Está de olho na receita de feijoada completa, mas não sabe como dessalgar pé de porco? Algumas das principais técnicas envolvem dessalgar em água fria, através de branqueamento e fervura controlada, cada uma requer cuidados específicos.
A dessalga de carnes é uma das etapas mais importantes nos preparos, mas é onde muitos cometem erros facilmente evitáveis. Então, para não correr riscos desnecessários, que tal aprender 3 técnicas eficientes para dessalgar pé suíno? Confira!
Como dessalgar pé de porco sem erro em 3 técnicas eficientes
As pessoas confiam mais em produtos salgados do que cortes frescos, a exemplo do pé suíno. Embora seja um pouquinho mais caro, a pessoa compra pela confiança de levar para casa algo totalmente preservado.
Sem contar que a preparação é mais simples, já que limpar pé de porco fresco é trabalhoso e toma muito tempo. Independentemente do preparo, a seguir você aprende maneiras únicas para alcançar bons resultados.
1. Como tirar o sal do pé de porco por imersão em água fria
Para quem busca praticidade, eficiência e segurança, a dessalga em água fria é a técnica ideal. O contraponto é que o processo de dessalga leva entre 24 e 48 horas, a depender da quantidade de sal do produto. Veja como é simples:
- Lave o pé suíno em água corrente para tirar o excesso superficial.
- Em seguida, coloque num recipiente grande.
- Depois, adicione água gelada até cobrir e leve à geladeira.
- O truque é trocar a água pelo menos 2 a 3 vezes por dia.
- A partir de 24 horas você pode verificar a salinidade.
- Recomenda-se dessalgar por 48 horas para eliminar todo o sal.
- Por último, lave novamente o pé suíno e utilize em suas receitas.
Tem pessoas que ainda colocam gelo, folhas de louro e até pimenta preta em grãos, principalmente na última água da dessalga. Com isso, você reforça o tempero naturalmente e com uma suavidade que cai bem em receitas como feijoada.
2. Como dessalgar rápido pé de porco na cocção controlada
Poxa vida, você lembrou de comprar o pé de porco salgado de última hora, mas ele é um ingrediente indispensável na receita, e agora? Quando a dessalga em água fria já não é mais uma opção, resta improvisar.
Quando eu falo improviso, é porque o método ideal é dessalgar com paciência aos poucos. Isso porque a dessalga lenta retira o sal e preserva a integridade da carne quanto a sabor e textura.
Já a dessalga forçada, por assim dizer, afeta diretamente esses dois fatores, mas quando é a única solução, paciência né?
Então, primeiramente lave bem a carne para eliminar o sal externo. Em seguida, encha uma panela com água e coloque a carne. Agora, ligue em fogo médio/alto e acompanhe o aquecimento da água.
É muito importante ficar de olho porque você não pode, em hipótese alguma, deixar atingir a fervura. Pelo contrário, assim que notar pequenas bolhas, desligue imediatamente o fogo. Por último, reserve por 10 minutos na água quente.
Agora basta escorrer, lavar a carne e repetir quantas vezes forem necessárias. Geralmente, de 2 a 3 repetições são suficientes para tirar o sal.
3. Técnica de reversão da salga do pé de porco
A reversão da salga é uma técnica que gera muita discussão, e com razão, pois o processo consiste em colocar mais sal para dessalgar. Sim, eu sei que beira à loucura, mas tem uma explicação lógica para isso. Mas antes, entenda a técnica:
- Coloque o pé de porco limpo numa panela e encha com água, descarte esse primeiro enxágue.
- Em seguida, encha novamente com água limpa.
- Nesse momento, adicione 3 colheres de sal para cada 500g de carne.
- Depois é só ligar em fogo médio/alto e aguardar esquentar.
- Por fim, ao perceber a fervura, desligue o fogo e conte 5 minutos.
- Escorra e lave os pés de porco que devem estar totalmente dessalgados.
Esse é um método que funciona perfeitamente com carne seca, consequentemente, deve ter o mesmo efeito com pé suíno. Vamos à explicação?
O pé de porco possui um teor específico de salinidade, certo? Então, quando você o coloca na água e adiciona mais sal, você satura a água.
Assim, a água se torna um gradiente saturado, onde a concentração de menor salinidade (carne) migra obrigatoriamente para o meio com maior concentração de sal (água).
Portanto, o sal da carne é puxado para fora juntamente com uma porcentagem da umidade interna do pé de porco. Desse modo, é um método rápido e agressivo de dessalgar.
DICA EXTRA: qual técnica para dessalgar pé suíno é mais eficiente?
Você há de concordar comigo que as técnicas de cocção controlada e dessalga por reversão são visivelmente mais rápidas. Porém, será que elas são eficientes? Isto é, compensa substituir a dessalga em água fria?
A resposta é não, se você quer realmente entender como dessalgar pé de porco, a paciência é componente chave. Veja bem, a cocção e a dessalga por reversão reduzem drasticamente o sal.
Em contrapartida, tais métodos ressecam bastante a carne, precisamente por serem mais agressivos. Já na água fria acontece o oposto, pois além de você tirar o sal, você hidrata o pé de porco e as cartilagens.
Como resultado, aquela sua feijoada fica ainda mais suculenta e a cartilagem derrete com mais facilidade. Todavia, quando as circunstâncias não permitem, o “improviso bem-feito” é uma excelente alternativa.
Entender como dessalgar pé de porco é crucial para receitas equilibradas
Você acredita que eu consegui mostrar bem como dessalgar pé de porco de forma fácil e eficiente? Caso você conheça alguma outra técnica que ficou de fora, por favor, deixe aqui nos comentários para que o pessoal possa explorar também.
De modo geral, eu sempre recomendo que a pessoa compre pé suíno fresco porque não tem comparação de sabor e textura. Não à toa, você ganha mais consistência durante o cozimento das carnes da feijoada, por exemplo. Vale a pena experimentar.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar, até a próxima!