eu fiz como você falou, mas notei que a tripa ficava enchendo de ar, é normal?” Sim, infelizmente esse método acaba facilitando a formação de bolsões de ar dentro da tripa. O segredo campeão é ter um espinho ou uma agulha de ponta grossa.
Por conseguinte, quando notar que a tripa está cheia de ar, é só fazer um pequeno furo e tudo está resolvido!
4. A pistola de pressão é um investimento pequeno com um resultado favorável
E para fechar nossos métodos de como encher linguiça, separei a ensacadeira manual. Muitos a conhecem como pistola para encher linguiça. É um utensílio relativamente barato, onde o custo-benefício é maravilhoso para facilitar seu processo.
A mecânica é parecida com a do canhão, a diferença é que você empurra a partir de um gatilho manual. O interessante é a possibilidade de substituir os funis para encher diferentes espessuras de linguiça.
De forma simples, para encher basta colocar a quantidade de massa dentro do cilindro de alumínio. Em seguida, ajuste a pressão necessária na válvula traseira, coloque a tripa hidratada na ponta e vá apertando.
Pronto, com grande facilidade você terá a melhor linguiça para churrasco, que tal? O que você acha de conferir as dicas e métodos através de um vídeo rápido e muito direto ao ponto? Então, dá uma olhada abaixo:
Tem como improvisar o enchimento da linguiça? Saiba como fazer com segurança!
Você decidiu que não quer gastar, que todas as alternativas acima estão fora de cogitação, e agora, o que fazer? Bom, depois que eu presenciei os amigos fazendo churrasco sem churrasqueira, encher linguiça de forma improvisada deve ser fácil.
Vale ressaltar, que a sugestão a seguir é pura gambiarra e só deve ser replicada em último caso. Nesse contexto, se você busca se tornar profissional no segmento, utilize os métodos anteriores. Além de mais seguros, estimulam a eficiência.
Dito isso, vamos supor que você queira fazer linguiça de porco para seu churrasco que será no fim da tarde. Então, você prepara a mistura da linguiça de manhã para encher e consumir no mesmo dia, correto?
Sendo assim, a melhor improvisação é usar a parte de cima de uma garrafa PET de 2lts. Caso vá preparar linguiça fina, pode ser garrafa de 300ml a 500ml, fazendo assim:
- Antes de mais nada, higienize ao menos duas vezes a garrafa para evitar contaminação.
- Corte a parte superior da garrafa em formato de funil.
- Pegue a tampa da garrafa e corte a parte superior, formando um buraco.
- Posicione a tripa hidratada na boca da garrafa e tampe.
- Agora é só passar a massa da linguiça como se estivesse usando um funil próprio e amarrar por último.
- Utilize uma agulha de ponta mais grossa para furar caso encha de ar.
Essa gambiarra ajuda muito no dia a dia, mas não deve ser usada na comercialização de linguiça por motivos óbvios. Entretanto, serve para tornar suas receitas e churrascos mais completos, né? Fique com um vídeo bem completo:
Aprender como encher linguiça é uma arte que agora você sabe tudo a respeito!
É improvável que agora você não tenha aprendido como encher linguiça, não é verdade? Afinal de contas, mostrei praticamente tudo que há quando o assunto é preparar os melhores embutidos. E o melhor de tudo, com segurança e praticidade.
Se você conhece alguém que sofre na hora de fazer aquela linguicinha artesanal, que tal compartilhar o conteúdo?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas possam realmente facilitar a sua vida, até a próxima!