A carne de porco Moura deveria ser orgulho nacional, pois é uma raça de suíno que foi resgatada da extinção há poucos anos. A criação desses suínos é muito forte no sul do país, especificamente no Paraná, e aos poucos conquista a preferência popular.
Então, se você tem visto cada vez mais esta iguaria no mercado, prepare-se. Afinal, montei um conteúdo superbacana com tudo que você precisa descobrir sobre a primeira raça de suínos naturalmente brasileira. Você não vai perder né?
O que é a carne de porco Moura? Como ela se tornou uma iguaria no mercado?
Para entender toda a qualidade da carne do suíno Moura, é preciso primeiro conhecer essa raça tão importante no Brasil. Importante porque até a sua adaptação ao clima subtropical do sul brasileiro, não existia uma raça nativamente brasileira.
Isso mesmo, não existiam porcos nas Américas e os europeus trouxeram os primeiros suínos ao Brasil. Contudo, foram especificamente os espanhóis e os portugueses que introduziram o famoso Porco Pata Negra, ou Porco Preto Ibérico.
Com o passar dos anos, houve uma relevante seleção natural do porco ibérico, ou seja, ele se moldou ao clima subtropical do sul. Consequentemente, o porco ibérico deu lugar ao Porco Moura, que tem seus antepassados nos suínos espanhóis e bascos.
Portanto, depois de muitas gerações, hoje, considera-se o suíno Moura como uma raça 100% brasileira, e o mais curioso? É que o Moura só existe no Brasil, muito embora tenha laços históricos e genéticos com os suínos Ibéricos, interessante né?
Por que o porco recebeu o nome de Moura em sua classificação?
O termo Moura não é uma exclusividade do porco Moura, mesmo porque muitos outros animais recebem o nome. Na verdade, Moura diz respeito à cor da sua pelagem, que tem a predominância preta, com orelhas e cabeças escuras.
No entanto, o que chama a atenção no porco Moura, é que eles possuem uma marcação branca no rosto. Essa espécie de máscara forma uma estrela no rosto e que, de certa forma, se estende por todo o lombo do animal, que é naturalmente rajado.
Quais as características do porco Moura?
Antes de nos aprofundarmos nas características deste suíno, é interessante destacar sua similaridade com os porcos selvagens e javalis. Apesar disso, eles não compartilham quase nada do conceito de selvagem.
Diferentemente dos porcos tradicionais e comerciais, que são criados em baias por meio das grandes consolidadoras de suínos, o Moura tem a sua criação em meio à mata nativa.
Isso mesmo, estes porcos vivem livres em meio a araucárias, pinheiros, imbuias, guavirovas, pitangueiras, entre outras. Com isso, se alimentam de pastagens, frutos, sementes, frutas e ainda recebem uma alimentação complementar equilibrada.
Características da carne de porco Moura
- Carne extremamente saborosa e de gosto distinto.
- Alto nível de marmoreio (gordura intramuscular).
- A coloração da sua carne tem um tom vermelho profundo.
- Muitas pessoas podem confundir com cortes bovinos.
- Por ser livre, o animal se movimenta bastante, o que ajuda no equilíbrio entre carne e gordura.
- Devido à alimentação natural, o sabor da carne é diferente de tudo que você já provou em termo de carne suína.
- Por conta da sua rusticidade, o porco Moura é mais resistente às doenças
Portanto, é uma carne distinta, pode-se dizer uma carne exótica para muitos. Apesar disso, o suíno Moura ganha destaque a cada dia e se consolida como motivo de orgulho para os suinocultores do sul do país.
Qual a diferença do porco Moura para os suínos tradicionais?
A maior diferença entre o porco Moura e o suíno tradicional, sem levar em consideração as características e qualidade da carne, é a sua criação. Acontece que em estados como Paraná, a criação de Moura nativo acontece em mata nativa.
De certa forma, o modelo de suinocultura segue muito a linha da criação europeia, que acredita na criação pela liberdade. Então, tudo isso culmina em um animal surpreendentemente robusto, pesado, saudável e praticamente livre de estresse.
Além da sua alimentação, a ausência de predadores é outro fator que contribui para o seu formidável desenvolvimento. No vídeo a seguir você confere tudo em primeira mão, com riqueza de detalhes e com uma visão certeira do suíno Moura:
BÔNUS: qual o preço do porco Moura? Vale a pena experimentar?
O fator que mais encarece o preço do porco Moura é o tempo de crescimento do animal. Se você pegar, por exemplo, a criação tradicional em baia, o animal é “forçado” a se desenvolver com rapidez.
No caso do Moura não, por ter diretrizes de criação livre do estresse das baias, o porco se desenvolve mais lentamente. Todavia, eu me surpreendi positivamente ao saber que o preço do quilo não é tão alto quanto eu imaginava.
Em geral, o quilo da carne de porco Moura varia entre R$50,00 e R$80,00. Mas vale ressaltar que a oferta no mercado ainda é pequena, visto que a popularidade da carne está em fase de expansão. Dito isso, hoje você pode encontrar cortes nobres como:
- T-bone
- Prime Rib
- Steak de ancho
- Paleta
- Costela
- Pernil de porco Moura
- Bochecha
Como você pode ver, ainda são cortes que têm uma pegada mais gourmet, mas para experimentar certamente vale muito a pena pagar um pouco a mais, concorda?
Como preparar a carne de porco Moura?
Toda a atmosfera que envolve o porco da raça Moura leva as pessoas a acreditarem que é uma carne de preparo complexo. Pelo contrário, sua carne possui basicamente as mesmas texturas do suíno tradicional. O que muda mesmo é o sabor e a quantidade de gordura.
Para provar que não há segredos, eu selecionei o vídeo de uma receita sensacional de costela de porco Moura. Aqui você vai aprender a fazer uma marinada excepcional que leva até beterraba.
Como acompanhamento, uma quirera de milho que é o casamento perfeito com a crosta à pururuca da costela. Ah, sem falar no molho agridoce de goiaba que finaliza com aquele “Punch” de sabor que todos amam, acompanhe:
A carne de porco Moura é uma iguaria que ainda tem muito espaço para conquistar
De verdade, você gostou de aprender mais sobre a carne de porco Moura? Não vou negar, talvez leve um tempo para você encontrar para comprar, mas na primeira oportunidade, experimente.
Se não pela experiência gastronômica, pela oportunidade de valorizar uma suinocultura que tinha se perdido no Brasil. E mais, depois que você se aprofundar e realmente conhecer este porco, você vai se apaixonar porque é um animal incrível.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com mais pessoas e até a próxima!