Você está procurando um preparo diferenciado para aquele pezinho que está na geladeira? Então, que tal aprender como desossar pé de frango?
Se por um lado o osso no pé agrega sabor aos preparos, por outro, desossar aumenta a diversidade de receitas que você pode criar. Isso mesmo, dá para transformar essa iguaria em receitas únicas e maravilhosas, já que fica levemente mais macio e suculento.
Dessa forma, o ideal é saber exatamente como se livrar dos ossos com eficiência e praticidade. Vamos conhecer todas as dicas e uma técnica super bacana? Confira!
Como desossar pé de frango: veja só como é fácil com estas 3 dicas
Para as pessoas que têm costume de comer bastante pé de frango, desossar pode parecer apenas mais uma frescura. Porém, essa “estratégia” não favorece apenas as pessoas que têm ressalvas à carne.
Isso porque é uma forma de promover um consumo mais seguro entre crianças, por exemplo. Inclusive, se você sempre quis aprender como fritar empanado de frango, saiba que com o pé desossado dá muito certo.
Portanto, abaixo você encontra o guia mais completo sobre a desossa!
1. Como limpar pé de frango para desossar?
Muita gente acredita que a limpeza do pé de frango se dá apenas para retirar o seu cheiro natural. Porém, essa primeira etapa consiste também em retirar as unhas, calos e outras coisinhas que fazem parte.
Sendo assim, lave muito bem em água corrente por alguns minutos. Em seguida, siga os passos para garantir que retire todas as partes indesejáveis:
- Com os pés de frango lavados, utilize uma faca para cortar a parte das unhas.
- Em seguida, retire também os calos.
- Raspe com a faca toda parte que esteja escurecida, diminuindo o sabor forte.
- Outra coisa, algumas unidades podem vir com uma “gordura” grossa na parte do osso, raspe tudo também.
- Feito isso, lave novamente e coloque os pés num recipiente grande.
- Cubra parcialmente com água e adicione cerca de 80ml de vinagre para cada 500ml de água.
- Deixe nessa mistura por cerca de 5 a 10 minutos.
- Por último, lave novamente em água corrente.
Esse processo é importante para deixar o pé de frango neutro, de modo a absorver temperos e evitar gostos amargos. Portanto, não deixe de fazer, combinado?
2. Como cozinhar pé de frango para facilitar a desossa: 2 sugestões de cozimento
Uma coisa que já vi algumas pessoas tentando fazer, é desossar o pé de frango cru. Você vai conseguir? Possivelmente, mas vai dar um trabalhão, sem contar que pode acabar com a estrutura da carne, já que é rígida. “Certo, mas como cozinhar pé de frango para desossar então?”.
Sugestão 1 – Cozimento tradicional
É muito simples na verdade, coloque os pés devidamente limpos numa panela e encha com água. Depois você ferve por 7 a 10 minutos ou até notar uma consistência macia.
Esse é o método padrão para aferventar pés de frango. Inclusive, quando a gente vai fazer na panela de pressão, é recomendado seguir esse passo a passo.
Sugestão 2 – Como cozinhar pé de frango com bicarbonato
Nesse caso, o cozimento em água fervente é a mesma coisa e pelo mesmo tempo. Em outras palavras, cozinhe por 7 minutos aproximadamente. Enquanto ferve, coloque água numa vasilha, pedras de gelo e um pouco de bicarbonato.
Assim que der o tempo de fervura, transfira imediatamente os pés para a água fria. Primeiramente, aqui acontece uma reação de choque térmico. Além do mais, o bicarbonato causa um “endurecimento” dos ossos, desprendendo-os da carne.
Como resultado, você encontra menos resistência ao retirar os ossos e separar da carne. É obrigatório? Claro que não. Entretanto, acho válido mostrar diferentes técnicas para enriquecer seu repertório.
3. Técnica especial e simples para desossar pé de frango
Bom, até aqui você já está com tudo limpo, lavado, escaldado e pronto para a desossa, certo? Então, veja como desossar na prática:
- Primeiramente, faça cortes com uma faca afiada ao longo da parte superior dos dedos.
- Depois, com delicadeza você separa a carne para alcançar o osso.
- Com um movimento firme, mas cuidadoso, puxe o ossinho para fora até desprender por completo.
- Faça isso com todos os dedos.
- A última etapa é retirar o osso maior, que seria da continuação da canela.
- Para isso, faça um corte com uma tesoura na ponta superior.
- Agora, enfie os dedos e puxe o osso, deverá sair facilmente.
- Por fim, lave para eliminar os resquícios da desossa e utilize em suas receitas.
DICA EXTRA: faça toda a retirada com calma, sem exagerar na força, pois é jeito e não “brutalidade”. Uma ideia eficiente é torcer o osso no sentido contrário da junta. Isso facilita muito e separa perfeitamente!
DICA EXTRA: cozinhe o pé de frango com alguns temperos para dar mais sabor à carne
Diferentemente das partes do frango, como coxa e sobrecoxa desossada, que têm sabores naturais fantásticos, o pé precisa de ajuda. O que quero dizer, é que para dar sabor à cartilagem, são necessárias algumas etapas.
Por exemplo, já comi na casa de amigos, onde a pessoa fez tudo certinho, mas o pé ficou sem sabor. Então, é fundamental ter atenção a esse ponto e tenho uma dica infalível para isso.
Sempre que escaldar os pés para desossar, adicione diferentes temperos e ervas à água da escalda. Por mais que tudo seja descartado posteriormente, a carne absorve os sabores.
Coloque tomilho, louro, manjericão, salsão picado, alho-poró, alho amassado com casca e especiarias, como açafrão, páprica e curry.
O que fazer com pé de frango desossado: 6 ideias para aproveitar da melhor forma possível
Sabia que muita gente vai até o final da desossa, mas acaba sem saber o que fazer depois? Sem o osso, você pode fazer qualquer coisa, de verdade.
Há quem empane, frite, cozinhe com legumes e batatas, outros ainda apostam na carne de panela. E isso só é possível porque o pé sem osso vira uma cartilagem macia, versátil e fácil de puxar temperos. Dá uma conferida nestas sugestões e escolha sua preferida:
- Pé de frango desossado empanado na farinha Panko temperada com parmesão ralado e alho granulado.
- Pé de frango sem osso cozido na pressão com molho de tomate e cheiro-verde simples.
- Receita de pé de frango na cebola dourada servido com molho delicioso de pimentões e tomate sem pele.
- Receita crocante de pé de frango sem osso com tempero apimentado.
- Milanesa de pé de frango desossado com molho e queijo gratinado no forno.
- Sugestão de pé de frango apimentado à moda coreana.
Uma última coisa, caso queira aprender algo fora do tradicional, acompanhe o vídeo da receita de pé de galinha coreano:
Aprender como desossar pé de frango não tem erro e enriquece a cozinha
Se você veio aqui achando que desossar pé de frango era a coisa mais complicada do mundo, se enganou redondamente. Como pôde ver através das dicas, é algo relativamente simples, onde o grande segredo é a limpeza.
Daqui em diante, sempre que desejar saborear um pezinho realmente macio, suculento e que engrandece muitas receitas, aposte no desossado.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e coloque tudo em prática o quanto antes. Pode apostar que depois disso você nunca mais comerá pé de frango com osso, não deixe de compartilhar nas redes sociais e até a próxima!