Como dourar frango? Dicas para deixar o frango douradinho

Que o frango suculento e apetitoso é a visão do paraíso, todos sabemos, mas como dourar frango? Será que existe algum segredo ou técnica ideal?

Para alimentar a curiosidade, posso adiantar que existem inúmeras formas de trazer mais cor à pele do frango. Então, se você cansou de fazer frango branco que, embora delicioso, pouco instiga a fome, este conteúdo vai ser útil.

Afinal de contas, selecionei as melhores dicas que ajudam você a dar vida ao frango, seja assado, cozido ou frito. Vamos conferir como fazer isso com facilidade?

Como dourar frango: 4 dicas imperdíveis para deixar o frango bem douradinho + 2 técnicas campeãs

1. Como dourar o frango na frigideira + receita completa

É impossível falar em frango e não pensar em todos os sabores que o tradicional frango frito entrega. Aquela mordida crocante e suculenta ao mesmo tempo, é a comida conforto mais apreciada naquela rotina que é puro “batidão”.

Sendo assim, nada melhor do que começar com a frigideira, que é um dos aliados mais importantes nesse momento. No entanto, vale dizer que para cada parte do frango, há uma maneira específica de dourar a pele.

Por exemplo, o filé é o mais fácil de dourar, pois basta fritar com manteiga e azeite, deixando apurar bem. Já na coxa e sobrecoxa é fundamental refogar um pouco de cebola, adicionar alguma gordura, como manteiga, e algum líquido.

Normalmente usamos água mesmo, mas pode ser um caldo de legumes ou carne. Acontece que ao fritar e reduzir temperos com líquidos, atingimos aquele “grude” maravilhoso no fundo da frigideira, quase um caramelo.

Por fim, é só deixar alguns minutos até notar que a carne está absorvendo essa crosta de sabor. Uma coisa que vale a pena ressaltar, são os ingredientes usados para temperar frango que também fazem diferença. Com isso, você pode apostar em especiarias, como:

  • Colorau
  • Açafrão
  • Páprica picante ou doce
  • Curry
  • Pimenta caiena

Todos estes temperos naturais para carne agregam cor à pele do frango, em especial o açafrão. Aliás, é muito válido combinar com manteiga ou azeite para formar uma espécie de pastinha. Para consolidar estas dicas, veja uma receita completa.

Receita rápida de frango com batata na frigideira

Ingredientes

  • 6 coxas de frango
  • 4 dentes de alho picados
  • Páprica a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola cortada fina
  • 2 batatas cortadas em cubos médios
  • ½ xícara (chá) de água
  • Cheiro-verde picado a gosto

Para você captar mais facilmente o momento perfeito onde a crostinha deve ser formada, recomendo o vídeo a seguir:

2. Como dourar frango no forno com praticidade e sabor?

Na frigideira nós temos o contato direto com a superfície quente, assegurando uma selagem rápida, certo? Por outro lado, no forno é diferente, pois é a temperatura alta que entra em contato com a carne.

Assim sendo, o tempero do frango para assar no forno é o fator primordial para uma pele dourada. Você pode assar na temperatura mais alta e pelo maior tempo possível, mas sem os temperos certos, nada feito.

Dessa forma, eu gostaria de destacar a presença do alho em pasta, páprica picante, páprica defumada e açafrão. No entanto, aqui já vai um segredo incrível para formar um dourado excepcional, que é a maionese.

Isso mesmo, além de trazer um sabor sensacional, a maionese na carne atua como um “agente dourador”. Logo, a combinação de temperos com maionese garante a você um frango ultra suculento, é de comer com os olhos.

DICA EXCLUSIVA: o pulo do gato é a temperatura certa. Por exemplo, para uma receita com 2kg de coxa e sobrecoxa, asse por 40 minutos a 200° com alumínio. Em seguida, retire o alumínio, aumente para 220° e asse por mais 15 minutos ou até dourar!

3. E na airfryer, tem como dourar frango na airfryer?

Sim, é possível e relativamente fácil dourar frango na airfryer. Todavia, assim como no forno, você precisa caprichar nos temperos, colocando alguma fonte abundante de gordura.

