Como empanar peixe com fubá? Aprenda como é FÁCIL e RÁPIDO

Às vezes tudo que precisamos é de uma receitinha bem diferente com peixe, você sabe como empanar peixe com fubá? Essa técnica rende um petisco superbacana.

O fubá é o último ingrediente que passa na cabeça da pessoa na hora de empanar. Isso porque a farinha de rosca é mais tradicional e simples de usar. Apesar disso, uma vez que você experimenta o empanamento no fubá, é amor à primeira vista.

Então, para que você obtenha o melhor resultado, recomendo muito a leitura deste conteúdo. Afinal, está recheado de dicas incríveis e preparos fantásticos. Confira!

Quer saber como empanar peixe com fubá? Veja um método fácil e rápido!

Pensa só, pegar aquele peixe de carne branca, suculento e saboroso, empanar no fubá e fritar até ficar “crocantinho”? É ou não é uma preparação que chama a atenção pela simplicidade e sabor apurado?

Contudo, a verdade é que empanar peixe demanda certos conhecimentos mais técnicos. Não é a mesma coisa do frango empanado com trigo e ovo, que é relativamente básico na cozinha.

Primeiro porque a carne do peixe é mais delicada e precisa de cuidados, e outra, o próprio empanamento depende disso. Nesse contexto, separei um verdadeiro guia, seguindo o passo a passo do que você precisa fazer, é com você.

1. Existe um tempero especial quando empanamos peixe com fubá?

Toda receita com peixe tem ao menos um segredinho na hora de temperar, concorda comigo? É assim com o peixe assado na churrasqueira, cozido no vapor ou selado na grelha.

Só que as coisas ficam mais rigorosas quando vamos empanar peixe. Não que seja complexo, mas é que precisamos da combinação de temperos que tragam uma nova qualidade à carne. Me refiro à consistência, que precisa ser aprimorada.

Por exemplo, usar peixe de carne delicada, empanar e fritar de imediato, corre o risco de a carne de desfazer. Sendo assim, o primeiro cuidado envolve uma “marinada” rápida, de apenas 10 a 15 minutos.

Veja uma sugestão de ingredientes que rendem uma receita deliciosa:

  • 500g de filé de peixe em tiras pequenas (cerca de 3cm)
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • Suco de 1 limão Taiti
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

O truque aqui é temperar o peixe com sal e pimenta-do-reino, misturando gentilmente. Em seguida, você coloca o suco de limão e o amido de milho, e volte a misturar bem. Por fim, reserve na geladeira por 15 minutos no máximo.

POR QUE ESSA TÉCNICA FUNCIONA?

Quando o limão entra em contato com a carne do peixe, inicia-se um processo conhecido como cocção química. Se você já provou ceviche de peixe, provavelmente entende bem essa questão.

O tempo de 15 minutos é suficiente para que o limão aja na carne, deixando-a mais firme e “preparada” para empanar. Como resultado, você reduz drasticamente a possibilidade de desmanchar.

Enquanto o limão age, o amido de milho forma uma espécie de “cola”, por assim dizer. Com isso, você garante que a casquinha adira perfeitamente no empanado do peixe. Parece até mágica, né?

2. Qual o peixe mais indicado para empanar com fubá? Vale tudo?

como empanar peixe com fubá

Tem gente que prefere apenas peixes mais clarinhos, enquanto outras pessoas apostam nos peixes de carne escura. Já eu costumo ficar no meio termo, ou seja, a boa e velha tilápia é ideal para isso. Porém, sinta-se à vontade para escolher.

Mesmo porque depois que seguir os passos acima para temperar, verá que o peixe em si não faz tanta diferença. Para se ter ideia, eu já provei sardinha empanada no fubá que ficou celestial no paladar. Veja outras opções:

  • Pargo
  • Pescada branca
  • Tambaqui
  • Truta é interessante
  • Agulha é perfeita como petisco de peixe
  • Merluza

3. Técnica precisa para empanar peixe crocante no fubá

Continuando a partir do tempero que você aprendeu há pouco, é hora de aprender como empanar peixe no fubá. Primeiramente, saiba que o fubá mais recomendado é o tipo “Mimoso”, pois tem uma leveza que favorece o preparo.

Sendo assim, vai preparando o avental aí porque você colocará páprica picante e páprica doce numa quantidade generosa de fubá. Aliás, tempere também com sal, pimenta-do-reino e açafrão a gosto. O importante mesmo é deixar o fubá temperado.

Em seguida, retire o peixe que estava reservado na geladeira, misture brevemente e vá passando diretamente no fubá. Com a ajuda de uma colher, mexa com facilidade, é mais simples do que empanar frango no fubá.

Feito isso, use uma peneira para retirar o excesso de fubá e separe por 5 minutos antes de fritar. Você notará um peixe perfeitamente empanado, com uma camada linda de fubá. Por fim, basta fritar em óleo quente até dourar levemente.

Retire e coloque em papel-toalha para puxar o excesso de óleo. Conforme o peixe esfria, mais crocante ele fica. Agora você só precisa conciliar com um molho para comer com peixe rico em textura e sabor, bom apetite!

DICA EXTRA: descubra a maravilha da sardinha espalmada empanada no fubá

Juro que apenas com as dicas anteriores você conseguirá criar desde simples petiscos até petiscos gourmet, sem exagero. No entanto, essa dica extra é uma forma de mostrar a você a versatilidade que o fubá oferece.

Ingredientes

  • 12 sardinhas espalmadas
  • Suco de 2 limões
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 dentes de alho bem amassados
  • Salsinha picadinha
  • Fubá mimoso para empanar
  • Sal, pimenta-do-reino, pimenta caiena e ervas finas a gosto
  • Óleo para fritar

Sabe o que é melhor na receita, é que o processo é o mesmo. Nesse caso, tempere o peixe, usando limão e amido de milho e reserve na geladeira por 20 minutos. Depois é só passar no fubá, pressionando para fixar a crosta e retirar o excesso.

Frite em óleo bem quente até dourar por completo. Harmonize esse peixe super crocante com um molho tártaro ou qualquer outro acompanhamento da sua preferência!

Descobrir o método correto de como empanar peixe com fubá resulta em preparos inconfundíveis

Quando você aprende corretamente como empanar peixe com fubá, passa a entender algo indispensável na culinária. O método base é uma coisa, mas saber diferenciar nas escolhas determina o quão completo o cozinheiro é.

E nesse momento você adquiriu certinho o conhecimento necessário para elaborar versões caprichadas desse petisco bem brasileiro.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a espalhar cada uma na internet. Peixe é tão bom e versátil, que todos poderiam tirar uma casquinha dessas vantagens, concorda? Até a próxima!