A partir daí é só ter paciência e fritar/assar na temperatura máxima até ficar macio e com a casca bem dourada. Para falar a verdade, um bom indicativo de que a carne está chegando no ponto é a cor da pele. Eu costumo usar a seguinte receita:

  • 1 frango inteiro pequeno (sem miúdos)
  • 1 colher (sopa) de açafrão
  • Suco de 1 limão
  • Ervas finas, chimichurri, orégano, curry e páprica defumada a gosto
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 3 dentes de alho amassados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Pimenta de cheiro picada a gosto
  • 1 colher (sopa) de maionese (colher bem cheia)
  • 1 colher (sopa) de mostarda escura ou em grãos

Para fazer o tempero é fácil, basta misturar tudo até virar uma pastinha, daí você espalha sobre a ave. Uma dica interessante, é pegar ¼ de barra de manteiga e misturar tudo quanto é tempero natural e ervas. Por fim, massageie o frango.

Depois disso, leve à airfryer a 180° por 45 minutos. A última etapa é virar a ave e assar por mais 15 minutos. Prontinho, você terá um frango assado incrível, apetitoso e ultra douradinho.

DICA EXTRA: algumas pessoas costumam colocar vinagre no tempero, pois dizem que ajuda a dourar. Eu particularmente não coloco porque acho que fica um sabor forte, mas fica a seu critério. Outra coisa, se a sua airfryer for pequena, opte pelo galeto que é sucesso também!

4. Descubra se tem como dourar o frango na panela de pressão!

Pessoalmente eu posso dizer que o frango frito na panela de pressão é a melhor receita dentre os outros preparos. Primeiro porque a carne fica extremamente macia de soltar do osso, literalmente.

Além do que, fazendo da forma correta, a cor do frango fica com um aspecto caramelado brilhante. Só que o segredo que ninguém compartilha está na fritura, que deve acontecer antes de colocar na pressão.

Diante disso, coloque manteiga e azeite, um pouco de cebola e frite o frango até dourar levemente. Em seguida, coloque batata bolinha, cenoura e outros legumes e vegetais da sua preferência. Para finalizar, adicione cerca de 100ml de água.

Em compensação, prefira o caldo de carne bem apurado, pois assim você consegue mais cor. Por último, é só cozinhar por 3 minutos e servir à vontade. Se quiser ainda mais ajuda, separei um vídeo campeão, confira:

DICA BÔNUS: 2 técnicas infalíveis para uma casquinha dourada e crocante

O ponto alto de cozinhar, é a capacidade de aprender cada dia mais técnicas que tornam as receitas únicas, concorda? Com isso em mente, encontrei outras duas ideias geniais que vão dar um acabamento lindo para seu frango.

Técnica 1 – Sabia que tem como dourar o frango com açúcar?

como dourar frango

Você não leu errado não, tem como dourar frango com açúcar. Essa é uma técnica bem antiga e que foi se perdendo ao longo dos anos. Porém, só de mostrar para você a técnica volta à vida como num passe de mágica.

A ideia é esquentar azeite ou óleo e adicionar entre 1 a 2 colheres (café) de açúcar, do refinado mesmo. Conforme a gordura ganhar temperatura, o açúcar começará a caramelizar.

Por conseguinte, o tempo vai da sua preferência, quanto mais tempo, mais escuro fica. Eu prefiro um ponto mais branquinho, pois dá para incluir alho e cebola, o que favorece um preparo super delicioso.

Técnica 2 – Frango teriyaki tem uma pegada asiática e cor dourada fantástica

Primeiramente, essa não é uma técnica de como dourar frango em si, mas sim uma receita asiática muito apreciada. E no Brasil, o frango teriyaki tem ganhado o coração de todos, pois é fácil de fazer, fica maravilhosamente dourado e com sabor distinto.

A receita consiste em unir o preparo de algum frango, geralmente iscas, com um molho feito com condimentos bem diferentes. Contudo, para não dificultar tanto sua vida, encontrei um vídeo feito com ingredientes mais simples. Mas o resultado fica digno da rica culinária asiática, acompanhe:

Dourar frango nunca mais será um problema para você

Não adianta, mesmo que recorramos a diferentes carnes durante a semana, o frango sempre será mais versátil. Como esquecer a maravilha que é o filé de frango empanado na airfryer, não é mesmo?

Para quem não tem fritadeira elétrica, nada que um bom picadinho refogado com legumes e vegetais não conserte. O importante mesmo é aproveitar todas as dicas de hoje sobre como dourar frango, pois são inestimáveis na cozinha.

Gosto de pensar que aprender como selar a carne é fundamental para quem procura receitas douradas com frango. Somente dessa maneira para atingir aquela cor fantástica que tanto atrai nosso olhar.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite e compartilhe nas redes sociais para ajudar mais pessoas a descobrirem como dourar frango muito fácil. Até a próxima!